07 de janeiro, 2016 - Belém

Bernardino Santos


Os advogados Jorge Borba, Marcus Vinícius, Jarbas Vasconcelos e Alberto Campos, que acaba de assumir a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, secção do Pará. (Foto: Cristino Martins)

O advogado Marcus Vinicius, presidente nacional da OAB, veio a Belém prestigiar a posse de Alberto Campos,  na seccional do Pará.

Rainha do Carnaval

Depois da apresentação das candidatas do Cassazum, Asalp, Asbep, COPM e Monte Líbano, hoje será a vez da AABB e Aeapa lançarem suas representantes ao concurso de Rainha das Rainhas do Carnaval, promoção vitoriosa de O LIBERAL. A grande final será no dia 29 de janeiro, no Hangar.

Baile das Máscaras

A diretoria da Assembleia Paraense finaliza os detalhes para o tradicional Baile das Máscaras. Durante o evento serão premiados a máscara mais bonita, o bloco mais animado e a melhor fantasia.

Cabanagem

  •  A data de hoje, 7 de janeiro, marca a tomada do poder da então província imperial do Grão-Pará, pelos nossos caboclos revoltados, rotulados de Cabanos.  
  •  A Cabanagem foi uma revolta social, autenticamente popular, contra o Império do Brasil, que teve início no dia 7 de janeiro de 1835 e se estendeu até 1840. A mais importante revolução brasileira. Uma data que merecia ser celebrada com muito civismo pelo povo paraense. 

Quelônios

A ilha do Imbaubal, no rio Xingu, registrou milhares de filhotes de tartarugas nascidas no último verão, graças ao controle ambiental do Ibama, que coíbe a captura predatória e a retirada de ovos das covas. As tartaruguinhas passam uma quarentena na ilha para desenvolver e enrijecer o casco e depois são soltas na natureza.

Um abuso

Na volta a Belém, após os feriados do final do ano, motoristas abusados e sem educação usaram o acostamento da BR-316 para ganhar tempo, correndo o risco de causar acidentes. Um abuso que a Polícia Rodoviária devia coibir.

O arquiteto Aurélio Meira autografando para Lutfala Bitar o livro “Evolução Histórica de Belém do Grão-Pará”, de seu pai, Augusto Meira Filho. (Foto Cristino Martins)Trilha musical

O Museu da Imagem e do Som iniciou ontem sua homenagem a Belém de 400 anos, com o “Circuito Musical: Trilhas Amazônicas”, instalado no Forte do Presépio. Fica em exibição durante o mês de janeiro.  A trilha sonora apresenta aos visitantes do Museu um acervo que lembra quatro séculos de música produzida na capital.

Canto de amor

A cantora Lucinha Bastos estará neste sábado no teatro Estação Gasômetro, às 20 horas, para soltar a voz num canto de amor para Belém. Bom programa.

Fobós e Chupa Osso

Em Óbidos, no Baixo Amazonas, está tudo pronto para o Carnaval de 2016, quando os “fobós” tomam as ruas da cidade. O bloco “Chupa-Osso”  prepara um carro que leva uma piscina com cheiro do Pará.

Espíritas

Divaldo Franco, Alberto Almeida, Severino Celestino, além da presença de Raul Teixeira como convidado especial, serão alguns dos palestrantes do III Congresso Espírita Paraense. O evento acontece nos dias 15, 16 e 17 deste mês, no Hangar.

Belém na Academia

  • O jurista Zeno Veloso com Wilma Lobato e Mariinha Chaves, no lançamento da nova edição do livro de Meira Filho. (Foto: Luiz Bezerra) A Academia Paraense de Letras festejará os 400anos de Belém, com sessão no dia 28 de janeiro, tendo como orador o presidente Alcyr Meira. 
  •  No dia 4 de fevereiro, a APL promove outra sessão especial para entrega dos prêmios aos vencedores do concurso de redação sobre os 400 anos da cidade.

Uma verdade

“Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida”. (Bob Marley)

Sexo é remédio

Pesquisadores americanos concluíram que o ato sexual é um bom remédio para enxaqueca e outras dores de cabeça. Durante o ato, os corpos liberam endorfina, que se espalha na corrente sanguínea impedindo as indesejáveis pontadas na cabeça. Então...

Vitrine


  •  Tudo pronto para acontecer no próximo dia 21 a “Noite dos Velhos Carnavais”, do Grupo Cabeça de Prata, no salão nobre da sede social da AP, com a música do DJ Tarrika. O prateado Adriano Seduvim pai pilotar o evento.
  •  Fábio Lúcio Costa, presidente  da Associação Comercial do Pará, troca de idade hoje. Os festejos, em família, serão pilotados pela esposa, Andreia Costa.
  •  As escolas de samba começam a esquentar a bateria para o carnaval de rua, no ritmo de Belém 400 anos.
  •  A promotora de justiça Edna Santos retornou ontem de São Paulo, onde passou a virada do ano e aproveitou para compras e lazer.
  •  A professora Célia Coelho Brito, coordenadora de pós-graduação, Investigação Científica e Extensão da Fibra, recebeu muitos abraços ontem, quando esteve aniversariando.
  •  Bom dia para a amiga Clarisse Corrêa Pinto Klautau, leitora da coluna, logo cedo, no café da manhã.
  •  A Praia de Jericoacoara foi a meca dos paraenses que passaram a virada do ano em Fortaleza.
  •  A amiga Maria da Graça Dantas Ribeiro vai inaugurar brevemente um aconchegante pub no bairro de Nazaré voltado para um público mais adulto. 
  •  O delegado Maury Mascotte, vice-presidente da Adepol, faz aniversário e comemora com os mais chegados. 
  •  A advogada Ana Rosa Cal Freire soprou velinhas ontem e ganhou o coro de parabéns pra você, regido pelo maridão Gengis Freire. Daqui vai o meu abraço.
  •  O município de Melgaço, na Ilha de Marajó,  completou 54 anos e o prefeito Adiel Moura comemorou com inauguração de obras.
  •  Um grupo de paraclubinos saudosistas quer reviver o “Baile do Tigre”, no Pará Clube.
  •  Só lembrando. Já pediu a benção de sua mãe, hoje? E da vovó?
  •  Cantinho da poesia: “Ouço ao longe/ um camponesa cantar/ triste, lamentos/ risos de crianças/ no rio se banhando./ Fim de tarde, de trabalho./ Gritos de mãe,/ filho chamando”. (Carlos Lamarca)
  •  Por hoje é só. Agora me deem licença, a musa me chama.