03 de fevereiro, 2014 - Belém

Bernardino Santos


Medalha & selo

O Tribunal de Justiça do Estado completa, hoje, 140 de instalação e, por isso, guarda a condição de terceiro mais antigo do país. A presidente da Corte, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, outorgará medalhas alusivas à data a personalidades ligadas ao Poder Judiciário, obliterará o selo comemorativa ao momento histórico do TJ e inaugurará o novo espaço da Galeria de Presidentes do Tribunal. A partir das 17h, no plenário do edifício-sede, na Almirante Barroso.

Ação cultural

A partir de hoje e até o dia 10, sempre às 19h, o Salão Unama de Pequenos Formatos, em sua décima nona edição, realiza, em sua décima nona edição, uma programação cultural, na Galeria de Arte "Graça Landeira", tendo como convidados profissionais das áreas das artes plásticas e visuais,entre eles, Alexandre Sequeira, Marisa Mokarzel,Orlando Maneschy, Vania Leal e Zenaide Paiva, sob a organização do curador do Salão, Emanuel Franco.Os encontros serão focados nas ações curatoriais e ações educativas em exposições de arte.

Inflação no Hangar

Quem foi ao Hangar, na quinta-feira, para assistir a uma cerimônia de colação de grau e lá retornou, 24 horas depois, para a festa dos que, na véspera, haviam recebido o canudo, estranhou – mas não havia para quem reclamar – que o valor do estacionamento tenha pulado de R$ 5 para R$ 10. Pior: as cancelas eletrônicas estavam liberadas e o controle era feito manualmente. Em apenas 24 horas, 100% de aumento é estranho. Para não dizer muito estranho.

Selo

As ações de Responsabilidade Social Corporativa da Faculdade Estácio de Sá receberam, recentemente, o Selo de Instituição Socialmente Responsável 2013/2014, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior. Ao todo. 28 unidades do grupo foram contempladas. A Estácio do Pará está entre as contempladas por desenvolver, em 2013, a semana nacional da Responsabilidade Social.

São Cristóvão

Parece que todo mundo já se acostumou com a imagem de São Cristóvão na rotunda que dá acesso ao aeroporto. Por isso mesmo, ninguém repara mais na quantidade de fitas e de enfeites que os devotos colocam no santo. Já está demais. Parece até que o protetor dos motoristas está indo a um baile a fantasia. Com o devido e necessário respeito ao santo, claro. Mas está "punk".

Mestrado

O Centro Universitário do Pará começa, na próxima quarta-feira, a terceira turma de seus cursos de mestrado em Direito. O tema da aula de abertura, às 17h, será "o cenário atual da pós-graduação".

PJe

A palestra que marcará oficialmente a abertura do ano judiciário do TRT8 será proferida por um conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, que falará sobre a ampliação do Processo Judicial Eletrônico para toda a estrutura do Judiciário brasileiro. No final do ano passado, por unanimidade, o CNJ definiu o PJe como seu sistema de processo judicial eletrônico e determinou que todos os tribunais do Brasil preparem suas estruturas de tecnologia para instalar o sistema.

Óvnis

Tem o título de "Ilha de Colares na Amazônia-Fenômeno Prato Voador", do escritor Agildo Monteiro Cavalcante. O lançamento será no dia 14 deste mês, na sede da Prefeitura de Colares.

Gentileza

A professora Celeste Camarão Proença, usando de sua habitual delicadeza, presenteou os "imortais" da Academia Paraense de Letras com um exemplar de seu mais novo livro. Na sexta-feira à noite, quando começaram a ocupar seus lugares nas bancadas, os acadêmicos encontraram, ao lado da plaquinha indicativa do nome, a obra da escritora.

Celeste foi à Academia entregar ao troféu "Adalcinda Camarão", criado para o concurso de poesia em homenagem a Belém. A professora

e a poeta eram irmãs.

Enfim...

Ninguém pediu a opinião do Bernardino e, muito menos, a minha. Mas e o beijo gay, hein? O melhor de tudo é que ninguém mais vai ficar falando nisso. O encanto acabou. Agora podem beijar à vontade na novela, porque na vida real as pessoas nem prestam atenção para esse gesto. Quebrou-se um paradigma, mostrou-se a vida como ela é e, enfim, abriu-se uma enorme janela para ajudar a arejar o país contra o preconceito. É bom porque se passou a discutir, sem meias palavras, um tema impossível de ser escondido. Nesse sentido, também "Amor à Vida" foi um show. Como diria o Félix: "Pronto, falei".

Chaves

A Defensoria Pública do Estado devolveu, para a Academia Paraense de Letras, o prédio onde a instituição funcionou originalmente, na rua 13 de Maio. O presidente da casa, acadêmico Alcyr Meira, recebeu as chaves do prédio, que será restaurado. O projeto será um presente do escritório de Alcyr, que, como todos sabem, é um dos mais importantes profissionais da arquitetura desta terra.

Vitrine

 Belém amanheceu, ontem, coberta por um nevoeiro espesso e lindo. Quem acordou cedo e viu, ficou encantado. Estava a cara de Londres.

 Como pouca gente poderá ir a Roma assistir à sagração de dom Orani como cardeal, já está sendo formada uma caravana para a missa solene na Catedral do Rio.

 A coluna mantém a sugestão: os muitos amigos do novo cardeal poderiam convidá-lo para celebrar aqui uma missa. Seria a forma do povo, que já foi seu rebanho, homenagear o novo príncipe da Igreja.

 Nelson Chaves está, como se diz na linguagem do esporte, contundido e, por isso, afastado do futebol de que tanto gosta. Estaleiro por, pelo menos, trinta dias.

 As criações do chef Paulo Silva têm feito sucesso na sua nova cantina. Entre as novidades está a polenta com carpaccio de peixe.

 Saber, você sabe, mas é bom dizer: quem faz e acontece, seja com o titular, seja com o interino, no Bernardino aparece. E brilha. E como brilha.

 A empresária Mayara Hamad vai diversificar seus negócios este ano. A área gastronômica vai ser o seu foco.

 Bombou nas redes sociais a descoberta da semelhança física do jornalista Paulo Sílber com o ator Mouhamed Harfouch, que interpretou a personagem Pérsio, na novela das nove. São praticamente irmãos gêmeos.

 Pollyana Tavares, filha do casal Elieth e Pojucan Tavares, seguindo tradição familiar, diplomou-se em Direito.

 Foi um sucesso o curso Market Político para Candidatos, ministrado por Chico Cavalcante essa semana. O curso contou com o suporte da Marketing School, de Porto Alegre.

 Bom dia para o amigo e médico Arival de Brito, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.

 Cantinho da poesia: "A solidão uma jornada a olvidar/e, passageira, a escrever." Acyr Castro

 Uma linda segunda-feira

para você. A chuva será apenas um detalhe de poesia ao longo da jornada, porque ela não impede que a alegria brilhe em seu coração. Amanhã é dia de folga, mas, se Deus quiser, na quarta estarei aqui, outra vez. E o Bernardino manda lembranças a todos.

 Mensagens para esta coluna pelo email jcparis@orm.com.br, sob a responsabilidade de João Carlos Pereira.