21 de janeiro, 2016 - Belém

Bernardino Santos


Ariane Rebelo Viana, Jamilly Azevedo e Luciana Monteiro, candidatas do Paysandu, Astcemp e Pinheirense, vão participar do concurso de Rainha das Rainhas do Carnaval. Elas foram apresentadas na última terça-feira. (Foto: Cristino Martins)

A notável Lúcia Cândida Meira, esposa do advogado Paulo Meira e figura admirável do cenário belenense, ganha idade nova hoje. Com o registro, seguem os parabéns.

A nossa Fafá de Belém vai fazer um show amanhã, dia 21, em Mariana, em pró das vítimas  datragédia da cidade mineira. Será acompanhada por Wagner Tiso, no piano.

Tempo de Rainha

O Grêmio Literário Português e a Tuna Luso indicam hoje, as duas últimas candidatas ao concurso de Rainha das Rainhas do Carnaval. A apresentação em conjunto será na sede campestre do Grêmio. O tradicional evento, que as ORM realizam pela 70ª vez consecutiva, conta com o patrocínio do Grupo Mônaco e Valeverde Turismo. No gênero, é o maior concurso de beleza e fantasia do Norte do País. A eleição será dia 29, no Hangar.

Retomada

Segundo o respeitado jornal Valor Econômico, edição de 19 de janeiro, a recessão brasileira bateu no fundo do mar e começa a voltar à tona. A evolução da confiança, os estoques na indústria e as vendas no varejo pararam de piorar nos últimos meses. 

Somado à forte demanda interna, decorrente das vendas de Natal, nota-se uma estabilização da economia que indica um 2016 melhor para a economia como um todo.

Por outro lado, economistas do FMI - Fundo Monetário Internacional, não veem possibilidade de crescimento até 2017 e preveem uma queda do PIB de 3,5% neste ano. Mas o nosso Banco Central aposta em apenas 1%. 

Carnaval

Amanhã, a Assembleia Paraense realiza, no deck da piscina da sede campestre, o Baile do Hawaii, a partir das 22 horas, com a banda X-Calypso, pilotada por Thábata e Ximbinha.

Georgenor em Portugal

Artigo doutrinário sobre a influência das convenções internacionais do trabalho, de autoria dos brasileiros Georgenor Franco Filho, de Belém, e Valério Mazzuoli, de Cuiabá, acaba de ser publicado em Lisboa, Portugal, na prestigiosa Revista do Instituto de Direito da Língua Portuguesa.

Seminário Econômico

No próximo dia 27, acontecerá no auditório Rio Amazonas, no Banco da Amazônia, um seminário voltado às perspectivas econômicas brasileira e paraense, com palestras e debates. O evento é uma iniciativa do Grupo de Estudos e Análise Conjuntural, do qual o Banco da Amazônia faz parte e é coordenado pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa).

Participam do evento, o representante do Banco Central, Fábio Costa, o presidente da Fapespa, Eduardo José Monteiro da Costa, o reitor da Universidade Federal do Pará, Carlos Edilson Maneschy, dentre outros. 

Apadrinhamento

O presidente da Casa do Autista, Gatti Júnior vai iniciar uma campanha para conquistar novos padrinhos para a associação. A campanha pretende atrair pessoas que tenham interesse em contribuir com diversas quantias financeiras. Os interessados já podem se cadastrar no site da associação. Atualmente a Casa possui em torno de 40 crianças autistas que recebem atendimento de diversos de profissionais e voluntários. 

Banana

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, que tem à frente Hidegardo Nunes, em parceria com a Embrapa, vem desenvolvendo no estado o Programa de Fomento à Bananicultura, fazendo a distribuição de mudas resistentes a pragas e doenças. Só no ano passado foram distribuídas 120 mil mudas de banana prata Pacovam e branca Conquista e Vitória, nos municípios de Santarém, Marabá e Altamira. 

Velhos Carnavais

O músico e professor Yuri Guedelha e Sarau Brasil vão promover o show- baile “Velhos Carnavais”, nesta sexta-feira, 22, na tradicional Casa do Gilson. Será um reviver dos carnavais de antigamente, onde ouviremos famosas marchinhas de carnaval e os mais belos e famosos sambas enredos das escolas desamba do Rio de Janeiro e de Belém.

VITRINE

Os engenheiros da turma de 1966 da UFPA começam os preparativos para comemorar, em dezembro, os 50 anos de formados. A festa será no Rufino’s Recepções.

Ronaldo Passarinho, um nome que tem história no Remo, já declarou seu apoio à candidatura de Mileo Júnior à presidência do seu clube.

Tem chamado a atenção das pessoas o movimento cada vez mais reduzido nos restaurantes da cidade. Dizem que é o preço das coisas que subiu muito acima da inflação.

Izabel Benone, Gal Ximenes, Ernesto Dias e Betto Queiroz promovem hoje um jantar para lançar mais uma edição da revista Fama e homenagear um grupo de empresários locais.

O delegado Ivanildo Santos, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Pará (Adepol-PA), fez aniversário ontem e festejou com os mais chegados.

Bom dia para o escritor Nazareno Tourinho, leitor da coluna, logo cedo, no café da manhã. 

O músico e compositor Edmarcio Peixão lança amanhã, às 19 horas, no Centro Cultural Sesc Boulevard, o seu primeiro DVD “Ensaio Verde”.  

A entrada é franca.

O amigo Mário Chermont, advogado e ex-deputado, faz aniversário hoje. Aos muitos abraços que irá receber, junto os meus. Parabéns.

Vamos florir Belém. No pedacinho de terra frente à sua casa, semeie flores.

O tradicional Festival do Camarão de Muaná deste ano, será no início de junho. O prefeito Murilo Guimarães, já começou a trabalhar para o sucesso do evento.

Será lançada na próxima segunda-feira, a 2ª Semana do Quadrinho Nacional, realizada pela Fundação Cultural do Pará. O evento promove o encontro de leitores e criadores de quadrinhos de todo o Pará, durante cinco dias de programação. 

Cantinho da poesia: 

“Quando vem a madrugada meu pensamento vagueia com os dedos na viola contemplando a lua cheia. Apesar de tudo existe, uma fonte de água pura.” (Beth Carvalho)

Por hoje é só. Uma linda 

quinta-feira com muita luz e paz. 

Amanhã, eu volto.