07 de junho, 2015 - Belém

Bernardino Santos


Estamos indignados

Não podemos jamais abrir mão do direito de nos indignar diante da violência que campeia no Brasil. A vida vale menos que um celular, um tênis ou uma mochila escolar. 

E não será a mudança da maioridade para 16 anos ou a polícia nas ruas, que irão resolver esse cancro social. 

A violência está ligada às falta de educação, ao tráfico de drogas, à corrupção desenfreada na política, nos esportes e à falta de emprego para os jovens. 

Selvageria

Triste é saber que um dos vídeos mais assistidos na internet é o de uma mulher sendo morta a golpes de terçado no Maranhão por três homens. E, tudo com requinte de pura selvageria. Parece que vivemos realmente o fim dos tempos, como descreve o Apocalipse. 

Meu Deus!

Uma gracinha

Tramita na Câmara Municipal de Belém um projeto de lei que reduz de R$ 15 mil para R$ 6 mil básicos os salários dos vereadores. Você acredita na aprovação? Nem eu!

Prêmio Avertano Rocha

A comissão julgadora do Prêmio “Professor Avertano Rocha”, da Fabel- Faculdade de Belém e Instituto “Jaccvmil Sales”, presidida pelo Professor Anselmo Paes, já concluiu seus trabalhos, escolhendo as 10 melhores monografias de conclusão de curso de Direito do ano 2014. 

O prêmio que homenageia o professor Avertano Rocha compreenderá a entrega de um troféu e edição de uma coletânea desses trabalhos, com o prefacio do homenageado.

Boa conversa

A Codem, cartorários e corretores começaram a conversar. Tomara que os processos comecem a fluir. 

Cartão vermelho

Toda a linha de atacantes da FIFA foi flagrada em impedimento. O centroavante Blatter levou cartão vermelho por reclamação contra o árbitro Tio Sam.

Conflitos e sonhos

O escritor Alfredo Oliveira lança, na próxima terça-feira, seu 12º. livro “”Conflitos e Sonhos de um Aprendiz”, na livraria Fox, da Dr. Moraes. Neste domingo, ele  é convidado da coluna “Nos Bastidores”.

Bye, bye solteirice

Carolina Santos de Souza Franco faz as despedidas de solteira no próximo dia 13, com um  happy hour junino no salão de recepções do prédio onde reside com seus pais, Elza e Georgenor Franco. 

Ela vai casar no mês de outubro com Nazareno Santos.

Festival do Camarão

O tradicional  Festival do Camarão de Muaná, no final desta semana, vai consumir cerca de 5 toneladas de camarão regional além do açai. O prefeito Murilo Guimarães espera um grande público.

Fala Brasil

A Secretaria Geral da Presidência da República realizará dia 10, em Belém, no Hangar, o Fórum Dialoga Brasil, reunindo representantes da sociedade civil, empresarial e sindical de seis estados da região norte. O ministro Miguel Rosseto vai dirigir os trabalhos.

Plano de saúde

Leu nos jornais? Apenas 13,7% dos paraenses têm plano de saúde. Tradução: o inferno é tropical, quente, úmido. Ou seja, aqui mesmo.

Beleza das águas

Assessores, jornalistas e fotógrafos que acompanharam o ministro Mangabeira Unger nos municípios de Breves e Melgaço, na terça-feira passada, ficaramdeslumbrados com a beleza da região, e todos queriam ser fotografados tendo como cenário a imensa baía de Melgaço. Em meio à crise hídrica que assola o país, a equipe se admirou da fartura de água que inundava os olhos.   

“Imortais” pagam dívida

Os “imortais” que lançaram livro no estande da Academia Paraense de Letras, na Feira Pan, destinaram pelo menos 20% da renda para a APL. Alguns doaram integralmente os valores obtidos com os autógrafos. Com isso, a Academia conseguiu honrar todas as despesas com a participação da Academia na Feira. 

Vitrine

Será dia 18 de junho a eleição para presidência da Assembléia Paraense. A posse da nova diretoria é logo após a proclamação dos eleitos.

Daniel Lopes e Afonso Vaz Lobato, em chapa única, vão ganhar mais um mandato para comandar a AP. 

A prefeitura de Santa Izabel do Pará vai promover, no próximo dia 11 de junho, um fórum de turismo para divulgar as belezas do município.

Clara Pinto está nos detalhes finais para a XIX Micaracandança, dia 14 de junho, na AP.

Estudantes da área de saúde dos cursos da Faculdade Integrada Brasil Amazônia participam, juntamente com professores, nesta segunda, do evento “Saber Científico em Saúde”. A partir das 8h30, no auditório da faculdade.

Bom dia para o amigo Fernando Nascimento, leitor da coluna, bem cedo, no café da manhã. 

Nosso cronista João Carlos Pereira escreve amanhã, aqui, no Magazine, sobre a chegada do verão.

Padre Ronaldo Menezes desistiu de integrar a comitiva de “imortais” que foi a Portugal participar de um evento na cidade de Bragança, reunindo acadêmicos de Belém e Portugal. Os compromissos da Paróquia falaram mais alto.

Você sabe e repete: quem faz e acontece, no Bernardino aparece.

Com cadeado ou sem cadeado, Paris continua sendo a capital mundial do amor. 

Neste domingo a Banda Orlando Pereira estará no Portal da Amazônia, participando do arraial junino da Fumbel.

Minha amiga Marlene Abdelnor está organizando uma bonita festa para o Dia do Namorados, no Kafta, com bufê árabe e bailarinas na dança do ventre. Vamos lá?

Só lembrando: já pediu a bênção de sua mãe hoje? E da vovó?

Cantinho da poesia: “Foi bonito o meu sonho de amor. Floriram em redor todos os campos em pousio.” (Miguel Torga, poeta português.) 

Por hoje é só. Um domingo feliz, belo e luminoso para você. Eu volto amanhã.