20 de maio, 2015 - Belém

Bernardino Santos


O cônsul de Portugal, Joaquim do Rosário, com Mário Paiva, presidente do Grêmio Literário Português, de quem recebeu as homenagens e o título de sócio honorário da agremiação.    A notável Gilda Medeiros, a eterna Miss Pará, na foto com o colunista Pierre Beltrand, troca de idade hoje, com os festejos restritos aos familiares. Daqui vai o meu abraço. Parabéns, Gilda.

Dólar com Tubman

O charme de Isabela Lima, Taissa Coutinho e Gabriela Florenzano, na noite alegre de Belém. (Foto: Luiz Bezerra). Os EUA vai lançar a nova nota de 20 dólares trocando a estampa do ex presidente Lincoln, como é tradicional, pela foto de uma negra, Harriet Tubman, que teve um papel de destaque durante a guerra civil americana,  lutando pela libertação dos escravos.

Pedras

Alexandre Amaral inaugura hoje a noite o Bistrô do Bispo, no hotel Atrium Quinta de Pedras. Mais um point que surge na noite alegre de Belém. 

O Remo não merece

Em nome da vaidade descabida estão fazendo tanta bobagem no Clube do Remo que prefiro nem comentar. O nosso Leão não merece.

Banguê

O grupo de Banguê 5 de Ouro da Vila de Maú, em Cametá, vira tema de documentário, que está em fase de pré-produção e será rodado agora em junho, pela Aturiá Filmes, dirigido por Vicente Caldas, com o apoio do campus da UFPA, em Cametá, coordenado  pelo prof. Doriedson Rodrigues

Auditoria no Ipamb

n Além do auditor-geral, seis auditores da Prefeitura de Belém fazem auditoria no Instituto de Previdência e Aposentadoria do Município de Belém. Só ao término da análise o prefeito Zenaldo nomeará o novo presidente. 

n Até lá, responderá pela presidência a economista e contadora Maria Eliete Barbosa da Silva, do quadro técnico da Universidade Federal do Pará, cedida à PMB para ser diretora-geral do IPAMB. 

Drinks

Chegou a Belém o premiado bartender Kennedy Nascimento. Veio para assinar a nova carta de drinks do restaurante Sushi Ruy Barbosa, que pretende ter um dos melhores bares da cidade.

Marajó no PPA

A prefeita de Ponta de Pedras, Consuelo Castro, incluiu nas demandas do Marajó para o PPA do Governo do Estado, que se realiza sexta-feira em Breves, a perenização do Lago Arari e as rodovias ligam os municípios marajoaras. Seria a tão sonhada  rota do turismo dos campos e praias do Marajó.

Piano no MEP

O programa “Bravíssimo”, desenvolvido pela Secult, no Museu do Estado do Pará, dá prosseguimento hoje à sua plataforma musical. A atração fica por conta do “Piano Quinteto Resonare” às 19h30, na Sala das Artes do MEP, dentro da programação da 13ª Semana de Museus, que segue até o próximo dia 24. A entrada é franca.

Postura

Da frente da Delegacia de Homicídios, até quase em frente ao prédio da seccional da polícia, em São Brás, o comércio de camelôs impede o trânsito de pedestres. Isso sem contar os ciclistas que trafegam nas calçadas.

Nasce uma cronista

Além de excelente professora e advogada, a jovem Paula Zumero Ferro e Silva se revela como cronista, escrevendo aos domingos, em O LIBERAL. Com um estilo leve, livre e talentoso ela vem coquistando os leitores desde sua estreia. Vai em frente, Paulinha.

Educação

Gilmar Pereira, secretário de educação de Cametá, trabalhando em silêncio, vem dotando as novas escolas com laboratórios, bibliotecas e ginásios esportivos e o mais importante com apoio  das comunidades, dos  professores constantemente reciclados e dos discentes.

Para refexão

“O Ser do homem não pode ser compreendido sem sua loucura. Assim como não seria o ser do homem se não trouxesse em si a loucura como limite de sua liberdade”. (Jacques Lacan)

Nota Triste

A registro triste da última sexta-feira foi o falecimento, em Brasília, de Maria Yeda de Mendonça Maroja, que era viúva do saudoso Stélio Maroja, ex-prefeito de Belém. Seu sepultamento aconteceu sábado, na capital federal. Amanhã, aqui em Belém, os familiares celebram a missa de 7º Dia, ás 18 horas, na Capela de Lourdes. Paz a sua alma.

Vitrine


  •  A escritora Talita Rebouças, um dos maiores nomes da literatura brasileira, está em Belém dia 30 de maio para autografar seus livros na Feira Pan-Amazônica do Livro.
  •  Adorei a coluna da Zildinha Sequeira, “Papo & Cabeça”, do último domingo, na Troppo, versando sobre inveja. É isso mesmo, Zildinha, “beijinho no ombro” para os invejosos.
  •  No próximo domingo o colunista Adenirson Lage promove um almoço na boate da sede social da AP, para homenagear as “mães do ano” escolhidas pelos diversos clubes de Belém.
  •  O médico e escritor Hilmo de Farias Moreira, destacado integrante da Academia Paraense de Letras, faz aniversário hoje. A esposa Marinalva vai comandar os festejos em família.
  •  Jefferson Goldenberg selou parceria com a badalada festa Capital Revival, que acontece no dia 19 de junho, no salão de festas da Assembleia Paraense.
  •  Bom dia para Andressa Malcher, leitora da coluna, logo cedo, no café da manhã.
  •  Se você tem 60 ou mais aninhos, vacine-se! Gripe não tratada pode matar.
  •  Embora com certo atraso abraço o companheiro Oswaldo Forte, repórter fotográfico de O LIBERAL, que aniversariou semana última. Parabéns, amigo.
  •  As tradicionais culinárias da França, Itália e Espanha ganharam versão em domicílio pelas mãos do chef Ray, em parceria com Cristiane Salomão.
  •  Entre os dias 25 e 27,  a fotógrafa Cristina Gemaque mostra seus trabalhos na boutique bar de Almir Dopazo. 
  •  Você sabe e repete: quem faz e acontece, no Bernardino aparece.
  •  A Amazônia Aventura vai ser responsável pelas atividades da primeira colônia de férias da fazenda da família Martins. Serão acampamentos educativos para crianças de 8 a 12 anos, na primeira semana de julho. Nada de papai nem mamãe por perto.
  •  No mês que vem, Henriette Segtowich lança o esquema especial de malhação para os que querem chegar na praia em forma, durante as férias de julho.
  •  Cantinho da poesia: “O coração tem moradia certa, fica bem aqui no meio do peito, mas comigo a anatomia ficou louca, sou todo coração.” (Maiakovski)
  •  Por hoje é só. Um dia muita muita luz e beleza para você. Amanhã eu volto.