22 de maio, 2015 - Belém

Bernardino Santos


Diversidade

As notáveis Simone Daibes, Elane Castelo Branco e Ana Maria Faciola sob os holofotes da coluna.

Recentemente a ONU lançou o manual de igualdade no mundo do trabalho. O objetivo é combater a homo-lesbo-transfobia, que oferece diretrizes para a promoção dos direitos humanos de LGBTs.

Debutantes na AP

Neste domingo as bonitas debutantes do tradicional Baile das Flores, da Assembleia Paraense serão apresentadas ao quadro social, com desfile à pérgula da piscina do clube.

Paixão do Boi

Durante o próximo mês de junho a Secult vai patrocinar, na Estação das Docas, reedição do projeto Paixão do Boi que já faz parte da nossa cultura popular. Grupos da capital e do interior irão apresentar a tradição do boi bumbá.

O empresário Oscar Rodrigues e a esposa Jacira fazem um tour pela Europa. Hoje o casal está curtindo as belezas de Roma.

Restô do Paysandu

Com a nova direção dos irmãos Luiz e Antônio Martins, voltou a funcionar o restaurante do Paysandu, em sua sede social da Avenida Nazaré. O bufê, muito bom, tem a marca do ex-Treviso.

Perigo na rua

Diz o ditado popular que água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Por isso continuo chamando atenção da Semob para o perigo que representa o embarque e desembarque de passageiros dos ônibus, no meio da rua.  

O casal Nazaré e Edson Franco segue para a sua temporada anual no Rio de Janeiro

No varejo

Neste primeiro semestre o Pará atingiu um aumento de 2,9% no volume de vendas do comércio varejista em relação ao ano de 2014, mas não alcançou crescimento no setor. A informação é do Boletim do Comércio Varejista divulgado pela Fapespa.

Tributo a Billie Holiday

n O show “Billie Holiday - 100 Anos de Lady Day”, em homenagem ao centenário de Billie Holiday, será reapresentado nesta sexta-feira, no Teatro Estação Gasômetro, às 20 horas, sob o comando de Yuri Guedelha & Clube do Jazz e a participação especial de Cacau Novais, Dayse Addário, Léo Meneses, Natália Matos e Renata Del Pinho. 

n Um resgate do jazz do início dos anos 30 ao final da década de 1950. No palco, os cantores serão acompanhados pelos instrumentistas Yuri Guedelha (sax e flauta), Adelbert Carneiro (contrabaixo), João Berere (bateria), Tynnoko Costa (teclado) e Ziza Padilha (guitarra).

De futebol

Data vênia dos colegas da crônica esportiva, aqui vai uma. Empresário de plantão quer empurrar para o Paysandu o Obina. Lembram dele? Depois de refugado no eixo Rio-São Paulo e rodar pelo interior do Brasil, ele quer vestir a camisa do Papão. 

Coração

Cuide bem do seu coração. Médicos especialistas revelam que no Brasil acontecem a média de 720 paradas cardíacas por dia.

Armazém do Serruya

Em alto estilo o empresário Alberto Serruya inaugurou ontem o Armazém 500, sua nova casa de eventos no bairro do reduto, com um show do Paulo Ricardo e banda RP2. A casa tem espaço para receber grandes eventos, até com 1.500 pessoas. A festa inaugural contou com presenças vips de Belém.

Multa

Em Fortaleza agora é lei. 

Quem joga lixo na rua está sendo multado. Um bom exemplo para ser aplicado em Belém.

Fórum geográfico

Nesta sexta-feira acontece o encerramento do “Fórum Geográfico 2015” com a participação de professores e estudantes do curso de Geografia da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra). O evento ocorre no auditório da instituição de ensino.

Livre-se das fofocas

“Quando ouvir fofocas sobre você, tente voar alto, quando falarem mal sem ter motivos, só na intenção de lhe magoar, voe mais alto ainda e lembre-se as cobras não chegam nas alturas, elas só podem se arrastar.” (Autor desconhecido) 

Vitrine


  •  Nesta sexta-feira o projeto Pôr do Som faz o cenário da Estação das Docas com o Grupo Muiraquitã, nas danças e músicas do folclore paraense.
  •  A professora Célia Virgolino, da UFPA e UEPA, troca de idade amanhã. Ela passa a data em São Paulo, onde se encontra para defender sua tese de doutorado na PUC. Antecipamos os parabéns.
  •  E o Clube do Remo, com dois presidentes, hein? Isso já pirou piada e gozação para os rivais bicolores.
  •  Zélia Dacier Lobato e a filha Taíssa, há muito radicadas no Rio de Janeiro, estão desde ontem em Belém. Vieram rever familiares e amigos.
  •  O ex-deputado Itamar Francês faz aniversário hoje. Daqui vão os cumprimentos da coluna.
  •  Até agora Daniel Lopes deverá ser reeleito para a presidência da Assembleia Paraense, com Afonso Lobato, na vice. A oposição não apresentou chapa. A eleição está marcada para 18 de junho.
  •  Bom dia para o juiz federal Rubens Rollo d’Oliveira, leitor da coluna, logo cedo, no café da manhã. 
  •  A crônica de Dênis Cavalcante,  neste sexta, aqui no Magazine, está deliciosa. É sobre sua última viagem para São Paulo, ao lado de uma muambeira.
  •  Antecipamos os parabéns para o advogado Fernando Vianna, que ganha idade nova neste sábado. A esposa Betânia Franco Vianna vai pilotar os festejos em família.
  •  Hoje a cantora Jeanne Darwich inicia em um novo projeto de fados e músicas portuguesas no restaurante Casa do Bacalhau.
  •  Outro destacado aniversariante do sábado é José Wilson Malheiros, ex-magistrado do TRT e membro da Academia Paraense de Letras.
  •  Você sabe e repete: quem faz e acontece, no Bernardino aparece.
  •  Os escritores paraenses vão ter um estande destacado na Feira Pan-Amazônica de Livros.
  •  Dê bons livros a seus filhos. Incentíve-os à leitura. Quem não lê, não escreve nem fala. 
  •  Cantinho da poesia: “Não tenho tempo de desfraldar outra bandeira que não seja a da compreensão, do encontro e do entendimento entre as pessoas.” (Elis Regina)
  •  Por hoje é só, a musa me chama. 

Uma sexta-feira de muita luz e paz. Ama, canta, viva e seja feliz. 

Eu volto no domingo.