21 de maio, 2015 - Belém

Bernardino Santos


 Surpresa?

  • O advogado e professor Zeno Veloso, na foto com a esposa Lilian Veloso, acaba de retornar de Portugal, onde fez palestra na Universidade Clássica de Lisboa, durante um encontro de juristas paraenses e portugueses. Como sempre, brilhante. Não será surpresa se Helenilson Pontes deixar a pasta da Educação, após encerrada a greve dos professores. O ex-vice governador pode retornar a São Paulo.
  •  Também não será surpresa se a atual diretora geral Ana Cláudia Hage for efetivada como titular da Seduc.

Tempo de Miss

Hoje à noite acontece, na AP, a escolha das duas paraenses que vão representar o Pará na etapa final Miss Mundo Brasil, em Florianópolis. A promoção é das ORM e produção JK Prime.

Parque de contemplação

O Parque Estadual do Utinga que está nascendo com projeto do arquiteto Paulo Chaves, deverá se inaugurado em 2016. Será mais um espaço de contemplação e sensibilização.

Grãos em Paragominas

Paula Zumero Ferro e Silva, aqui com o marido Michel Ferro e Silva, vem se destacando como cronista.

Alberto Serruya faz uma grande festa hoje a noite para inauguar em alto estilo o seu Armazém 500.Sábado uma comitiva de executivos vai a Paragominas visitar a Coopernorte, que tem estande na Feira de Negócios daquele município. A Coopernorte é a maior cooperativa em produção de grãos do Pará.

Música erudita

Após apresentações em Minas e São Paulo, o maestro Miguel Campos Neto retorna a Belém e hoje, às 20 horas, estará no Theatro da Paz, junto com a Orquestra Sinfônica, com trechos das óperas mais celébres do grande compositor alemão Wagner.

  

Enlace

Cláudia Trindade de Miranda 

e Carlos Alberto Cunha de Souza vão celebrar o amor neste sábado, em cerimônia de casamento seguida de recepção na Casa dos Sonhos. Franciani Thill assina o bolo exclusivo para o casal. 

Congresso eucarístico

O arcebispo Dom Alberto Taveira Correa está com uma pauta de demandas destinado a angariar recursos para a realização do XVII Congresso Eucarístico Nacional, a acontecer ano que vem, em Belém.

Docas de Recife

  •  A nossa Estação das Docas, com seus únicos três galpões, vai ficar em segundo plano. O Cais do Apolo, antigo porto de Recife, está ganhando a sua “estação das docas”, maior que a nossa.
  •  Muitos bares e restaurantes já estão funcionando. Uma cervejaria, um galpão exclusivo para exposições, outro só para museu de artesanato e vendas de trabalhos dos artesãos de lá. Também teatro e auditórios. De quebra, um imenso Museu do Sertão, com tudo que pertenceu a Luiz Gonzaga.

A debutante Luiza de Araújo Costa Santos da Silva completa 15 anos na próxima sexta-feira e comemora com os mais chegados, na casa de seus pais  Luiz Cláudio e Solange Santos da Silva. Depois a aniversariante vai fazer um tour pelos Estados Unidos, presente de seus pais.Açaí, cacau e abacaxi

Segundo a Secretaria de Agricultura, o açaí rende perto de 2 bilhões de reais/ano e emprega 300 mil pessoas. Nossa produção de abacaxi é a maior do Brasil com 326 milhões de frutos. No cultivo do cacau a produção atual de 100 mil toneladas.

Chuva em 400 anos

Os poetas Ronaldo Franco e José Maria Vilar Ferreira estão finalizando o livro “Quatro Séculos de Chuva”, em homenagem aos 400 anos de Belém. Lançamento em janeiro de 2016.

Processo Civil

Com a participação de 150 interessados, termina hoje no plenário do TRE, o curso sobre o novo Código de Processo Civil no Direito Eleitoral, ministrado pelo professor-doutor José Henrique Mouta, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral.

Show de Raul

Muito bom o show do jovem humorista paraense Raul Franco junto com o Biquini Cavadão. Está bombando na internet.

Noite da poesia

A Fundação Cultural do Pará realiza nesta quinta-feira, 21, mais uma edição do projeto “A noite é uma palavra”. Os poetas Salomão Laredo, Alfredo Garcia e Klefferson Farias estarão no palco do Teatro Experimental Waldemar Henrique, a partir das 19h30, declamando seus poemas.  

Vitrine


  •  Álvaro Cordoval, presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Pará e da CDL- Belém, participa no dia 25 deste mês da XII Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa Curitiba.
  •  Yuri Guedelha estará nesta sexta-feira no Teatro Gasômetro com um show tributo por Billie Holiday. Imperdível. 
  •  O fotógrafo paraense Raimundo Carlos Gaby Junior, radicado nos Estados Unidos, vem a Belém para mostrar seus trabalhos  na XIX Feira Pan-Amazônica do Livro.
  •  A oncologista clínica Paula Sampaio segue hoje para o Rio de Janeiro onde participará do “Onco Master Meeting”, nos dias 22 e 23. Em seguida, vai para o Congresso ASCO 2015, em Chicago (EUA).
  •  Além dos “nem nem” está existindo agora, na classe média, a chamada “geração canguru”, formada por filhos de até 40 anos que não saem da casa dos pais.  
  •  Bom dia para o vereador Pio Veiga Netto, leitor da coluna, logo cedo, no café da manhã.
  •  Não! Eu não quero ter razão. Eu só quero é ser feliz e nada mais.
  •  Marcella Oliveira Monte Santo festeja seus 15 anos, neste sábado e, ao lado dos pais Janaína e Marcello Monte Santo, recebe os amigos na Maison Pomme D’Or para as comemorações.
  •  A crônica de hoje do Paulo Renato Bandeira, aqui no Magazine, chama  atenção pelo título “Cultura na Mesa de Bar”. Vamos ler.
  •  Todo cuidado é pouco! O mosquito da dengue sobrevoa Belém na companhia do chinkungunya.
  •  Só lembrando: já pediu a bênção de sua mãe, hoje? E da vovó? 
  •  Cantinho da poesia: “Beija-me as mãos, Amor, devagarinho.../ Como se nós dois nascessemos irmãos,/ Aves cantando, ao sol, no mesmo ninho...” (Florbela Espanca). 
  •  Por hoje é só. Agora me deem licença, a musa me chama. Volto amanhã. 

Até lá, amigos.