04 de setembro, 2015 - Belém

Bernardino Santos


Centenário

Se estivesse entre nós, o ex-deputado Romeu Santos completaria, amanhã, cem anos de idade. Romeu Santos, para quem não liga o nome à pessoa, era marido da muito querida dona Mimi Santos e pai do Bernardino. O centenário de Romeu Santos será comemorado ao longo de 2015/2016 e haverá missa em sua cidade natal, Ponta de Pedras, na ilha do Marajó, de onde foi Prefeito.

Arte alemã

Continua até o próximo dia 27, no Museu do Estado do Pará, a mostra “Rizoma”, com obras de nove artistas alemães, entre eles Katerina Valdivia e Falk Nordmann. A exposição acontece em cooperação com o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e o Museu de Arte Contemporânea - Dragão do Mar, de Fortaleza.

Ribeirinho Cidadão

O município de São Caetano de Odivelas vai receber, na próxima semana, a primeira etapa do projeto Ribeirinho Cidadão. Haverá audiências e atendimentos jurídicos relacionados a reconhecimento de união estável, reconhecimento de paternidade com exame pericial de DNA, registro tardio de nascimento, retificação e restauração de registro civil, curatela, alimentos, guardas provisórias e compartilhadas, regularização de visitas, emissão de título eleitoral e acordos em geral. 

Lá e cá

Vejam como são as coisas: o presidente da Guatemala, acusado - apenas acusado - de corrupção, pediu o chapéu. Aqui, ser chamado de corrupto, julgado e condenado por corrupção é algo tão normal, que ninguém mais presta atenção. 

Cuidado

Embora não haja sinalização, mas é bom ficar alerta: está proibido estacionar - sob o risco de ver o guincho da Semob aparecer em fração de minuto, no lado direito da Quintino Bocaiúva. Enquanto isso, no começo da D. Romualdo de Seixas, a fila tripla, à noite, é uma festa.

Cleide Moraes

É bom, muito bom - com a graça de Deus! -  o estado de saúde da cantora Cleide Moraes. A artista, uma das mais queridas do Estado, se prepara para votar aos palcos.

Sugestão

A Fundação Biblioteca Nacional a Academia Carioca de Letras promoverão, desta semana até janeiro de 2016 um Ciclo de Conferências sobre os Construtores da Literatura Carioca. O evento é gratuito e conta com o apoio do Comitê 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro. Serão realizadas 12 conferências, que englobarão os seguintes autores: Machado de Assis, Lima Barreto, Carlos Drummond de Andrade, João do Rio, Clarice Lispector, Rubem Braga, Manuel Antônio de Almeida, Vinícius de Moraes, Joaquim Manuel de Macedo, Marques Rebelo, Ana Cristina César e Nelson Rodrigues. 

Como boas ideias podem ser copiadas sem problema, fica a sugestão da coluna para os 400 anos de Belém. Posso garantir que a Academia Paraense de Letras topa.

Estação

Apesar do feriado de segunda-feira - 7 de setembro, minha senhora, se ligue - a Estação das Docas vai abrir normalmente, das dez da manhã até meia-noite. 

Gestão processual

O Conselho Nacional de Justiça  vai disponibilizar aos Tribunais de Justiça, de forma gratuita, um sistema para facilitar a gestão processual da execução da pena. Entre outras facilidades, o Sistema de Execução Penal Unificado  deverá realizar automaticamente o controle dos prazos e o cálculo dos benefícios dos presos ao longo do cumprimento da condenação. Tradução: mais agilidade para a Justiça brasileira.

Brigue Palhaço

Para comemorar os 46 anos da Associação dos Empregados do Banco da Amazônia  e os 400 anos de Belém, o escritor Agildo Monteiro lança, no próximo dia 12, em meio a um café da manhã, no Spazio Verdi, o livro “Brigue Palhaço”, que mistura ficção e realidade.

Procom neles!

Amigo desta coluna procurou uma revendedora de carros fabricados no Japão e praticamente teve de implorar para ser atendido. O vendedor estava interessado em muitos assuntos, menos em vender. Resultado: o carro que seria comprado à vista, ficou na loja. Imagine se não houvesse crise no setor...

Jinkings

Tem a assinatura de Ivana Jinkings uma revista, que está para ser lançada, contando, em textos e imagens, a trajetória do saudoso livreiro Raimundo Jinkings

Xô, corrupção

O Ministério Público de Contas do Estado do Pará em parceria com o Ministério Público Federal está colhendo assinaturas para o Projeto de Lei de iniciativa popular: 10 Medidas Contra a Corrupção. A lista de apoiamento vai estar disponível neste domingo, desde as 9 da manhã, na praça da República. Quem for contra a corrupção tem obrigação moral de assinar.

Por amor a Belém

Começa nesta terça-feira o projeto “Turismo na Escola: descobrir, entender e cuidar de Belém”, promovido pela Casa da Mineração, em parceria do Simineral e do Ibram, desenvolvido pela Belemtur. O projeto visa a incentivar crianças de escolas municipais a descobrir a sua cidade de maneira descontraída e pedagógica,valorizando a preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental do município. 

Vitrine

Como amanhã não é dia de coluna, abraço, desde agora, com validade para o sábado todo, o querido amigo Leonardo Cardoso dos Santos, que estará em dia de ganhar muitos abraços.

Quem também muda de idade, amanhã, é Kikika Loureiro, que comemora a data ao lado do marido, Roberto Loureiro.

André Meira anda assoberbadíssimo  com a organização do IV Congresso Luso-Brasileiro de Direito, que acontece no dia 16 deste mês e homenageia o sábio Zeno Veloso. 

Lúcia Regina Pinheiro Veiga ganhou o carinho de amigos e familiares, pelo transcurso do aniversário.

O poeta José Ildone brilhou, ontem, num encontro com estudantes, na sede da Academia Paraense de Letras.

Padre Pluatrco Almeida, da Capela de Lourdes, torceu o pé e está no estaleiro. Plutarco é um dos sacerdotes mais queridos da cidade.

Nosso cronista Denis Cavalcante, que se prepara para um giro internacional pelas terras do Tio Sam, escreve, hoje, aqui no Magazine, uma crônica deliciosa sobre o prazer de ser fiel a um só mesmo bar.

Saber, você sabe, mas nunca é demais repetir: quem faz e acontece, seja com o titular, seja com o interino, no Bernardino aparece. E brilha.

Bom dia para o amigo e empresário José Fragoso Rei, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.

Cantinho da poesia: Não digas nada! Nem mesmo a verdade .Há tanta suavidade em nada se dizer E tudo se entender - Tudo metade. De sentir e de ver... Não digas nada. Deixa esquecer. Talvez amanhã. Em outro país” - Fernando Pessoa.

Mensagens para esta coluna pelo email jcparis@orm.com.br

Desta vez, a interinidade será breve: até segunda-feira estarei aqui. Desejo que esta sexta-feira seja lindamente iluminada. Amanhã é dia de folga, mas, no domingo, se Deus quiser, estarei aqui. Interinamente, é claro.

João Carlos Pereira