05 de maio, 2014 - Belém

Bernardino Santos


114 anos

A academia Paraense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico do Pará completaram, no dia 3 de maio, ou seja, sábado, 114 anos de fundação. Por se tratar de um final de semana, as duas instituições concordaram em transferir para  hoje a sessão que, há muitos anos, realizam conjuntamente, na sede da Academia. O evento terá início às 19h30 e será presidido por Alcyr Meira, em nome da APL, e Anaíza Virgolino, pelo Instituto.

Controle interno

O Tribunal de Justiça do Estado recebe, hoje, representantes de dezessete tribunais brasileiros para um workshopp sobre Sistema de Auditoria Interna - Audi. O sistema desenvolvido no Pará possui um software que facilita as etapas de uma auditoria interna. A presidente do TJ, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, abrirá o evento. Os secretários de controle interno e de informática do Tribunal, respectivamente Eduardo Costa e Ednaldo Correa, mostrarão aos colegas como vencer o caminho das pedras, num trabalho de referência nacional realizado aqui.

Amizade

Foi criado, no Rio de Janeiro, um grupo no “zap zap” chamado “Amigos do Arcebispo”, que reúne pessoas ligadas ao cardeal D. Orani João Tempesta. Diariamente chegam fotos e informações sobre o nosso inesquecível ex-arcebispo e atividades pastorais, além de notícias sobre a igreja católica. É show de bola.

Psicologia

Tem o título de “Psicologia e Políticas Sociais: temas em debate” o mais novo livro da Editora da Universidade federal do Pará. Organizado por Oswaldo Yamamato e Isabel Fernandes, o trabalho reúne textos dos mais importantes nomes da psicologia social no Brasil. O lançamento local acontecerá na Feira Pan, mas haverá autógrafos fora de Belém.

Livro

Usando de uma gentileza que vem a ser marca de sua personalidade, a viúva do ex-governador Fernando Guilhon, Norma Guilhon, telefona para agradecer a publicação de sua entrevista na coluna “Nos Bastidores” e faz outra revelação: está produzindo seu quarto livro, desta vez no âmbito da ficção.

Jornalismo

O professor Guilherme de Pádua Mendes vai ministrar, de 26 de maio a 6 de junho, na Unama, um curso de Técnicas de Reportagem, aberto a profissionais de comunicação e a quem mais se interessar pelo assunto.

Novos cursos

A Fibra está com processo seletivo em aberto. As inscrições terminam no dia 27 de maio. Neste certame a faculdade oferece dois novos cursos de graduação: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Bacharelado em Serviço Social,com 200 vagas à tarde e à noite.

Cupim

Uma das mais terríveis pragas da natureza, os cupins, estão fazendo a festa nas estruturas de madeira de um caramanchão, da praça “Batista Campos”.

Números

Muitas vezes, os números dizem mais que as palavras. Vejam só como, até o final da tarde de sexta-feira, a Justiça do Trabalho, aqui, Tribunal Regional do Trabalho da 8ª. Região, mostrava o quadro dos processos que tramitam por lá: são 453 de acidentes de trabalho; 19.013 aguardam cumprimento de acordo judicial e 43.750 em fase de execução.

Semana de Museus

  •  Tem o interessantíssimo título de “as coleções criam conexões” a 12ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, o Ibram. A programação é enorme e se estende a todos os Estados brasileiros. No Pará, museus de vários municípios se integraram à programação. 
  •  Alguns não são muito conhecidos do grande público, como o Museu Parque Parque Seringal, da Cidade Nova VIII; o Ecomuseu da Amazônia, de ilha da Caratateua, e o Museu do Açaí, da Ufpa. Estão na lista, que ocupa onze páginas na internet, entre outros, os Museus dos Tribunais de Justiça, Eleitoral e do Trabalho e o da Universidade Federal do Pará. Os Museus da Secult vão oferecer uma programação variada, ao longo da Semana, que acontece de 12 a 18 de maio.

Liberdade

Ninguém pediu a opinião do Bernardino e, muito menos, a minha, mas, como, graças ao bom Deus, vivemos em um país livre e escrevemos em um jornal que nos permite a liberdade de dizer, é possível registrar (e compartilhar) o receio do ator Wagner Moura de que seu filme “Praia do Futuro”, cuja estreia está marcada para o dia 15 de maio, seja alvo da fúria das forças conservadoras do Brasil. Explico: trata-se de um filme em que Moura faz uma personagem gay e isso ainda incomoda muita gente. No dia em que o conservadorismo deixar em paz os que têm coragem de assumir sua condição sexual, teremos dado um largo passo em favor do direito que cada um tem de ser feliz do jeito que é.

Só Jesus!

O poeta João de Jesus Paes Loureiro é o único autor paraense na nova lista de autores cuja leitura é recomendada para os estudantes que vão tentar uma vaga na Universidade do Estado do Pará, em 2015.

Vacinação

O Centro Universitário do Pará - Cesupa - vai realizar, nos dias 29 e 30 deste mês, a XIV campanha interna de vacinação contra hepatite B, sarampo, rubéola e caxumba. Podem se vacinar professores, alunos e funcionários da instituição.

Drogas

A Assembleia Legislativa do Estado vai promover, no dia 7 de maio, no hangar, o I Fórum de Políticas Públicas sobre drogas. O secretário nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça, Vitore Maximiniano, já conformou presença no evento.

VITRINE


  •  Valdir Acatauassu comemorou a chegada dos 50 anos no melhor lugar do mundo - Paris - ao lado da esposa Ana Júlia Pingarilho Acatauassu. Ah! Paris....
  •  Os médicos Cristina e Ronaldo Alves receberam em meio a um almoço, nesse feriadão, um grupo de amigos para homenagear a irmã dela, Eleonora Figueiredo, há muitos anos radicada no RJ. Foi no bonito apê do casal.
  •  Ana Júlia Salheb inaugura em breve o novo show room de sua franquia de móveis. Na ocasião ela lançará a campanha 2014 para profissionais parceiros.
  •  O diretor do Conselho de Jovens Empresários, Wilson Portela Jr,  fez a apresentação de lançamento do Dia da Liberdade de Imposto e do Feirão do Imposto 2014. O DLI vai ser realizado no dia 23 de maio, e o Feirão, em setembro.
  •  Tânia Gisteas aproveita o sol e o mar do Nordeste, em breve temporada de repouso.
  •  O “imortal” Édson Franco troca de idade, hoje, e passa a data ao lado da esposa, Nazaré Franco, dos filhos e netos, além dos amigos mais chegados.
  •  Jacqueline e Clóvis Macher, 
  • ao lado de Marina e Renan Malcher, estão em Campos do Jordão, curtindo o delicioso início do inverno.
  •  As arquitetas Selma Farias e Isabela Kalume estão entre os próximos nomes que serão homenageados pelo Grupo G+. 
  • O médico Francisco Palheta é o novo chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Bettina Ferro de Souza, da UFPA.
  •  Cultivar rosas é o novo hobbie do músico Francisco Campos. Ele já tem, em seu jardim, um pequeno e belo roseiral.
  • Bom dia para o querido  amigo Arthur Kós Miranda, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.
  • Cantinho da poesia: “Se as coisas são inatingíveis... ora!/Não é motivo para não querê-las.../Que tristes os caminhos, se não fora/A presença distante das estrelas!” - Mario Quintana
  •  Por hoje, o que temos. Amanhã é dia de folga e, na quarta-feira, retorna a marca de qualidade do titular absoluto da coluna, jornalista Bernardino Santos.
  •  Uma segunda-feira de muita luz e de muita paz para você. 

João Carlos Pereira - Interino.