11 de janeiro, 2016 - Belém

Bernardino Santos


Dayane Dourado, a Rainha das Rainhas do Carnaval de 2015, que se prepara para passar a faixa a sua sucessora. (Foto: Arlen Keuffer)

Reinado do Carnaval

A eleição da Rainha das Rainhas do Carnaval, tradicional evento de O LIBERAL, está empolgando a sociedade paraense. Candidatas dos principais clubes de Belém estão participando com muito entusiasmo.

Este ano o concurso será realizado pela 70ª vez consecutiva e se constitui, no gênero, no maior acontecimento de carnaval do Norte do país. A eleição terá a cobertura de todos os veículos das ORM.  

A jovem que conquistar o título de Rainha das Rainhas do Carnaval vai receber do Grupo Mônaco, que tem na superintendência o empresário Rui Denardin, um bonito carro Fiat 0km.

As Princesas do Carnaval vão ganhar da Vale Verde Turismo, pilotada por Tiana Menezes, passagens aéreas. 

A eleição será no dia 29 de janeiro, no Hangar, com transmissão ao vivo pela ORM Cabo. A coordenação geral é de Guarany Júnior, Sá Pereira e Adenirson Lage, com apoio da professora Clara Pinto. 

Portos

Um forte empresário paraense do setor portuário revelou que está interessado na concessão do porto da CDP na Vila do Conde. Diz que tem “bala na agulha” para participar do leilão. Mas, deixo esse assunto para o colega Alyrio Sabbá, especialista, analisar melhor a questão.

Delicadeza

A professora Amarílis Tupiassu, que renunciou à presidência do Conselho Estadual de Cultura, convocou seus pares - inclusive o novo presidente, o acadêmico João Carlos Pereira - para levar a ata da sessão, em mãos, ao secretário de Cultura, Paulo Chaves, a quem o Conselho é subordinado. Aproveitará para agradecer o apoio que recebeu.

Mais querido

A torcida do Clube do Remo é realmente apaixonada. No sábado pela manhã mais de três mil azulinos comparecerem ao “Baenão” para assistir a apresentação do time e do novo técnico. O futebol, realmente, é a grande paixão do brasileiro.

Vinícius e cinema

Pouca gente sabe, mas o inesquecível Vinicius de Moraes escrevia sobre cinema, com o mesmo talento que fazia música. Agora a editora Cia de Letras reeditou o livro “O cinema de meus olhos”, com os comentários do poetinha. 

Velhos Carnavais

Promete ser um grande sucesso a noite dos “Velhos Carnavais” que o Grupo Cabeça de Prata vai realizar no próximo dia 21, no salão nobre da Assembleia Paraense. Haverá prêmio para a melhor fantasia e bloco mais animado. A música será do DJ Tarrika com os melhores sucessos dos carnavais das décadas de 50 a 70.

Chikaoka

O Espaço Cultural Casa das Onze Janelas oferece ao público mostra com obras do fotógrafo Miguel Chikaoka, cuja abertura será no dia 14, com vernissage às 19 horas. Ocupará o Laboratório das Artes, a Sala Valdir Sarubbi e a Sala Gratuliano Bibas. A curadoria é de Marisa Mokarzel e a visitação segue até o dia 1º de abril.

Para refletir

“A neve e a tempestade matam as flores, mas nada podem contra as sementes”. (Khalil Gibran)

Boto

O livro “Olho de Boto”, do Salomão Larêdo, da editora Empíreo, está nas principais livrarias de São Paulo. A obra narra o casamento entre homens, que aconteceu em Cametá, nos anos 60.

História do Mensalão

O jornalista Paulo Moreira Leite, ex-editor das revistas Isto É e Veja, acaba de lançar em São Paulo o livro “A Outra História do Mensalão”, onde revela que o chamado “Mensalão” começou em 1997, quando foi votada no Congresso Nacional a emenda constitucional que daria a possibilidade ao presidente FHC de ser reeleito.  

Na época, um deputado confessou em gravação publicada pelo jornal Folha de S. Paulo que ele e outros receberam R$ 200 mil para aprovar a emenda. Mas, o fato não mereceu nenhuma investigação oficial.  

Um livro corajoso e independente com prefácio do jornalista Jânio de Freitas. 

A obra está sendo distribuída pela Livraria Folha de São Paulo.