28 de setembro, 2015 - Belém

Bernardino Santos


A lindinha Daniela Alencar, a Garota Verão - 2015, com seu charme e beleza, para emoldurar a coluna neste início de semana. (A foto é do Fábio Pina)

Eleições 2016

Os bastidores políticos fervilham nesta semana, com muitas surpresas. O prazo para político mudar de partido vence no próximo dia 2 de outubro, sexta-feira, ou seja, um ano antes das eleições de 2016.

Portanto, quem desejar disputar as eleições municipais do próximo ano, deve correr com a documentação necessária. Não espera pela janela, que ela pode não abrir...

Novos ministros

Holofotes para o Planalto: do novo ministério que Dilma oferecerá à Nação, nesta semana, quatro serão indicados pelo Senado e dois pela Câmara Federal.

Agroecologia

Começa hoje, em Belém, o IX Congresso Brasileiro de Agroecologia e segue até o dia 1º de outubro, no Hangar. É um importante evento científico que tem o apoio da Fapespa.

Bem feito!

Está aí o que dá fazer arte. No Rock in Rio, o vocalista Mike Patton, da banda Faith no More, quis pular na plateia e caiu no fosso dos fotógrafos.

Trabalho doméstico

Para quem estiver interessado: informações sobre trabalho doméstico podem ser obtidas no site www.eSocial.gov.br.

Literatura

Tudo pronto para a abertura da FliPA - Feira Literária do Pará, que acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro na livraria Fox da  Dr. Moraes, com tributo as memórias de Ernesto Crus e Adalcinda Camarão. 

Terá a participação de 12 escritores paraenses: Alfredo Oliveira, Álvaro Martins, Aline de Mello Brandão, Andrei Simões, Bella Pinto, Benny Flanklin, Daniel Leite, Edyr Augusto, Flávio Oliveira, Juraci Siqueira, Roberta Spindler e Salomão Larêdo.

Encontro na igreja

Depois da experiência de encontro de casais com Cristo, a Igreja de Belém está reunindo solteiros, divorciados e pessoas de qualquer condição civil num evento intitulado Encontro com Cristo. Os “excluídos” voltaram a se sentirem acolhidos. Mérito do papa Francisco

Círio e mangueiras

Todos os anos a prefeitura faz uma limpeza nas mangueiras que existem no trajeto do Círio, para evitar que galhos secos de erva de passarinhos possam cair na cabeça dos romeiros ou mesmo na berlinda da Nazinha. 

Hospedagem

Ainda há muita disponibilidade de vagas na rede hoteleira, para o Círio de Nazaré. As reservas são bem menores que nos anos anteriores.

Sexo mais caro

O mercado do sexo sobe na onda do dólar. Motéis reajustaram seus os preços. 

Aeroporto internacional?

O padre Plutarco Almeida torceu o pé e precisou viajar de Belém para Brasília. Sem poder andar, esperou quase meia hora por uma cadeira de rodas, que não apareceu. A solução encontrada foi carregar o religioso até o avião. 

Na volta, já havia uma cadeira de rodas, mas a saída foi pelo setor de embarque, porque o desembarque não tem estrutura para cadeirantes. E ainda tem gente que denomina o aeroporto “internacional”. Pode?

Justiça trabalhista

A Justiça do Trabalho promove, no Hangar, de 5 a 9 de outubro, sua III Semana Institucional. O tema do encontro será “A evolução da Justiça do trabalho: do carimbo ao PJE”. À frente do evento, que é destinado preferencialmente aos servidores, o Presidente do TRT, Francisco Sérgio Rocha.

Deficiência

O IBGE informa: 24% dos brasileiros têm algum tipo de deficiência. 

Bastidores

Muito boa a entrevista que a estilista Stela Rocha concedeu a João Carlos Pereira, na coluna “Nos Bastidores”, de ontem sobre o manto de Nossa Senhora, para o Círio, que ela está fazendo. Revelou detalhes do trabalho, inclusive dizendo que a Santinha já fez a “prova” o manto duas vezes.

Cuidado, perigo!

Em Belém, ônibus continuam pegando e deixando passageiros no meio da rua. Um perigo enorme.

Dá até inveja...

Não há doentes em macas nos corredores. Há médicos solícitos em todas as especialidades. Não há filas de espera nas Unidades de Pronto Atendimento, nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) nem nos hospitais públicos. Isso ocorre na bem administrada cidade gaúcha de Canelas? Dá inveja, né?

Leitura na Ilha

O distrito de Mosqueiro, com oito escolas que integram a rede municipal de ensino, será o palco da culminância do projeto 

“Memória da Literatura”, no próximo dia 2 de outubro. 

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, através do seu sistema de bibliotecas o projeto já alcançou mais de 60 mil pessoas desde sua criação em 2013, pele escritor Alfredo Garcia Bragança, que será um dos homenageados na data.

Com ternura

Do jornalista José Maria Leal Paes, na web: “O calor em Belém do Pará está de fritar ovo em moleira de bebê. Quentura pura. Não esfrie nem resfrie a luta. Climatize-se com a ternura, apenas.” 

Vitrine

O compositor George Gershwin ganha um concerto, pela Amazônia Jazz Band, dia 30, quarta-feira, no Teatro da Paz. Os ingressos podem ser retirados, gratuitamente, na bilheteria do teatro.

Atenção, consumistas! 

Para quem gosta de trocar de telefone, já saiu o iPhone 6.

A professora Nazarezinha Paes de Carvalho retornou ontem de mais uma temporada em Portugal.

Moisés Bendahan faz aniversário hoje e recebe o abraço de sua grande legião de amigos. Parabéns.

A diretoria da Assembleia Paraense está fechando a programação do réveillon. No palco do salão de festar estará uma grande atração nacional.

Bom dia para a notável Francy Meira, leitora da coluna, logo cedo, no café da manhã. 

E os canteiros das avenidas e rodovias de Belém, hein? Continuam sem flores.

O jovem advogado Georgenor Franco Neto chega hoje de São Paulo para passar o seu aniversário com seus pais Elza e Georgenor Franco Filho e com a “nina” Carol.

Ao esperar o elevador só entre no mesmo após os ocupantes saírem. É uma questão de educação.

Bina Jares, uma das cabeças privilegiadas da sociedade, troca de idade hoje. Parabéns.

O jornalista Álvaro Martins, até agora, é o único candidato inscrito à vaga aberta na Academia Paraense de Letras.

Belém precisa recuperar o título de cidade das mangueiras. Planta Zenaldo, planta!

Só lembrando: já pediu a bênção de sua mãe, hoje? E da vovó?

Cantinho da poesia: “Quero toda sua louca liberdade/ quero toda essa vontade de passar dos seus limites/ e ir além, e ir além.../ Quero sua risada mais gostosa/ esse seu jeito de achar/ que a vida pode ser maravilhosa...” (Ivan Lins)

Por hoje é só. Agora me deem licença, a musa me chama. 

Amanhã não tem coluna, mas volto na quarta-feira.