08 de maio, 2015 - Belém

Bernardino Santos


O cardeal D. Orani na abertura do encontro de Marketing Católico, em Belém.

Sarau feminino

O Conselho Estadual de Cultura do Pará vai promover uma série de saraus lítero-musicais, retomando uma tradição iniciado aos tempos em que a instituição era presidido pela professora Annunciada Chaves. Agora, sob o comando da professora Amarílis Tupiassu, o Conselho programou, para o início do próximo semestre, um evento muito interessante. A partir de uma pesquisa do historiador Vicente Salles, o conselheiro Gilberto Chaves vai montar um recital onde cantoras interpretarão peças assinadas por mulheres.  Se tudo der certo, o evento deverá ser montado na Igreja de Santo Alexandre.

Estudos eleitorais

O professor-doutor José Henrique Mouta Araújo é o próximo convidado do projeto “Estudos Eleitorais”, da Escola Judiciária Eleitora do Tribunal Eleitoral do Pará. Ele falará sobre o tema “Novo Código do Processo Civil no Direito Eleitoral”, dias 20 e 21 deste mês. Inscrições via internet.

Floração

Está  começando a floração dos ipês. Brasília está começando a ganhar novas cores. Em breve, os de Belém também florescerão. Para quem gosta, é um espetáculo fantástico.

Cooperação

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará assina amanhã  um Convênio de Cooperação Técnico-Científica com a Fiepa, IEL, Sesi e Senai na XII Feira da Indústria do Pará para promover ações integradas de atividades científicas e profissionais no âmbito da inovação, capacitação e pesquisa em ciência e tecnologia. O encontro visa a achar iniciativas inovadoras, criativas e empreendedoras para consolidar o processo de desenvolvimento do estado do Pará.

Safra

Tem tanta pupunha, mas tanta pupunha na praça, que o preço do quilo, finalmente, despencou. Já se encontra até de cinco reais.

Alemão

Estão abertas, até hoje, as inscrições para o Curso Livre de Alemão da Universidade Federal do Pará, promovido pela Casa de Estudos Germânicos. Há vagas para os seis primeiros níveis. Inscrições pela internet.

Geografia

A Universidade do Estado do Pará promoverá, de 23 e 26 de junho, o I Encontro de Geografia  2015, cujo tema é “A Geografia na Amazônia: desafios e perspectivas da pesquisa e do ensino, e objetiva agrupar um conjunto de trabalhos e discussões envolvendo temáticas relacionadas à questão das cidades na Amazônia.”

Ariano homenageado

O autor homenageado na próxima Feira  do Livro. Ele será lembrado por Antônio Nóbrega, que fará o espetáculo “Tributo a Ariano” e por José Castello, responsável por uma conferência sobre o autor do “Auto da Compadecida”.

Universidades

Belém vai receber, pela primeira vez, o Joint Road Show, um evento que está na terceira edição, no qual universidades de várias partes do mundo poderão expor as oportunidades de intercâmbio para os estudantes. A Universidade Federal do Pará receberá representantes de 18 universidades de 10 países diferentes, no dia 11 de maio, das 10 às 14 horas, no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia, o Ceamazon.

Elis, a Pimentinha

E por falar em Feira Pan, Júlio Márcio, autor da biografia de Elis Regina - que está vendendo feito água na praia, em dias de muito calor - confirmou que virá a Belém para um encontro literário.

Saudade

Os familiares e os amigos da professora Maria de Belém Menezes - a Beloca - se reúnem hoje, às 17 horas, na Igreja de São Joãozinho, na Cidade Velha, para missa de sétimo dia daquela a quem Câmara Cascudo chamava de “anjo da guarda dos analfabetos” e que era uma espécie de unanimidade entre nós: todo mundo gostava dela. 

Conceito

A Síntese e Cyrela recebem, amanhã, os clientes interessados em conhecer o conceito do Parque Jardins com um Festival de Carne.

Vagão & orquídeas

Ficou uma beleza a restauração do vagão do trem, instalado no Parque da Residência. Ele era parte da locomotiva que fazia a linha para Bragança. Em breve será reaberto ao público. Igualmente lindo está o orquidário do Parque, repleto de flores.

Marketing católico

Termina hoje, em Belém, o 20º Encontro de Marting Católico, promovido pelo Instituyto Brasileiro de Marketing Católico, que é presidido pelo “nosso” cardeal D. Orani João Tempesta.  Foram realizadas até ontem 15 palestras e, hoje, no encerramento, falam  o presidente-fundador da Rádio Milícia da Imaculada, frei  Sebastião, e os especialistas em marketing católico Guto Kater e Kater Filho. D. Orani foi um dos conferencistas do evento.

Vitrine

A coluna abraça, com antecedência de vinte e quatro horas, dois amigos deste espaço: o cronista Denis Cavalcante e o secretário Nicias Ribeiro, que aniversariam amanhã.

A acadêmica Edy-Lamar d’Oliveira viajou para o Rio de Janeiro, onde, ao lado do marido, Miguel, comemorou a chegada de idade nova.

Depois de uns diazinhos em Vitória, a psicóloga Mariana Carvalho Pereira retorna hoje a Belém, retomando suas atividades.

O ministro Carlos Veloso virá a Belém, em novembro, para participar de um simpósio internacional  em homenagem ao jurista Zeno Veloso - o sábio. 

Saber, você sabe; todo mundo sabe, aliás: quem faz e acontece, seja com o titular, seja com o interino, no Bernardino aparece. E brilha.

O jornalista José Luiz Raimundo - o Zé Luca, nosso querido e antigo colega de O LIBERAL - está lançando seu 30º filme, que tem o título de “O Vendedor de Passados”. O filme foi lançado no Festival de Cinema de Recife e Zé Luca concorre ao prêmio de melhor diretor de arte. O treiler, eu já vi,  é uma beleza.

A desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento está em Brasília, participando de um evento do Conselho Nacional de Justiça.

A Capela de Nossa Senhora de Lourdes precisa erguer novos altares laterais para as imagens de Nossa Senhora e do Sagrado Coração de Jesus. Toda ajuda é bem vinda.

Vera Cascaes está vivendo, em tempo integral, a chamada netocracia, período em que, segundo definição do “seu” colega Joaquim Antunes, os netos mandam. Ontem, Clara e Maitê completaram dez meses.

Bom dia para o amigo e “eterno presidente” da Academia Paraense de Letras, o romancista Hilmo Moreira, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.

Cantinho da poesia: “O meu poema é feito para ser imagem/(sem ser visto)/ e falar pelo silêncio /de um suspiro refletido” - Lilia Silvestre Chaves

Por hoje, o que há. Amanhã é dia de folga, mas, no domingo, aqui estaremos, ou Bernardino, ou eu, com notícias exclusivas. 

Desejo uma sexta-feira lindamente iluminada para todos.

João Carlos Pereira, interinamente.