18 de setembro, 2015 - Belém

Bernardino Santos


Raphael & Lohana

Em cerimônia na Igreja de Santo Alexandre, ás 20 horas de hoje, acontece o casamento de José Raphael Siqueira com Lohana Coelho da Silva. Após o ato religioso, o novo casal vai recepcionar os convidados na Usina 265. A noiva Lohana é filha de Rogirlânia e Evaristo Silva. O noivo é filho de Marilena e Raphael Siqueira. O evento reunirá figuras destacadas da sociedade paraense.

Engenheiros de 65

Os engenheiros civis da turma de 1965, da Escola de Engenharia da UFPA, vão se reunir na primeira quinzena de dezembro para festejarem os 50 anos de formatura. Os engenheiros Creso Demétrio e Luiz Otávio Mota Pereira estão organizando o encontro.

Abandonados

Vários casarões de Belém estão abandonados e com ameaça de desabamento. O mato tomou conta dos telhados.

Carcaça do Príncipe

Do bonito prédio onde funcionou a escola Pequeno Príncipe, na Av. Magalhães Barata, resta apenas á carcaça da fachada.

O povo sofre...

Um suplício o embarque e desembarque de passageiros nos “portinhos” improvisados da orla de Belém. Até quando?

Destaque

Dois nomes de destaque em nossa literatura estão na Feira Literária do Pará - FliPA, que será realizada na Livraria da Fox, dias 17 e 18 de outubro: o historiador Ernesto Cruz, que ganhou o Prêmio Nobre de Literatura e a poeta Adalcinda Camarão, que é a patrona. Justas escolhas.

Não mais

Há mais de um ano o papa Francisco avisou que a Igreja não teria mais  sacerdotes  com o titulo de  monsenhor. A igreja católica quer ter apenas o título de bispo, para simplificar.  Antigamente havia cônego, chantre, arcipreste. 

Precisa de cuidados

Chamo mais uma vez a atenção para a caixa d´água de são Brás, feita em ferro inglês, bonita e imponente, além de importante patrimônio  que  precisa ser cuidada, repintada, para não desabar, pois está cheia de ferrugem e pichada, avisam-me  os moradores, preocupados.

Bárbara 

A lindinha Bárbara Amaral Potiguar, primogênita do casal Patrícia e José Augusto Potiguar Júnior completa hoje o seu primeiro aniversario e ganha uma festa no Balatiboom para marcar o feliz acontecimento. As avós Yêda Potiguar e Ângela Amaral vivem as alegrias do encontro.

Gigi no Parque

A grande Gigi Furtado sobe ao palco do teatro Gasômetro ás 20 horas de hoje com o show em homenagem a cantora Maria Bethânia. Detalhe: desde ontem os ingressos estão esgotados. É mais um evento do Projeto Parque Musical, da Secult.

Chuva e poesia

Os poetas Ronaldo Franco e José Maria Vilar finalizam o livro “Quatro Séculos de Chuva”, em homenagem aos 400 anos de Belém.

Vitrine


  •  As fitinhas coloridas do Círio de Nazaré começaram a aparecer no comércio dos camelôs.
  •  Aliás, virou mania de católicos amarrarem as fitas nas grades da Basílica de Nazaré.
  •  Neste domingo o Clube de Engenharia do Pará promove a Corrida do Engenheiro na Avenida João Paulo II.
  •  Vários cardiologistas paraenses, a partir de hoje até o dia 21, estão em Curitiba participando do 70º Congresso Brasileiro de Cardiologia. 
  •  Bom dia para o médico otorrino Eduardo Santos, leitor da coluna logo cedo, no café da manhã. 
  •  Voltando aos palcos da Faculdade Integrada Brasil Amazônia neste sábado e domingo o espetáculo teatral “Pelos Olhos Dela”, com direção de Carlos Correa Santos. Sessões as 18 e 20 horas, com entrada franca.
  •  Yolanda Mendonça completa amanhã mais um aniversário e ao lado do marido, o médico José Maria de Mendonça, vai comemorar a data com seus 5 filhos, 10 netos e 2 bisnetos. Parabéns.
  •  Você sabe e repete: quem faz e acontece, no Bernardino aparece.
  •  Incentive seu filho a boa leitura. Quem não lê, não escreve nem fala.
  •  Cantinho da poesia: “O destino quis que a gente se achasse, na mesma estrofe e na mesma classe, no mesmo verso e na mesma frase.” (Paulo Leminski)
  •  Por hoje é só. Agora, me deem licença, a musa me chama. 

Amanhã não tem coluna, mas 

eu volto no domingo.