21 de junho, 2015 - Belém

Bernardino Santos


Moda

A personal stylist Dione Occhipinti estará em Belém, no próximo dia 23, para um evento que está movimentando a cidade. Uma das maiores especialistas da atualidade no assunto, ela estará à frente de um encontro, cujo tema é “Vamos falar sobre moda? - estilos e tendências”. O evento acontecerá no Radisson Maiorana, às 18h30.

Tarde Alegre

A Arquidiocese de Belem e o grupo intitulado de  “Amigas da Esperança”, que reúne, entre outras senhoras da sociedade, Naia Guerra, Mônica Farah, Clea Farah e Celia Cavalcante,  promoverão,  no próximo dia 23, às 16h30, na Casa de Plácido, uma tarde alegre em prol da Fazenda da Esperança Nossa Senhora de Nazaré, comunidade terapêutica, que tem como objetivo recuperar dependentes químicos. Quem puder, deve prestigiar, porque a causa é muito nobre.

Eventos

Hoje é o último dia da Expo Eventos 2015, a maior feira voltada para área de eventos da região Norte. O público pode visitar 170 estandes com serviços como buffet, cerimonial, books fotográficos, decoração, entre outros, além de desfile de noivas e apresentações infantis e de música. A feira abre a partir das 18 horas.

Festa da música

Comemorada no mundo inteiro,  a “Fête de la Musique” - a Festa da Música - traz uma programação pra lá de especial em comemoração à diversidade sonora. Promovida pela Aliança Francesa de Belém que, como eu sempre digo, sem favor algum, é uma das melhores do Brasil, a “Fête” terá apresentações nacionais e internacionais. Será hoje, na Estação das Docas, a partir das 17 horas.

Viva Ruy Barata!

Se estivesse vivo, o poeta Ruy Barata festejaria, no próximo dia 25 de junho, 95 anos de idade. Ruy era um “nativo de Câncer”, título de seu mais extenso e arrebatador poema, que “entrelaça a mitologia grega às coisas da Amazônia e à vida do próprio poeta”. Ruy morreu há 25 anos, mas sua obra continua viva e atual. 

Um brinde ao poeta que disse em uma carta-poema ao professor Francisco Paulo do Nascimento Mendes: “Ó Chico, além de nós é o tempo dissolvente, amantes que nos beijam, telefones que nos chamam, cartas que escrevemos, e esta ânsia de fugir ao tédio que é o mais trágico e fatal de todos os venenos”.

Conselho em ação

O Conselho Estadual de Cultural do Pará elaborou uma programação cultural, para o segundo semestre, que incluiu a reativação de sua revista, uma série de palestras mensais e um sarau, idealizado pelo saudoso Vicente Salles e organizado pelo conselheiro Gilberto Chaves, a partir de composições e textos de oito poetas e letristas paraenses e interpretados por três cantoras da terra. A presidente do CEC, Amarílis Tupiassu, atua no comando das ações.

Museus para todos

O Sistema Integrado de Museus, da Secretaria de Estado de Cultura - à frente Paulo Chaves - está organizando uma programação que, no futuro bem próximo, renderá frutos da maior importância para as novas gerações. O projeto consiste trazer para os Museus alunos de artes e Museologia, a fim de que conheçam os acervos e o funcionamento desses espaços. Ao mesmo tempo, alunos da rede pública, da capital e do interior, têm visitado os Museus. Já virou rotina a presença de dezenas de crianças e jovens, vindos do interior, nas salas de exposição.

Bastidores

A convidada da coluna “Nos Bastidores” de hoje é uma criatura encantadora, chamada Isabel, que “tira” ladainha de Nossa Senhora, em latim. Ela também é a guardiã do pássaro junino “Papagaio Real”.

Primeiro voto

Vai ser na próxima sexta-feira, de 9 às 13 horas, na Praça da Bandeira, a ação do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, sob o comando do desembargador Raimundo Holanda, para valorizar o primeiro voto. O dia 26 de junho foi instituído por Lei Federal como data a ser celebrada em todo o país. Aqui, e em várias zonas eleitorais do interior, que, em atenção à orientação da diretora da Escola Judiciária Eleitoral, desembargadora Célia Regina Pinheiro, também organizaram eventos, haverá emissão de título e divulgação do programa Eleitor do Futuro. A Ouvidoria do TRE, à frente a juíza Eva do Amaral Coelho, atua  no evento. 

Orador em espanhol

O desembargador Leonam Cruz foi escolhido orador oficial de sua turma de língua espanhola, na cerimônia de conclusão do curso. Leonan fará o pronunciamento em espanhol, idioma usado na preparação de sua  tese de doutorado, na Universidade de Buenos Aires. 

Vitrine

A coluna abre um enorme sorriso de boas-vindas aos queridos amigos Francy e Alcyr Meira, que acabam de chegar de uma temporada entre a  Lisboa, Bragança e Paris.

O remista e gente boa Moacir Machado aniversaria hoje e comemora em família a idade nova.

Hoje é dia de abraçar, com especial afeto, uma das melhores figuras do cenário local: o engenheiro Lutfala Bitar, que aniversaria. A data vai ser comemorada com o carinho da família, à frente dona Maria da Graça, e dos amigos. Parabéns, dr. Lutfala.

Terá a curadoria de Jussara Derenji a mostra “Tempo Gravado”, do artista José Fernandes, cuja abertura está marcada para agosto, no Museu da UfPa.

Quem também aniversaria neste domingo é a médica e estimada amiga Maria Ruth Virgolino. É para ela que os tambores do Olodum vão tocar, em ritmo de parabéns,  no Pelô. Axé, Ruth.

Neste domingo, a partir das 10 da manhã, no Espaço São José Liberto, acontece a Roda de Danças Circulares dos Povos. Entrada 100% grátis. É chegar e dançar.

Saber, você sabe, mas nunca é demais repetir: quem faz e acontece, seja com o titular, seja com o interino, no Bernardino aparece. E brilha.

O já centenário Colégio Moderno promove, no próximo dia 27, na quadra de esportes, a tradicional festa junina, como o tema “Santo Antônio disse, São Pedro confirmou, no Moderno vai ter festa, que São João mandou”. O grupo de modernistas do zap-zap está convidado.

A lindinha Maria da Graça Borges Arruda vai colar grau em medicina, pelo Cesupa, no próximo dia 4. Ela é filha de Etiane Borges e de Hélio Arruda. Se estivesse entre nós, a avó, Graça Landeira, ia ser só felicidade.

Como todos os leitores deste espaço sabem, só quem salga e apimenta a coluna é o Bernardino. O interino não tempera a coluna com esses ingredientes. Mas não se preocupem, porque, daqui a pouco, ele estará de volta.

Padre Ronaldo Menezes já está totalmente recuperado de um problema dentário, que o impediu, inclusive, de atender telefone.

Bom dia para a médica e amiga Heloísa Guimarães, leitora desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.

Cantinho da poesia: “Quando digo água quero que entendas fogo/a palavra se estende e deflora/um novo entendimento uma nova/forma insuspeitada mas viva além/de viva constantemente transformada” - Cauby Cruz

Por hoje, senhoras e senhores, o que há.  Desejo um domingo lindamente iluminado e pleno de paz para todos. Amanhã,  se Deus quiser, estarei novamente  aqui. Interinamente, é claro.

Mensagens para esta coluna pelo email jcparis@orm.com.br

João Carlos Pereira