20 de janeiro, 2016 - Belém

Bernardino Santos


As candidatas Virginia Souza e Brena Wanzeler, do Clube dos Oficiais Bombeiros e do Caixaparah vão participar do concurso de Rainha das Rainhas do Carnaval, dia 29 no Hangar. Elas foram apresentadas na última segunda-feira. (Foto: Cristino Martins)

O empresário Fábio Lúcio Costa, condecorado com a medalha Francisco Caldeira de Castelo Branco, pela Prefeitura de Belém, falou em nome de todos que receberam homenagem na festa dos 400 anos de Belém. (Foto Maik Leite)

Álvaro do Espírito Santo, Antônio Bacelar Carrelhas, Adenauer Góes, Reginaldo Ferreira e o colunista, no jantar na residência da professora Nazaré Paes de Carvalho. Na ocasião Carrelhas exibiu o documentário que reviveu a aventura da expedição de Pedro Teixeira, no Rio Amazonas. (Foto: Maik Leite)

Rainha das Rainhas

A diretoria da Assembleia Paraense, tendo a frente o presidente Daniel Lopes e o vice Afonso Lobato, apresenta hoje a candidata do clube do concurso de Rainha das Rainhas do Carnaval promovido pelas ORM. Será às 20 horas, na boate Aquárius.

O tradicional evento do carnaval conta com o patrocínio do Grupo Mônaco e Valeverde Turismo. No gênero, é o maior concurso de beleza e fantasia do Norte do País.

Rigor na AP

A diretoria da Assembleia Paraense decidiu manter a tradição do traje a rigor ou fantasia para o Baile das Máscaras, que será realizado neste sábado, dia 30, no salão de festas da sede campestre. 

Apressadinho

Mesmo faltando mais de dois anos para a eleição presidencial, o PDT sai na frente a lança o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes como candidato ao Palácio do Planalto. A festa será neste sábado, no Rio de Janeiro.

Cerveró no carnaval

Faltando poucos dias para o carnaval, máscaras dos envolvidos na operação “Lava Jato” começam a chegar às lojas. No eixo Rio-SP as mais procuradas são do Cerveró, do senador Delcídio Amaral e do agente da PF, Newton Ishii, o japonês da federal. Outro sucesso no carnaval é a marchinha “O japonês da federal”. 

Sem uso

Dois imóveis da Prefeitura de Belém, na travessa Padre Eutíquio - Praça da Bandeira - que já abrigaram secretarias municipais,  parecem  abandonados. Na frente, ambulantes vendem todo tipo de bugiganga.

Casa comum

A Campanha da Fraternidade que começa dia 10 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, tem como tema “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”. Envolve questões do meio ambiente, principalmente na Amazônia. A campanha é ecumênica e  nacional, numa iniciativa  da CNBB.

Luta pela terra

A Federação da Agricultura e Pecuária do Pará enviou carta ao Ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, e ao presidente do STF, Ricardo Lewandowski, protestando contra a invasão de terras no Pará.

Tudo bem. Mas, acho que a Faepa deveria também enviar manifesto ao Congresso Nacional, solicitando que os chamados representantes do povo, votem logo o projeto da Reforma Agrária, que está naquela Casa há mais de 15 anos. Só a reforma agrária pode acabar com o conflito de terras na zona rural.

Nossas frutas

Começou a aparecer nas feiras o taperebá, bacuri, cupuaçu, pupunha, uxi, manga, sapotilha, mari, camapú e outras frutas da floresta, nas feiras. Uma delícia, no aroma e no sabor.

Olho vivo

As empresas de telefonia celular Oi e Tim, planejam uma fusão para fazer frente à concorrência. Fusões dessa natureza não são boas para os clientes que acabam vítimas de cartelização e preços majorados. A Anatel deverá abrir os olhos para esses negócios.  

Dia do Sebastião

Hoje, 20 de janeiro é dia de São Sebastião, um dos santos do devocionário popular festejado em quase todo o Pará. 

Em Belém, há paróquia, na Sacramenta, mas a maior comemoração é no bairro do Jurunas com missa na igreja e ladainhas em várias casas. Há também festa nos  terreiros de umbanda. Saravá Sabá!

O vilão

Depois do tomate, agora o repolho é maior vilão da nossa economia. Está com preço reajustado em 78% nas feiras e supermercados.

Romance

Oportunidade excelente para quem nunca publicou livro e tem um romance pronto. Abriu o concurso, para esse gênero no Prêmio Fox/Empireo de Literatura. As inscrições estão abertas até  o dia 30 deste janeiro, no site da FLiPA -  Feira Literária do Pará: flipara.com.br

VITRINE

Foi um sucesso o lançamento da Cerveja Centenária AP, domingo último na sede campestre da Assembleia Paraense. O estoque foi consumido em pouco tempo. Hoje eu vou saborear uma “centenária” com o Daniel e Afonso. 

A distinta Dorinha Moraes, viúva do saudoso advogado e político Arnaldo Moraes, aniversariou ontem, com os festejos restritos aos familiares. Daqui, vão os nossos cumprimentos.

O médico Octávio Guilhon de um tempo em sua clínica e viajou para a Argentina em temporada de férias.

Até 31 de janeiro, a franquia Pizza Hut começa a operar no shopping Bosque Grão-Pará. A Escola de Danças Clara Pinto, também vai inaugurar espaço nesse shopping, até o próximo mês.

Graça Palha Bittencourt está em dia se soprar velinhas e ganhar o coro de parabéns pra você.

Bom dia para o médico Ubirajara Salgado, leitor da coluna, logo cedo, no café da manhã. 

Daniel Sobrinho lançou uma viagem cultural para Barcelona e Paris, em parceria com o artista plástico Jorge Eiró. O primeiro grupo sai em julho para conhecer todos os detalhes arquitetônicos das duas capitais com quem entende do assunto.

A professora Nelly Cecillia Rocha foi muito cumprimentada na segunda-feira, quando trocou de idade. Embora com certo atraso, registramos os parabéns.

Não! Eu não quero ter razão. Eu só quero é ser feliz e nada mais.

Em março, Gyselle Vaz e João Azulay ministram em seu bureau o 1º Treinamento de Liderança para Gestores, Profissionais Liberais e Empreendedores.

Elogios mil para uma das novas criações do chef Ray, no buffet de Cristiane Salomão. Trata-se do delicioso risoto de salmão.

Muito esperado entre os fortões da cidade, está confirmado para o dia 27 o Campeonato de Rosca Scott, na academia de Henriette Segtowich.

As comidinhas de rua, entre elas saladas e massas artesanais, são as novidades no food truck do jovem chef Roberto Hundertmark.

Os vinhos e espumantes da famosa Cave Pericó, de Santa Catarina, estão chegando com força total a Belém, pelas mãos da bela Susana Oliveira Barbosa.

Só lembrando: já pediu a benção de sua mãe, hoje? E da vovó?

Cantinho da poesia: “Toda minha vida, esperava por você pra ser feliz. A gente se amava antes de se conhecer. O tempo me guardou você...” (Ivan Lins)

Por hoje é só. Agora me deem licença, musa me chama.