06 de maio, 2015 - Belém

Bernardino Santos


As notáveis Carla Teixeira, Rafaela Chaves Tinney e Gabriela Landé, num dos points chiques da cidade. (Foto: Luiz Bezerra)

O engenheiro Benedicto Rossetti, na foto com a Laura Rossetti, troca de idade hoje. Ele é uma das figuras queridíssimas da sociedade e dono de uma rica e enorme legião de amigos. Aos muitos abraços que receberá hoje, junto os meus. Parabéns, amigo.

Dom Zico, o anjo

Certa vez escrevi neste espaço que Dom Vicente Zico era mais que um homem, era um anjo. Hoje, entre lágrimas de saudade os paraenses se despedem e celebram a subida deste anjo para o plano celestial.

Símbolo de sacerdote e de homem santo, não tenho receio de afirmar que Dom Zico foi, nos últimos 100 anos, o arcebispo mais querido pelo povo do Pará. Infinitamente amado.

Possuidor de um grande carisma ele sabia cativar as pessoas e, como Saint-Exupéry, se tornava eternamente responsável por aquilo que cativava.

Muito comunicativo, simples e popular, Dom Zico se relacionava com todas as camadas sociais sem fazer distinções. Da mesma maneira que recebia um grande empresário, recebia um humilde operário.

Nós, jornalistas, tínhamos com ele um relaciomento franco, aberto e cordialíssimo. Conversava sobre qualquer tema, até mesmo os polêmicos. Nunca se furtou a dar sua opinião. Estava sempre pronto a nos atender, pessoalmente ou por telefone, a qualquer hora do dia ou da noite. 

Foi uma perda irreparável para a igreja católica. Mas, Dom Zico continuará vivo em nossos corações. E para encerrar o texto, busco o poeta Mário Quintana: “Cantemos a canção da vida, na própria luz consumida...” 

Chaves no HOL

Muito boa a decisão do governador Jatene, indicando o médico Luiz Cláudio Chaves para o cargo de diretor geral do Hospital Ophir Loyola. Com grande experiência na medicina e grande conhecedor da saúde pública, temos certeza que ele fará um bom trabalho nesse hopital, onde já trabalha como médico há 36 anos. A posse do doutor Luiz Cláudio Chaves aconteceu na última segunda-feira e o trabalho já começou.

Perigo na Matinha

A falta que  faz um semáforo na travessa 3 de Maio  com a Antonio Barreto. Melhoraria o fluxo  de veículos pelo canal e evitaria constantes assaltos. Aliás, a polícia precisa  agir urgente naquela área da antiga Matinha que se tornou vermelhíssima de perigosíssima por causa das  inúmeras vielas, becos  e passagens que a bandidagem aproveita para se safar e esconder. Cuidado!

Cara de pau

No Jornal Nacional de segunda-feira, uma estudante muito elegante e bem vestida, reclamava que o MEC cortou seu financiamento do FIES e por isso o pai terá de vender um dos três veículos da família para cobrir os custos da jovem. E ainda mostrou a garagem com os veículos e a bela casa onde residem.   

Outra decisão, ufa!

Amanhã o nosso Clube do Remo volta para mais uma decisão, desta vez na Arena Pantanal, enfrentando o Cuiabá, em jogo valendo por uma vaga na Copa Sul-Amaricana. Aguenta coração!

Garoto de ouro

Choromingando muito, os cearenses dizem que o Paysandu passou a perna em Fortaleza e Ceará, trazendo para Belém o atleta Edinho, o “garoto de ouro do Pici”. 

Consultoria de estilo

Novidade na praça. Amanda Tupiassu e sua consultoria de estilo fazem um trabalho que entrega ferramentas para que cada cliente entenda quais caimentos de roupas, cores, formas, tecidos e acessórios traduzem e direcionam - de forma consciente - como ela quer ser vista.  

Feira da Indústria

Durante a XII Feira da Indústria do Pará, que começa hoje, no Hangar, promovida pela Fiepa, a novidade será o espaço aula show coordenado pelo Sebrae no Pará, com a proposta de aumentar o conhecimento dos participantes do evento com várias oficinas do setor da indústria de alimentos e bebidas,

Dom Casmurro na Fibra

Nos dias 8, 9 e 10 deste mês, o grupo Versivox juntamente com o grupo de teatro “Nós Outros” farão temporada no Espaço Cultural da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra), com os espetáculos “Dom Casmurro – o show”. Os eventos fazem parte do Projeto “Meses Machadianos”.

História

Na última segunda-feira, durante as comemorações  dos 115 anos do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, o professor doutor Elson Rocha Monteiro fez um pronunciamento que se constituiu numa verdadeira aula, sobre a História Social da Amazônia.

Democracia

“Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.” (Voltaire)

Salvando igarapés

Os povos indígenas Munduruku, da região de Itaituba, solicitaram e irão ganhar sanitários com fossas sépticas em alvenaria pois não querem mais poluir os igarapés que cortam as aldeias, trazendo doenças hídricas.  Índio, definitivamente, não quer mais só apito.

Vitrine

O presidente da Academia Paraense de Letras, Alcyr Meira, entregou, na última reunião plenária, o relatório das atividades desenvolvidas pela casa em 2014. 

A amiga Rose Coutinho Jorge partiu ontem de Brasília para um tour pela Europa, com um grupo de amigas.

O tradicional chá das debutantes da Assembleia Paraense será no próximo dia 19, na sede da Avenida Almirante Barroso.

Anna Maria Chaves da Cunha, viúva do saudoso professor Filadelpho Cunha, completa hoje 85 anos. Mas, em razão de luto recente na família, o evento não será comemorado.

Entre as novidades que o chef Ray apresenta especialmente para as mamães, no buffet de Lourdes e Beto Salomão, está o camarão a Piña Colada. Uma delícia.

O advogado e jornalista Walbert Monteiro, companheiro de muitas jornadas, faz aniversário hoje. Ao lado da esposa Tercília e dos filhos, os festejos serão em família. Daqui vai o meu abraço. Parabéns, amigo.

Belém vai sediar, no mês de agosto, o Congresso Médico Amazônico, que acontecerá no Hangar. 

Bom dia para o professor Manoel Moutinho, leitor da coluna, logo cedo, no café da manhã. 

Dê bons livros a seus filhos. Incentíve-os à boa leitura. Quem não lê, não escreve nem fala.

O chef José Angelo Vasconcelos vem recebendo elogios pelo seu filé marajoara, preparado com carne de baby búfalo, para o Circuito Gastronômico do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, que segue até o dia 31.

O personal Arthur Ferreira, que comanda o grupo Bio Running Team, tem levado os alunos da academia da família Segtowich a descobrir os benefícios da corrida de rua e a conquistar títulos.

Robson Martins festeja a publicação da fazenda da família, em Tracuateua, no Instagram,  com dicas de hospedagem no mundo todo.

Logo depois do Dia das Mães, Maristela Crispino já prepara tour fashion.

Cantinho da poesia: “Procuro um grande amor/ Que me deixe amar do jeito que eu sempre quis/ Se eu insisto me perdoa/ Mas procuro uma pessoa que ainda tenha tempo para ser feliz...” (Elymar Santos)

Por hoje é só. Agora me deem licença, a musa me chama. 

Amanhã eu volto.