04 de maio, 2015 - Belém

Bernardino Santos


Quilombolas

  • O elegante casal Jaqueline e Clóvis Malcher Filho, na noite chique de Belém. Hoje, Clóvis Malcher, que é acadêmico, será o orador oficial nos festejos dos 115 anos da Acedemia Paraense de Letras. O presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Daniel Lopes, quer avançar no processo de regularização de áreas quilombolas, dando atenção prioritária à questão. 
  •  Mais de 30 processos já estão na lista de prioridades do Instituto para 2015. Muitos deles, com o trâmite bastante acelerado.

Congresso

A editora LTr realizará em São Paulo, de 22 a 24 de junho, o 55º Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho, reunindo a elite do Direito do Trabalho. 

Academia aos 115 anos

Nova geração: Renata Franco, Helene Chachar e Yvete Franco, nos salões da sociedade, em pose para a coluna. (Foto: Luiz Bezerra)A Acedemia Paraense de Letras, presidida pelo “imortal” Alcyr Meira completou ontem 115 anos de fundação. Mas as comemorações serão hoje, ás 19 horas, com sessão especial que terá como orador oficial o “imortal” Clóvis Malcher Meira.

História

Também hoje o Instituto Histórico e Geográfico do Pará, presidido pela professora Anaíza Vergolina, completa 115 anos. Os festejos serão em conjunto com a Academia de Letras, com Elson Rocha Monteiro falando pelo instituto.

Triste

Mais de R$ 900 milhões o Brasil gasta anualmente com o tratamento de infectados da dengue. Dói. 

Encontro em Portugal

O Instituto Silvio Meira realizará nos dias 14 e 15 de maio o III Congresso Luso-Brasileiro, na Universidade de Lisboa. Participarão do evento juristas portugueses e os paraenses Adherbal Meira Mattos, André Malcher Meira, Clóvis Malcher Filho, Antonio José de Mattos Neto, Frederico Oliveira e Cézar Mattar. 

Fátima

Os paroquinanos de Nossa Senhora de Fátima deram início na última sexta-feira as celebrações no tempo da avenida Duque de Caxias. Mas a grande festa será dia 13 de maio, com grande romaria.

Nazaré

No próximo mês de junho a imagem peregrima de Nossa Senhora de Nazaré começa a visitar as cidades do interior do Estado, chamando a população para a festa do Círio de Nazaré.

A dança dos pontos

Algumas empresas comerciais e prestadoras de serviço instaladas no Entroncamento sofreram forte redução no faturamento com a ativação do anel viário. Um exemplo: oito paradas de ônibus foram remanejadas pela Semob. Consequência: queda de 70% do movimento. Muitas firmas estão migrando para outros pontos.

Cartas do Godinho

O escritor e advogado Sebastião Godinho passou o feriadão arrumando os kits e as cartas destinados aos “imortais” eleitores da APL, para a qual pretende se eleger. 

Orelhão

Poucas pessoas ainda fazem ligação de orelhão para telefone fixo. Com a chegada do celular, esse serviço está desaparecendo. 

Velhos tempos

Em Belém está voltando a moda de cobrir as camas com mosqueteiros. No velho centro comercial ainda se compra a peça.

Beiju

Aos domingos, na “Feira da 25”, ainda encontramos o famoso beiju chica, que pouco a pouco está desaparecendo. É nossa cultura se esvaindo.

Prorrogação

O Centro Cultural do TRE prorrogou, por mais duas semanas, a visitação à mostra da artista portuguesa Carmen Sousa, pertencente ao acervo do Museu da UFPA. Para quem não sabe, esse espaço cultural fica na rua João Diogo, ao lado do antogo quartel dos Bombeiros.

Moda na Feira

  •  Uma parceria entre o Curso de Design de Moda da Estácio FAP e o Senai-PA montará uma célula de confecção de roupas femininas e uniformes durante a Feira da Indústria, que acontecerá de 6 a 9 de maio, no Hangar. 
  •  O projeto iniciou com um concurso de criação de coleções entre os alunos, que apresentaram os desenhos dos modelos, tendo sido selecionados Fábio Purificação e  João Paulo Ramos, que confeccionarão as peças no decorrer da feira, com o auxilio de professoras de Corte e Costura da Escola do Senai. No encerramento da Feira, como culminância do projeto, as coleções serão desfiladas. A projeto está sendo desenvolvido pelas professoras Felicia Assmar Maia e Lilian Costa.

Cigarro mata!

Triste estatística. Mais de 200 mil brasileiros morrem anualmente vítimas do cigarro. 

Perigo

A falta que faz um semáforo na travessa 3 de Maio com a Antônio Barreto. Melhoraria o fluxo de veículos pelo canal e evitaria constantes assaltos. Aliás, a polícia precisa agir urgente naquela área da antiga Matinha, que se tornou perigosa.

VITRINE


  •  Na raça, com muito suor, com amor a camisa e sobretudo pela honra e digninade de cada atleta, o Clube do Remo sagrou-se bicampeão paraense de futebol. 
  •  A conquista deve-se muito aos torcedores que sempre acreditaram no time. Mas é imensurável o ganho que o Clube do Remo teve com o técnico Cacaio.
  •  Após a pessagens de muitos treinadores fanfarrões, o Remo tornou-se aguerrido e competitivo com um técnico regional.
  •  Aliás, a final foi entre dois técnicos “papa-chibé”, Cacaio e Lecheva. Isso deve servir de lição para muitos “cartolas” que dirigem nossos clubes.
  •  Agora, de peito lavado, o Leão Azul parte para a conquista da Copa Verde. Arriba, Leão!
  •  Logo depois do apito final, torcedores azulinos festejavam o título na Doca de Souza Franco. Uma onda azul cobriu a avenida.
  •  Numa referência ao goleador Rafael Paty, os remistas se divertem perguntando a todo instante: “2 a 0 tá bom pra ti?”.
  •  Bom dia para o grande azulino Raphael Levy, leitor da coluna logo cedo, no café da manhã. 
  •  O colunista Adenirson Lage promoverá um almogo no próximo dia 24, na AP, para homenagear as mães do ano que serão indicadas pelos diversos clubes de Belém.  
  •  O ex-deputado Oswaldo Brabo de Carvalho, veterano político sério e leal que nunca decepcionou seus eleitores e com grandes trabalhos prestados ao Pará, faz aniversário hoje. Aos muitos abraços que está recebendo, junto os meus com os melhores votos de felicidades. 
  •  No próximo domingo, Dia das Mães, o colunista Pierre Beltrand vai apresentar na sua revista Grand Monde aquele que vai homenagear como a Mãe do Ano-2015.
  •  O amigo Ernesto Dias trocou de idade ontem, com os festejos restritos aos familiares na residência de sua mãe Luzia Beatriz Dias. No próximo dia 8 ele sera homenageado com um happy hour” oferecido por um grupo de amigos.
  •  A cantora Gal Costa, dona de uma das vozes mais bonitas das Américas, vem a Belém, no mês de agosto, com o seu novo show “Ela Disse-se Assim” com músicas de Lupicínio Rodrigues.
  •  Cantinho da poesia: “Esse teu olhar, quando encontra o meu, fala de umas coisas que eu não posso acreditar... Doce é sonhar, é pensar que você, gosta de mim, como eu de você...” (Tom Jobim)
  •  Por hoje é só. Amanhã não tem coluna mas eu volto na quarta-feira.