17 de maio, 2015 - Belém

Bernardino Santos


A lindinha Juliana Landé, com seus pais Eduardo e Gabriela Landé, nas comemorações dos seus felizes quinze anos. (Fotos: GQ Stúdio)

Juliana Landé  com os avós paternos, Jorge e Luísa Helena Landé e avós maternos Ana Laura e Aluísio Chaves, em pose para o album de família, no Hangar. 

Vem, verão!

O prefeito Zenaldo espera o verão para acelerar as obras do BRT, de Icoaraci, com estação em frente ao Mangueirão. Quer inaugurar o trecho em 2016.

Questões polêmicas

No próximo semestre entra na pauta do Congresso a criminalização da homofobia e a regulamentação do casamento gay. 

Perdeu!

O PT quer de volta o mandato da senadora Martha Suplicy. Se conseguir, na Justiça, não será beneficiado. O suplente é do PR. 

Padrinhos

Os advogados Geraldo Sirotheau, Luiz Alberto Rocha e Luzimara Carvalho, postulantes à vaga de juiz do TRE-PA, cada um com seu padrinho político, estão na busca do chamegão da presidenta Dilma.

Perguntinha

Os empresários querem aumento nas passagens. Mas, por que, antes disso não trazem para Belém os modernos e confortáveis ônibus articulados?

Logomarca 70 anos

Agora, os documentos oficiais do Tribunal Regional Eleitoral são expedidos com a logomarca alusiva aos 70 anos de reinstalação da justiça eleitoral.

Maria de Belém

Na coluna “Nos Bastidores”, de O LIBERAL, o leitor encontrará hoje uma homenagem a Maria de Belém, filha do poeta Bruno de Menezes, que nos deixou há pouco.

Academia

O presidente da APL, Alcyr Meira, vai marcar a eleição do sucessor de Pedro Roumié na próxima plenária. A expectativa é que aconteça em junho. 

Evento

O Encontro Nacional de Entidades Sindicais de Economistas acontecerá no período de 20 a 22 de maio, no Hotel Princesa Louçã, promovido pela Fenecon e Sindecon-PA.

Ideal em festa

Hoje, o Grupo Educacional Ideal faz 38 anos. Os festejos serão com professores, alunos, ex-alunos, no Colégio Ideal a partir das 11 horas deste domingo.

Breu 

“O sistema está fora do ar”, informavam. Mandados para o espaço os agendamentos prévios. O posto do Detran da rua Antônio Barreto suspendeu, segunda-feira, a biometria nos processos de renovação da CNH.

Como ensinar?

Fica difícil ensinar teoria e prática da cidadania quando professores em greve queimam mandado judicial, depois de invadirem um dos espaços-sede do governo do Estado.

Direito

Programado para 2016, o lançamento do livro do advogado Michel Viana, com uma série de depoimentos e artigos dos principais nomes em Direito Tributário do Pará e de São Paulo.

Bragança

Dois museus particulares, em Bragança, estão organizando a comemoração dos 400 anos da Pérola do Caeté, em 2016. Uma grande festa vai marcar o acontecimento.

Melhor boteco

Com a “Festa da Saideira” o concurso Comida di Buteco anuncia dia 20, o melhor boteco da cidade.

Sal & Pimenta

Muros, paredes e barras dos presídios paraenses parecem feitos de látex. Só não foge quem não quer.

Cuide-se! O aedes aegypti está sobrevoando o céu de Belém transmitindo a febre Zika, mais violenta que a dengue.  

O Iphan procurou, mas não encontrou um altar centenário que desapareceu da Igreja de Sant’Ana.

Memória curta: o tucano FHC diz que a corrupção na Petrobras começou em 2002. Mas, quando... 

Os professores grevistas perdem o apoio e simpatia da população, quando resolvem fechar ruas e avenida.

Agora são os professores das escolas particulares que ameaçam paralisação com greve a partir de terça-feira.

O deputado delegado Eder Mauro ganha força em Brasília para comandar no Pará, o partido que surgirá da fusão do PSD com o PPS. Tremei, Jordy e Helenilson.

E aí, já assinou a carteira de trabalho da sua empregada doméstica?

Frase de idiota: “Se ela não for minha, não será de mais ninguém”.

Triste! Acidentes de moto continuam tirando a vida de jovens, em Belém.

Ser ou não ser: na Ilha de Marajó, ou se nasce vaqueiro ou escritor e poeta.

O prefeito vai saber agora. O posto da Sesma nos altos do Mercado de Carne, no Ver-O-Peso, não tem a lâmina coletora de sangue para o exame de glicemia.

Do meu amigo poeta: “A fada Justiça achou a vara de condão, a delação premiada”.  

Quem não deve começa a temer: os preços já não se sustentam por 48 horas. 

No jardim da paixão brotou uma nova flor: relação experimental. Que se traduz por: é, não é, talvez seja. 

O ministro Joaquim Levy parece ter tomado gosto pelas luzes dos holofotes e leds dos cinegrafistas. 

O médico e escritor Alfredo Oliveira, um dos intelectuais mais respeitados do cenário amazônico, agendou para o dia 9 de junho o lançemento de seu novo livro, “Conflitos e Sonhos de Um Aprendiz” com um roteiro de suas memórias.   

Vitrine

No próximo domingo, dia 24, a diretoria da AP faz a apresentação das debutantes do Baile das Flores, ao quadro social, na pérgula da piscina do clube.

Celeste e Lauro de Belém Sabbá completam hoje 40 anos de um bonito casamento. Daqui o meu abraço ao casal amigo.

Valorizando a fauna e a flora, Rosângela Leite desenvolve seu trabalho de conclusão do curso de Design de Moda da Fap, inspirada pela música Boiuna, de Waldemar Henrique.

Médico Fernando Augusto de Bastos, da NIO, está em São Paulo, participando do simpósio sobre biomateriais em implantodontia e periodontia. 

A bonita Taça Açaí, conquistada pelo Remo, bicampeão, que está em exposição no hall da sede azulina, na av. Nazaré, foi confeccionada pelo artesão paraense Ademir Landin.

Bom dia para o Desembargador Ricardo Nunes, vice presidente do TJ-PA, leitor da coluna, logo cedo, no café da manhã. 

"Começar de novo e contar comigo, vai valer a pena ter amanhecido...” (Ivan Lins)

Com uns quilinhos a menos, o “imortal” Edson Franco e a esposa Nazaré, se preparam para temporada no Rio de Janeiro.

Nosso cronista João Carlos Pereira escreve amanhã, no Magazine, sobre o valor de obras de arte, do tipo que o dinheiro pode ou não pode comprar.

A Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra) abriu inscrição ao vestibular do segundo semestre. São 1.150 vagas distribuídas entre 14 cursos superiores.

Incentive seus filhos à boa leitura. Quem não lê, não escreve nem fala.

Cantinho da poesia: “Quero toda sua louca liberdade/ Quero toda essa vontade de passar dos seus limites/ E ir além, e ir além.../ Quero sua risada mais gostosa/ Esse seu jeito de achar, que a vida pode ser maravilhosa...”. (Ivan Lins)

Por hoje é só. Um domingo iluminado e pleno de paz para todos. Amanhã, se Deus quiser, estarei de volta.