01 de maio, 2015 - Belém

Bernardino Santos


Dona Dayse Sampaio 

com amigos na AP

Muito chique o jantar que comemorou os 95 anos de D. Daisy Gurjão Sampaio, na restaurante “Le Panoramique”, da Assembleia Paraense, com a presença de 80 amigos mais chegados. A aniversariante recebeu os convidados ao lado dos filhos, Graça Rocha (com o marido Francisco Alberto), Vera Sampaio e Carlos Sampaio (com a mulher Regina). 

Opção de compra

Já está sem a placa de “vendo” que estava, há duas semanas, afixada na parede da frente do que restou da carcaça do antigo Teatro São Cristóvão. O governo estadual, através da Secult, voltou a fazer opção de compra. A restauração (ou uma nova construção) do nosso teatro popular, está prevista para 2016.

Ajude

Se voce desejar fazer doações às vítimas do terremoto de Nepal, acesse a ONG inglesa Plan (www.plan.org.br), que atua em 70 países e vem apoiando crianças atingidas por essa tragédia.

No escuro

Usuários reclamam da precária iluminação da Biblioteca Central da UFPA, principalmente na área do  acervo principal de livros à consulta. Consta que até hoje o recurso do BNDES, para reformar e climatizar o setor de obras raras, não saiu. Será  que não há verba nem para adquirir  lâmpadas para o pessoal ler em melhores condições?

Volta à cena

O espetáculo “Animalismo - A Nova Ordem Mundial” volta à cena. Livre adaptação da obra do escritor George Orwell, o tema trata de desigualdade social, opressão e exploração, problemas que marcam nossa sociedade. A fábula poderá ser vista nos dias 2, 3, 9, 10, 17 e 18 de maio, sempre às 19 horas, no Fórum Landi, na Rua Siqueira Mendes, número 60, no bairro Cidade Velha, em frente à praça do Carmo, em Belém.

Romance

Amanheceu em Belém o “Olho de Boto”, livro ansiosamente aguardado pelo público leitor. O novo romance ficcional do escritor Salomão Larêdo, trabalho da editora paulista Empíreo, será lançado em Belém no dia 6 de maio - quarta-feira, na Livraria da Fox da dr. Moraes. Mas a pré-venda já está sendo feita nas livrarias da Fox, Saraiva e Cultura. 

Dia de luta

Celebra-se hoje o Dia do Trabalhador. Dá para comemorar alguma coisa? Mas, vamos à luta, que dias melhores virão. Já disse o poeta: “O sonho que sonhamos juntos torna-se realidade.”

Cadê a Sapotilha?

Sapotilha, fruta gostosa e abundante em nossa região, está vasqueira, como diz o nativo de Belém. Nos quintais dos imóveis urbanos da cidade havia sempre uns dois pés da fruta. No lugar, surgiram inúmeros edifícios. Desenvolvimento ou progresso?

Vitrine


  •  As floriculturas da cidade estão ansiando pela chegada do Dia das Mães, que é considerado o Natal do segmento.
  •  O veterano político Gerson Peres, detentor de vários mandatos legislativos, faz aniversário amanhã. Aos muitos abraços que irá receber, junto os meus. Parabéns, amigo.
  •  Marlene Coeli Vianna voltou de temporada na Disney, onde esteve em companhia da irmã, Márcia, dos sobrinhos e das sobrinhas-netas.
  • Juliana Freitas passa o final de semana à beira-mar, em Salinas, recarregando as baterias depois de haver ministrado um curso na Escola Judiciária Eleitoral do Pará.
  •  O advogado Eudiracy Silva já está na Europa, curtindo as delícias de Paris e Lisboa.
  •  Bom dia para a defensora pública Maria de Belém Pereira, leitora da coluna, logo cedo, no café da manhã.
  •  Não! Eu não quero ter razão. Eu só quero é ser feliz e nada mais.
  •  Josette Lassance está trabalhando num livro em que narra a experiência de haver percorrido o caminho de Santiago de Compostela.
  • Mais de 200 mil brasileiros morrem anualmente, vítimas do cigarro. 
  •  Durante a tarde de ontem muita gente saiu de Belém com destino a Mosqueiro e Salinas.
  •  “O tempo que a gente perde com prazer não foi perdido.” (John Lennon)
  •  Mário Antônio Moraes Vieira, presidente do Conselho Regional de Enfermagem, comemora idade nova neste sábado, com festa em família.
  •  Dê bons livros a seus filhos. Incentive-os à boa leitura. Quem não lê, não escreve nem fala.
  •  Cantinho da poesia: “O meu amor, tem um jeito manso que é só seu./ Que rouba os meus sentidos/ Viola os meus ouvidos com tantos segredos lindos e indecentes/ Depois brinca comigo/ Ri do meu umbigo e me crava os dentes, ai...” (Chico Buarque) 
  •  Por hoje é só. Um dia de muita paz, saúde, luz e beleza para você. 

Volto no domingo.