17 de setembro, 2015 - Belém

Bernardino Santos


Maria de Lourdes Lobato, ao lado do marido Afonso Lobato, comemorou ontem, a chegada de idade nova, com um jantar em família. (Foto: Cesar Ferrari). Barroco

  •  O acervo do Museu de Arte Sacra compõe a exposição “Traços indígenas em imagens barrocas”, com projeção de imagens da Igreja de Santo Alexandre, ressaltando os traços indígenas do período barroco. 
  •  A mostra abre no próximo dia 22 e fica até o dia 2 de outubro para visitação, no horário de 10 ás 18 horas, e integra a programação da 9ª Primavera de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus,  que no Pará, tem parceria com a Secretaria de Estado de Cultura por meio do Sistema Integrado de Museus e Memoriais.

Festa do Sairé

Alter do Chão, em Santarém é palco da Festa do Sairé, considerada uma das grandes manifestações da nossa cultura popular. A partir de hoje até o dia 21, a festa que atrai turistas de vários pontos do país, toma conta do “caribe paraense”. Neste final de semana acontece o tradicional duelo entre os botos Tucuxi e Cor de Rosa. 

Cacau do rei

O advogado Alano Pinheiro, aqui com a esposa, Larysse, será homenageado hoje à noite, em meio a um jantar na casa de recepção Bem Me Quer, oferecido pelos promoters Beto Queiroz e Ernesto Dias.O Japão está importando o cacau produzido em Tomé-Açu e Transamazônica. Para quem não sabe, a família real brasileira, na época do império, tinha cacauais em Óbidos.

Direitos humanos

Em parceria com a OAB-PA a Faculdade Integrada Brasil Amazônia abriu o curso de pós-graduação em Direitos Humanos. A aula inaugural será neste sábado.

Museus particulares 

Com iniciativa privada, surge em Bragança um museu com acervo bem maior que o da Marujada. Em Óbidos e Cametá, já existem museus mantido pela sociedade civil.

Flores e cacau no Hangar 

O Festival Internacional do Cacau da Amazônia e o 15º Flor Pará, que começam hoje, no Hangar, com abertura será às 19 horas, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, que tem a frente o Hildegardo Nunes.

Qualidade de vida

O “Grupo Mãe Belém” promoverá sábado, o “Momento Mãe e Fitness”, um estímulo à vida saudável. O evento, que será realizado na Travessa 9 de Janeiro 2383 terá parte da renda revertida para uma ação social solidária voltada ao apoio a crianças. Haverá aulas de ritmos, treinamento funcional e orientação nutricional. 

Ponto

Na lateral do Museu Goeldi, pela Avenida Gentil Bittencourt, virou ponto, faz tempo, de venda de pufs, cofres, móveis de madeira e morangos nos caminhões que ali estacionam. Também é ponto dos caminhões baús que fazem frete para Mosqueiro e Salinópolis.

Mulheres no comando

Três mulheres presidem partidos em nível nacional: a carioca Cristiane Brasil comanda o PTB; a pernambucana Luciana Santos, o PCdoB e a acreana Marina Silva, a Rede.

Bispado

Católicos de Vigia, Paragominas, Salinópólis, Maracanã e Breves estão esperançosos de se tornem sede de diocese.

Tributo a Tom Jobim

A cantora Simone Almeida sobe ao palco do Gasômetro, às 20 horas de hoje, para apresentar o show “Simone Brasileira de Almeida Jobim”, um tributo a Tom Jobim, dentro da programação do Projeto Parque Musical, da Secult.

Sem jetons

Com a crise, os governos cortaram o pagamentos de jetons de quem faz parte de conselhos e similares. É uma medida salutar que está sendo implementada. 

Anuário

O presidente do Simineral, José Fernando Gomes Júnior, fará hoje o pré-lançamento da edição 2016, do Anuário Mineral do Pará, no Hotel Quinta de Pedras, às 19h30.

Ramada

Rui Mario Albuquerque Ruma, na foto com Geraldo Teixeira, Jocatos e o colunista, abriu a exposição, “Oratórios da Padroeira”, no Espaço Cultural Banco da Amazônia, com parceria de artesãos de Abaetetuba. (Foto: Fábio Costa)No município de Gurupá, a população se prepara para a Festa de São Benedito, em dezembro, inclusive com a ramada e a guerra da cerveja. 

Tranca rua

Na rua Diogo Moia com a avenida Alcindo Cacela, o dia inteiro, vendedor de comidas fecha a esquina e quem quer passar tem que ir pelo meio da rua.

Santo paraense

  •  Monsenhor Edmundo Igreja, mocajubense que faz milagre e tem fama de santo, está com processo de beatificação na arquidiocese de Belém. Ganhou dos seus parentes uma estátua posta à frente da igreja matriz de Mocajuba, voltada para o rio Tocantins.
  •  O livro com sua história, não chega a quem procura, porque tem uma oração, feita pelos autores da obra, o cônego David Sá e a professora Arlinda Marques, que é multiplicada pelos devotos, deste que pode ser o primeiro santo paraense.

Vitrine


  •  Muito elogiável o trabalho da AVAO, realizando oficinas para os pacientes do Hospital Ophir Loyola. A presidente Ana Klautau Leite espera a ajuda da sociedade para continuar com a tarefa. 
  •  Está marcado para o próximo dia 24 o já tradicional Círio de Nazaré, na sede campestre da Assembleia Paraense. À frente, o presidente Daniel Lopes. 
  •  O espetáculo “João e Maria”, adaptação da obra dos Irmãos Grimm, será a peça que as alunas da Oficina de Teatro do Peteleco e do CEMP apresentarão no dia 21 de novembro naquele centro.
  •  A executiva Sônia Miranda está em dia de soprar velinhas e ganhar o coro de parabéns pra você.
  •  Bom dia para o professor Wilton Moreira, leitor da coluna, logo cedo, no café da manhã.
  •  O Teatro Margarida Schivasappa recebe neste fim de semana o espetáculo “Jim”, que traz o ator Eriberto Leão na pele do lendário vocalista da banda The Doors, Jim Morrison.
  •  Vamos florir Belém. Não espere pelo poder público. Plante.  Instrutor e ex-diretor regional da Serasa Experian, Ivaldo Ferreira de Melo Jr., ministra hoje, palestra na sede da CDL-Belém com o tema: “Super Dicas para alavancar a sua cobrança”. Será das 17 às 19 horas.
  •  De bons livros a seus filhos. Incentive-os à boa leitura. Quem não lê, não escreve nem fala.
  •  Cantinho da poesia: “Este é um poema de amor / tão meigo, tão terno, tão teu... / É uma oferenda aos teus momentos / de luta e de brisa e de céu...” (Cora Coralina).
  •  Por hoje é só. Uma quinta-feira luminosa com paz, saúde e alegria. Ame, cante, viva e seja feliz. Eu volto amanhã.