05 de junho, 2015 - Belém

Bernardino Santos


Fechar rua, não!

  •  Continua a prática, nada simpática, de sindicatos e afins, fecharem ruas, impedindo o ir e vir dos cidadãos e engarrafamento no trânsito. Policiais assistem tudo como observadores, apenas. 
  •  Sou democrata, favorável a protestos justos. Mas não há direito que justifique bloquear ruas, avenidas e, até, rodovias federais. A polícia sabe - ou deveria saber - como dissolver sem problemas.

“Reforma” na pauta

Depois de esfriar a cabeça em Paris (que beleza, hein?), o deputado Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, retorna a Brasília na segunda-feira. Na quarta-feira recoloca na pauta a “reforma” política para definir a duração de mandatos, coincidência das eleições, cotas para mulheres, data da posse presidencial.

Paraense em Coimbra

Os livros “Corpo sem Sombra” 

e “A Torre de  Diaphanus”, do escritor paraense Sant’Ana Pereira, já falecido, integram, desde janeiro, o acervo da Biblioteca da Universidade de Coimbra, em Portugal. 

Congresso

A editora LTr realizará em São Paulo, de 22 a 24 de junho, o 55º Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho, reunindo a elite do Direito do Trabalho. O Desembargador Georgenor Franco Filho vai participar do evento. 

Nova equipe

O jornalista Luís Fernando Neri acaba de assumir a diretoria de Comunicação Social da Petrobras, com uma missão difícil: reduzir para 400 cargos do 1.000 existentes no quadro.

Emprego

O município de Canaã dos Carajás registrou 1.542 novos contratos com carteira assinada em abril, segundo informe técnico da Fapespa. Na sequência do bom desempenho de vínculos empregatícios entram, também, os municípios de Vitória do Xingu e Paragominas com 277 e 213 efetivações, respectivamente.

Indústria

Segundo informe técnico da Fapespa, a produção industrial do estado do Pará apresentou bom desempenho em março deste ano, principalmente, no setor de extração mineral, em que somente a mina de Carajás obteve elevação de produção da ordem de 17,8% no primeiro trimestre de 2015. 

Quinze anos

Ana  Carolina completa 15 anos e vai comemorar, em grande estilo, neste sábado, na Estação das Docas. A debutante vai receber os convidados ao lado dos pais Nilda e Ney Pimentel. O projeto de decoração é de Fátima Petrola e o bufê de Claúdia Moraes. 

O cerimonial é de Marília Ferreira.

Te contei?

Em todo o mundo, o Brasil é o 4º maior fabricante de motocicletas, ficando apenas atrás da China, Indonésia e Índia.  

Procissão

Os católicos celebraram ontem o dia de Corpus Christi, com missa, às 16h30 na Praça Waldemar Henrique. Depois, uma procissão, com cinco mil pessoas, rumo à Basílica de Nazaré.

Noite dos piratas

Já virou rotina na noite de Belém a invasão dos “táxis piratas” até o sol raiar. Junto com eles, os “mototáxis piratas”. Todo cuidado é pouco. 

Falta de educação 

Gente que não recebeu educação em casa continua ocupando vagas de idosos e deficientes nos estacionamentos públicos e privados.

Vitrine


  •  O deputado Celso Sabino apresentou na Alepa o Projeto de Lei que visa instituir a Feira do Artesanato Mundial (FAM) no calendário oficial de eventos do Pará.
  •  Atendendo a convite do presidente David Cohen, o associado Ormar Bellarmino Marques assumiu as funções de Diretor Social do Pará Clube.
  •  Marilia de Dirceu Velasco ganhou idade nova no último dia 4 e festejos com os mais chegados. Embora com certo atraso, vai daqui o meu abraço.
  • n O autor Caco Ishak lançará em Belém, no próximo dia 9, seu primeiro romance, “Eu, Cowboy”, escrito entre Salinas e Copacabana. 
  •  A crônica do Dênis Cavalcante de hoje, aqui no Magazine, tem o título: “Duas onças e um mico-leão”. Vamos ler.
  •  Eu não quero ter razão. Eu só quero é ser feliz e nada mais.
  •  O otorrino José Cláudio Cordeiro retornou de São Paulo, após participar do VI Congresso Ibero-americano de Implantes Cocleares.
  •  Adriano Seduvim deverá ser o novo coordenador do grupo Cabeça de Prata, da Assembleia Paraense. Tem bons projetos para o grupo. Terá o apoio da coluna.
  •  Bom dia para o amigo João Carlos Flexa, leitor da coluna, logo cedo, no café da manhã.
  •  Com prazer registro hoje o aniversário do Desembargador José Alberto Maia, que entre outras funções foi presidente do Tribunal de Justiça do Pará.
  •  Este “feriadão” não levou muita gente às praias. Salinas, a beira-mar do Atlântico está vazia. Os comerciantes lamentam o fraco movimento.
  •  O Boulevard Shopping será um dos patrocinadores do Casando-2015, que tem à frente Lílian Almeida e Fátima Petrola, com apoio das ORM.
  •  O colunista Adenirson Lage começa a trabalhar para a sua promoção anual, “A Noite da Fogueira” na sede social da Assembleia Paraense, com eleição da Miss Caipira. 
  •  Devido à alta estação, a Gol e a TAM programam voos extras para SP, Rio, Salvador e Fortaleza, no próximo mês de julho. Promoções só a partir de agosto.
  •  Só lembrando: já pediu a benção de sua mãe hoje? E da vovó?
  •  Cantinho da poesia: “Às vezes, no silêncio da noite, eu fico imaginando nós dois. Eu fico ali acordado, juntando o antes, o agora e o depois.” (Peninha).
  •  Por hoje é só. Agora me deem licença, a musa me chama. Volto domingo.