23 de setembro, 2015 - Belém

Bernardino Santos


Tucuxi encantou

Depois de três anos 

o “Boto Tucuxi” reconquista o título de campeão da Festa do Çairé 2015. O resultado foi uma explosão de alegria em Alter do Chão. Mas a turma do “Boto Cor de Rosa” promete reconquistar o título em 2016. Uma revalidade saudável.

O evento faz parte da festa religiosa do Divino Espírito Santo, cultuada em Santarém e uma das mais bonitas da cultura popular do Tapajós.

Seis menos três...

No Dia da Árvore a Semma plantou seis (6) mangueirinhas na Senador Lemos com Dr. Freitas e cortou três (3) no bairro do Umarizal. Prefiro nem comentar... Se é que me entendem!

Negativados

Aqui em Belém, contas atrasadas aumentam mês a mês os cadastros de inadimplentes no SPC e Serasa. 

Chapa própria

O presidente do PSD, ministro Gilberto Kassab, está recomendando candidato próprio nas capitais. O objetivo é fortalecer o partido na eleição de 2016 de olho em 2018. 

Eleição na OAB

Foi marcada para o dia 17 de novembro a eleição para a nova diretoria da OAB-Pará. Até agora, três chapas estão na disputa.

Adoção da Praça

Em parceria com a Prefeitura, o TRT vai adotar a Praça Brasil que, na verdade, é Praça Santos Dumont. 

Educação em Santarém

Um grupo de deputados da Assembleia Legislativa passa o dia de hoje em Santarém, fazendo uma audiência pública sobre o ensino médio em Santarém e demais municípios da região. Os deputados vão ouvir e trazer as reivindicações para cobrar do Executivo.

SuperNorte

O presidente da Associação Paraense de Supermercados, José Oliveira recebe hoje um grupo de convidados especiais para lançar a SuperNorte2015, em meio a um jantar no Restô do Parque da Residência.

Belém, Belém

Quem já viu, diz que está um primor a nova edição o livro “Belém, Belém”, do médico e escritor Alfredo Oliveira, ganhador do prêmio Nobre de Literatura de 2014 e que estava esgotado. Chega agora pela Editora Empíreo e será lançado no dia 17 de outubro na Livraria da Fox , na programação da Feira Literária do Pará, realização dos escritores paraenses.

Bom programa

A Banda Moinho com a atriz e cantora Emanuelle Araújo, Toni Costa e Lan Lan estarão na programação do Projeto Parque Musical da Secult no dia 08 de outubro no Teatro Gasômetro.   

Universidade Regional

Discutir propostas que interliguem o eixo universidade e comunidade é o principal objetivo do fórum que começa hoje em Cametá, no campus da UFPA que vem formando massa crítica e mão de obra qualificada na região. A comunidade acadêmica quer a criação da Universidade Federal do Baixo Tocantins.

Grande Geraldo

Geraldo Sales, um dos ícones do teatro paraense, vai comemorar em outubro os seus 50 anos de carreira artística. Foi o criador e até hoje diretor do Grupo Experiência que já produziu mais de 70 espetáculos em todos os gêneros.

O grande espetáculo do Grupo Experiência, “Verde Ver-o-Peso”, em cartaz, há mais de 40 anos rotulada por este colunista de nossa ópera cabocla.

Para marcar o evento, o “Verde Ver-o-Peso” volta ao palco do teatro Gasômetro no período de 2 a 4 de outubro. Na ocasião, Geraldo vai homenagear o governador Jatene e a cantora Fafá de Belém, que participaram da criação do Grupo Experiência. 

É urgente

Não dá mais para adiar. Torna-se urgente a transferência do terminal rodoviário de São Braz para Marituba ou Benevides.

Porto do Sal

O Porto do Sal, na Cidade Velha, merece um olhar de todos nós que amamos Belém. Cheio de becos e de portos, de casas comerciais, de residências, é um modelo de vivência da nossa gente do interior. Um lugar aprazível que tem de um tudo da nossa cultura e que vive em total abandono.

Para refletir

“A vida de verdade não segue uma reta, ela é feita de vitórias e fracassos, erros e acertos...” (Fernando Pessoa)

Museus

A exposição “Caldo Antropofágico”, montada no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, abriu na segunda-feira as atividades da 9ª Primavera dos Museus, evento nacional promovido pelo Ibram, que no Pará tem parceira com a Secult, por meio do Sistema Integrado de Museus e Memoriais.

Vitrine

O tradicional Chá das Cinco da Assembleia Paraense, nesta quarta-feira, será realizado na sede social do clube, na Presidente Vargas, com um show de tango. A partir das 17 horas.

O médico Samuel Bentes foi quem faturou a passagem de ida e volta para Miami, oferecida pela Cia Athletica em parceria com a TAM. 

A médica Julimar vai a Curitiba no próximo dia 8 de outubro participar do Congresso Brasileiro de Reumatologia. 

Faculdade Integrada Brasil Amazônia promove neste sábado, dia 26, VIII Jornada de Pós-Graduação Fibra.

Imperdível é o show da cantora Alba Maria, hoje, no Teatro Margarida Schivasappa, a partir das 20 horas. 

Bom dia para o advogado Jacy Colares, leitor da coluna logo cedo, no café da manhã. 

Geraldo Barros prepara-se para o Festival Comidinha de Praia, em Salinas. O seu hotel é bi-campeão do evento.

Com roteiro assinado por Gustavo Quintela, começam no final deste mês, entre Belém e Marajó, as filmagens do longa metragem “Os Órfãos”.

Queremos mais mangueiras para Belém. Planta, Zenaldo.

A competente Rosalina Melo, que comanda a Bis Produções, tirou uns dias de relax e foi curtir as delícias da Fazenda Vitória, em Tracuateua.

Não! Eu não quero ter razão. Eu só quero é ser feliz e nada mais.

A equipe da academia de Henriette Segtowich está a mil nos treinos para a Corrida do Círio, da TV Liberal, que acontece em outubro.

Só lembrando: já pediu a bênção de sua mãe hoje? E da vovó?

Cantinho da poesia: “E que eu não faça nada de útil/ e te ame muito mais do que verdadeiramente/ nunca houve ninguém tão louco que não conseguisse/ chamar a si todo o céu com um sorriso.” (E.E. Cummings)

Por hoje é só. Agora me deem licença, a musa me chama. Amanhã eu volto.