08 de janeiro, 2016 - Belém

Bernardino Santos


Rainha do Carnaval

  •  Tudo pronto para o dia 29 de janeiro, no Hangar, para a eleição da Rainha das Rainhas do Carnaval, tradicional evento das ORM. As candidatas representam os principais clubes sociais de Belém.
  •  Este ano o concurso será realizado pela 70ª vez consecutiva e se constitui, no gênero, no maior evento de carnaval do Norte do país.  

A lindona Dyellen Pereira da Silva é a candidata da ASBEP ao concurso de Rainha das Rainhas do Carnaval. (Foto: Luiz Bezerra)Eleição na Academia

O “imortal” João Augusto Oliveira comunica à coluna que é candidato à presidência da Academia Paraense de Letras. A chapa está sendo fechada para ser divulgada em fevereiro.

Contra o tráfico

Agora em 2016, o Ministério Público Federal, com apoio da Polícia Federal, vai retornar a luta contra o tráfico internacional de pessoas na Amazônia.

Congresso 

O arcebispo Alberto Taveira está com uma pauta de demandas para a realização do Congresso Eucarístico Nacional, a acontecer em Belém, neste 2016. 

São Sebastião

Em muitos municípios a preparação à festa de são Sebastião é grande, como em Cachoeira do Arari e São Sebastião de Boavista, na Ilha de Marajó. São Sebastião, de grande devoção popular, é também o padroeiro dos vaqueiros marajoaras.  

Remada nos 400

Neste domingo, um grupo de atletas remadores e de Stand Up Paddle (SUP) sairá da Praça Náutica do Gold Mar Hotel em direção ao Ver-O-Peso, em homenagem aos 400 anos de Belém. O hotel também disponibilizará o Iate Borari para quem quiser fazer o passeio. 

Carnaval nas vitrines

O jornalista Edson Salame, profissional competente e uma das melhores figuras do cenário, aniversaria hoje. Boa praça e amigo leal, é dono de uma grande legião de amigos que lhe quer muito bem. Aos muitos abraços que irá receber, junto os meus. Parabéns, amigo.As vitrines das nossas lojas estão pobres de decoração para o carnaval. Pouquíssimas estão enfeitadas para a folia do Rei Momo.

Nas alturas

Em razão das festas natalinas e do período do carnaval, as passagens aéreas, nos voos domésticos subiram além da taxa da inflação. Promoção, por enquanto, nem pensar.

Memórias do Acyr

O “imortal” Acyr Castro, incentivado por amigos, está escrevendo seu livro de memórias. Um dos capítulos será dedicado ao seu amigo e companheiro, Cléo Bernardo, o grande líder socialista que o Pará conheceu. 

Prefeito Criança

O município de Abaetetuba foi selecionado para concorrer novamente ao selo Unicef e ao prêmio Prefeito Criança da Fundação Abrinq. Somente no segundo semestre de 2015, quatro escolas, de grande porte, foram inauguradas na zona rural abaetetubense.

Além-Mar

Atendendo a convite, 

o professor Zeno Veloso volta a Portugal, em março próximo, para fazer palestra na tradicional Universidade  de Coimbra. 

Encontro de amigas: Noêmia Lobato, Nazaré Soares e Suzy Bilóia, durante sessão festiva na Academia Paraense de Letras.Atenção

Cuidado, motorista! Com as chuvas torrenciais, muitos semáforos na cidade continuam com problemas. Alguns em cruzamentos perigosos. 

Crimes 

Pesquisa realizada no Brasil indica que os crimes via internet cresceram  mais de 15% em 2015.

Sangue

O Hemopa realizará nova campanha de doação de sangue, durante o carnaval, para reforçar estoques. 

Dois em um

“Quando estamos sozinhos, somos metade. Quando somos dois, somos um. Quando deixamos de ser um dos dois, não somos nem a metade.” (Fabrício Carpinejar)

Vitrine


  •  O advogado André Malcher Meira vai conhecer a Organização Mundial do Comércio, em Genebra, em março de 2016. É convidado da professora Gabrielle Monceau, jurista da OMC.
  •  Quem visitar o Mangal das Garças vai conhecer os novos habitantes. O parque zoobotânico tem agora oito novos flamingos, que se unirão aos seis que já vivem lá.
  •  A Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra) está com inscrições abertas a novas turmas para os cursos de Extensão.
  •  A jovem Letícia Larrat Corrêa, filha de Mauro e Naiara Corrêa, passou em primeiro lugar no vestibular da FAMAZ no curso de medicina. Toda a família está feliz.
  •  Os bacharéis em Direito, que colaram grau em 1967, pela Faculdade de Direito da UFPA, se preparam para o jubileu de ouro. A comissão formada por Walber Monteiro, Deusdeth Brasil, Isaias Skeet e Odete Alves está convocando os demais integrantes da turma para iniciar a programação dos festejos.
  •  Bom dia para o advogado Paulo Sérgio Moraes, leitor da coluna logo cedo, no café da manhã.
  •  Moda feminina: colar curtinho, quase grudado ao pescoço. É a nova bossa de tout le monde em Sampa. 
  •  A eleição no Clube do Remo está agitando o quadro social. A eleição será no próximo dia 23, presidida pelo advogado Robério d’Oliveira.
  •  Você sabe e repete: quem faz e acontece, no Bernardino aparece.
  •  Pesquisa recente revela que 5% da população adulta brasileira sofre de surdez. Além do fator genético, o barulho é uma das causas. Em Belém, o barulho é grande.
  •  Cuidado! A onda de violência pode te pegar na próxima esquina. Reze.
  •  Dora e Mecenas Gonçalves encerraram a temporada de férias em Fortaleza, onde passaram a virada do ano.
  •  Vamos florir Belém. No pedacinho de terra em frente a sua casa faça um jardim, semeie flores.
  •  Cantinho da poesia: “As estrelas me ensinaram que as noites fazem parte do futuro, destinadas a continuar no sentido do amanhecer...” (Cléo Bernardo)
  •  Por hoje é só. Agora me deem licença, a musa me chama.