22 de janeiro, 2016 - Belém

Bernardino Santos


A bonita Roana Frazão Ribeiro, ladeada por Marlise e Daniel Lopes, este presidente da Assembleia Paraense, quando de sua apresentação, quarta-feira, na boate Aquarius. (Foto: Cristino Martins).  

Reinaldo Dourado da Fonseca, aqui com a esposa Bela Fonseca, gente muito bacana, completa hoje 80 anos, com os festejos em família. Aos muitos abraços que irá receber, juntamos os nossos. Parabéns, amigo.

O médico José Américo de Souza e a desembargadora Nazaré Brabo de Souza completam hoje 48 anos de um feliz casamento. Na foto, o casal com o filho, também médico José Américo Souza Filho e a nora Maysa Souza, em recente reunião social.

Rainha do Carnaval

O concurso de Rainha das Rainhas do Carnaval, tradicional evento das ORM, cuja eleição acontecerá dia 29 de janeiro, no Hangar, está despertando as atenções da sociedade paraense. Vinte candidatas vão disputar o título.

Na quarta-feira foi apresentada a bonita Roana Frazão Ribeiro, como representante da Assembleia Paraense, em meio a elegante coquetel na boate Aquárius. 

Ontem, as duas últimas candidatas, do Grêmio Literário e Recreativo Português e Tuna Luso Brasileira. Foram apresentadas na sede do Grêmio.

Todos os detalhes do concurso serão transmitidos ao vivo pelo Canal 23 da ORM Cabo além flashs da TV Liberal. As emissoras de rádio do grupo também vão transmitir o grande acontecimento.  

O grande acontecimento do carnaval paraense conta com o patrocínio do Grupo Mônaco Veículos e Valeverde Turismo. No gênero, é o maior concurso de beleza e fantasia do Norte do País.

Desastre

Outros economistas afirmam que o desastre ecológico provocado pela mineradora Samarco, em Minas Gerais, foi responsável pela queda de 0,5 % do PIB nacional, que bate na casa de bilhões de reais. Como o Pará é eminentemente um estado mineral, é bom colocar as barbas de molho. 

Hawaii na AP

A sede campestre da Assembleia Paraense recebe um grande evento carnavalesco, com a realização do Baile do Hawai. Será no deck da piscina, animado pela banda X-Calipso, que tem à frente Thábata e Ximbinha.

Brotinhos

Neste domingo, o colunista Adenirson Lage e a professora Clara Pinto estarão promovendo, na Assembleia Paraense, a eleição da Rainha dos Brotinhos. O evento carnavalesco terá inicio às 18 horas, na sede social do clube.

Além-Mar

A paraense Luciana Costa Fonseca vai proferir, dia 8 de março que vem, palestra sobre “Saúde e saneamento básico nas regiões metropolitanas e a repartição de competência e responsabilidades”, durante a III Jornada Luso-Brasileira de Direito Ambiental. O evento, um dos mais tradicionais para os ambientalistas, ocorrerá na Universidade de Lisboa, em Portugal.

Leal na mídia

Estimulante o mês de janeiro de 2016 para o jornalismo praticado na web por José Maria Leal Paes. No primeiro mês do ano, dois comentários de meu amigo poeta foram publicados no Fórum dos Leitores do Estadão de São Paulo. Agora, a revista Veja - edição desta semana, nas  bancas -, traz, na seção Leitor,  mordaz comentário de Leal.

AP no pódio

O atleta da Assembleia Paraense Jorge Oliveira Vaz participou na última quarta-feira, da Corrida de São Sebastião, no Rio de Janeiro. Jorge era o único representante do clube e conquistou o 1º lugar em sua categoria, acima dos 60 anos, completando o percurso de 10 km no período de 38 minutos.

Biomedicina

A Universidade do Estado do Pará teve reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação o curso de Biomedicina. O processo de avaliação ocorreu no final de novembro de 2015, por uma equipe técnica do CEE. Eles visitaram as instalações do curso, analisaram a grade curricular, formação dos docentes, laboratórios e os demais aspectos que compõem a graduação, para então emitir o parecer positivo, que chegou ontem à Universidade. 

VITRINE

O médico ortopedista Bruno Brasil do Couto está encerrando sua gestão na presidência da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Regional Pará. No próximo dia 30, diretores e associados da entidade se reúnem para a confraternização de posse da nova diretoria.

O empresário Altino Pinheiro, uma das figuras muito estimadas na sociedade, aniversaria hoje. A esposa Regina Toscano Pinheiro vai pilotar os festejos em família. Tintim!

Os músicos Pedrinho Cavallero, Bererê e outros estarão animando um encontro de carnaval no restaurante Parrilla.

Um novo estoque da Cerveja Centenária, comemorativa ao 100 anos da Assembleia Paraense, chegará breve ao clube.

Robson Freitas de Moura, presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia chega a Belém no dia 29, para tratar de assuntos relativos ao Congresso Médico Amazônico e participar da reunião com o oncologista José Luiz de Carvalho, tendo em pauta o Congresso Brasileiro de Cancerologia, que será realizado pela primeira vez em Belém.

Bom dia para o empresário Clóvis Carneiro, leitor da coluna, logo cedo, no café da manhã.

Quem pensa que o trânsito de São Paulo é pior que o de Belém está enganado. Lá, mesmo sendo a maior cidade do Brasil, raramente fecham o cruzamento. Aqui, ao contrário, sempre fecham. Precisamos ter educação no trânsito.

O jovem Gabriel Lobato, filho do casal advogado Afonso (Lourdes) Lobato completou 15 anos na última quarta-feira e comemorou ao lado dos mais chegados.

Vamos florir Belém. No pedacinho de terra frente à sua casa, semeie flores.

Dia 27, a Fabel (Faculdade de Belém) realiza mesa redonda sobre papel do docente-educador, destinada aos seus professores.

Calma! Com ou sem crise, em fevereiro, você vai bombar de alegria com o reinado de Momo. E, viva o carnaval!

O advogado e psicólogo José Maria Martha está escrevendo um livro sobre a importância da ouvidoria na administração pública.

Só lembrando: já pediu a benção de sua mãe, hoje? E da vovó? 

Cantinho da poesia: “Beijá-me as mãos, Amor, devagarinho.../ Como se nós dois nascessemos irmãos,/ Aves cantando, ao sol, no mesmo ninho...” (Florbela Espanca) 

Por hoje é só. Uma sexta-feira linda e feliz para você. Amanhã não tem coluna, mas eu volto no domingo.