10 de junho, 2015 - Belém

Bernardino Santos


Dia de Portugal

Os países de língua portuguesa espalhados pelo mundo, a comunidade europeia e, de modo muito especial, o Brasil, celebram hoje o Dia de Portugal. A data assinala o aniversário de morte de Luís Vaz de Camões e - pouca gente sabe disto - o  Santo Anjo da Guarda de Portugal. Em Belém, ao abraçar o cônsul Joaquim Ludovina do Rosário e a chanceler Maria Hortência Pereira Gomes, a coluna se congratula com a comunidade portuguesa. Viva Portugal!

Biografados x biógrafos

O Supremo Tribunal Federal deve colocar um fim, hoje, na polêmica que envolve biógrafos e biografados. Uma associação de editores moveu ação, alegando inconstitucionalidade em dois artigos do Código Civil, por permitirem o veto a biografias não autorizadas. 

O caso mais conhecido é o do rei Roberto Carlos, que não gostou de ler fatos de sua vida no livro de Paulo César de Araújo. Os ministros da Suprema Curte, que têm autoridade para dizer o que é constitucional e o que não é constitucional, vão julgar a causa.

Viva D. Orani!

Paraenses que moram no Rio de Janeiro mandam me dizer, encantados, da beleza e da grandiosidade da procissão de Corpus Christie, comandada pelo “nosso” cardeal D. Orani João Tempesta. Uma multidão acompanhou o cortejo pelas ruas do centro da cidade maravilhosa. O veículo que conduziu o Corpo de Cristo, levado pelo Cardeal, é um coche-berlinda muito bonito.

Meio Ambiente no TRE

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará realiza, até o próximo dia 14, a sua Semana do Meio Ambiente, com uma programação que estimula a reflexão sobre a necessidade de preservação do meio ambiente, bem como incentivar uma alimentação mais saudável para a melhoria da qualidade de vida.

Muita música

O XXVIII Festival Internacional de Música do Pará, promovido pelo Governo do Estado, apresenta hoje, às 17 horas, nos jardins do Instituto Carlos Gomes, espetáculo com alunos da professora Ângela Rika. Às 18 horas, em Santo Alexandre, acontece o espetáculo “Ensamble Paris - “Sabor Francês”, com instrumentos de corda, piano e sopro. Na Catedral, às 19 horas, haverá apresentação do Grupo de percussão da Fundação Carlos Gomes. Às 20h30, no Theatro da Paz, apresenta-se o “Quinteto Porto Alegre”. Encerrando o dia, às 22h30, no Tábua de Marés, na Cidade Velha, sobem, ao palco, Lucinha Bastos e convidados. Amanhã tem mais.

Comércio varejista

O endividamento das famílias e o aumento da inflação estão entre os fatores que contribuíram para o recuo nas vendas do setor varejista paraense no primeiro trimestre de 2015. É o que indica o Boletim do Comércio Varejista da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará.

E a lei?

O decano da crítica cinematográfica entre nós, o super gente boa Pedro Veriano, está coberto razão, quando diz que “os cinemas dos shopping estão radicalizando, exibindo só cópias dubladas de filmes estrangeiros em sessões que se estendem até de noite. Os deficientes auditivos, os que desejam ouvir o idioma original e naturalmente quem realmente gosta de cinema e acha que dublagem prejudica uma obra de arte,todos devem repudiar essa atitude que vê o nosso publico como analfabeto. Por sinal chegou a haver um projeto de lei exigindo legendas em filmes em atenção aos que não ouvem bem as falas. Onde está esta lei ?”

Perigo! Perigo!

Todo cuidado é pouco para quem for trafegar na Humaitá com a Marquês de Herval. Falta de sinalização e de policiamento tem causado muito acidente naquele cruzamento. Já houve, inclusive, registro de mortes.

Projetos culturais

Belém recebe, hoje, para um bate-papo com produtores culturais da cidade, o gerente-executivo da Caixa Econômica, Marcos Kimura, que vai falar sobre a seleção pública de projetos culturais da CEF. O evento será no Hotel Sagres, das 8 às 13 horas. Quem estiver interessado pode ir.

Amigos normais?

Nosso querido Paulo Sílber acaba de lançar um livro de crônicas que é bom desde o título: “Papai, você não tem amigos normais?” Sem favor algum, garanto que Sílber é um dos melhores textos da imprensa paraense. 

Fórum Nacional

O pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do Pará, professor Fernando Arthur Neves, assumiu, durante a realização do XXXVII Encontro Nacional de Pró-Reitores de Extensão, a presidência do Fórum Nacional de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras.

Vitrine

Os amigos de Carmen e Tadeu Teixeira estão felizes da vida com a notícia de que o casal está voltando a residir em Belém, depois de muitos anos vivendo entre Rio e São Paulo.  

Hoje é dia de abraçar, de forma muito especial, o publicitário José Severo de Souza e o jornalista Aldemir Feio, que aniversariam.

Uma das melhores figuras desta terra, o médico e intelectual Paulo Toscano, aniversariou e ganhou o carinho da família. Outra figura muito bacana que trocou de idade foi Bira Silva, marido da ex-reitora e professora Ana Célia Bahia Silva.

O amigo cardiologista Eduardo Costa acaba de voltar de mais um congresso em São Paulo, onde discutiu-se Doença Aterosclerótica. 

Depois de uma temporada pelas Minas Gerais, Henrique e Clara Costa Oliveira retornaram a Belém. Clara é nossa querida colega e amiga de O LIBERAL.

Manoella (Manuzinha) Avertano Rocha, filha de Nalva e Avertana Rocha, comemorou, em família, a chegada dos 14 anos.

Tarrika colocou o pé no jato, como dizia o saudoso Edwaldo Martins - e foi comandar o som de um casamento paraense, a ser celebrado no Central Park de Nova Iorque.

Vera Cascaes voltou de temporada americana com visual totalmente renovado. Mudou os cabelos e continua linda.

Com projeto do arquiteto José Vieira Neto, Osório Jr. iniciou as obras de sua franquia de pizzas que estará na praça de alimentação do novo shopping Bosque Grão Pará. 

Amizade de verdade resiste ao silêncio e às ausências. E, se é de verdade, aos equívocos. 

Os 80 anos do hoteleiro Themístocles Martins serão em ritmo de São João, reunindo, no próximo dia 20, familiares e amigos mais chegados em sua bela fazenda, em Tracuateua.

Lea e Landry Mattos esbanjavam simpatia, numa noite de vinhos, bom papo  e comida deliciosa.

Bom dia para o médico e amigo Paulo Amoras, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.

Cantinho da poesia: 

“Prezo insetos mais que aviões. 

Prezo a velocidade das tartarugas mais que a dos mísseis. Tenho em mim esse atraso de nascença. Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos. Tenho abundância de ser feliz por isso. Meu quintal é maior do que o mundo.” Manoel de Barros.

Por hoje, o que há. Amanhã, novamente, se Deus quiser, aqui.

Interinamente, João Carlos Pereira 

jcparis@orm.com.br