27 de abril, 2015 - Belém

Bernardino Santos


Pois é...

Certa parte da imprensa aposta em notícia ruim. Senão vejamos: no caso do Fies, um milhão e duzentos mil universitários são atendidos pelo financiamento e apenas 300 mil ainda não conseguiram o cadastro via internet. 

Mas parte da mídia esquece os números positivos para desancar com o programa, que por sinal é inédito no país.

Sou contra

Ninguém pediu minha opinião, mas digo logo que sou contra a redução da maioridade penal. Sou favorável à tese de mais escolas e menos cadeia. 

Novo diretor

O coronel médico Laerte Lobato Moraes, profissional dos mais competentes, assume amanhã a direção do Hospital da Aeronáutica de Belém. A cerimônia de posse será às 10h, no pátio do Habe, quando receberá o cargo do seu colega, o coronel médico Evandro Souza de Lima. 

Preocupação no ninho

De todo o Brasil, os tucanos passaram o fim de semana ligando para São Paulo, ao saberem que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso passou mal e foi levado às pressas para o hospital Sírio-Libanês. Mas, no dia de ontem, a assessoria da FHC dizia que foi só cansaço e, por isso, ele fez um  check-up cardiológico.

Avertano no youtube 

Uma entrevista que o professor e advogado Avertano Rocha deu, há mais de 20 anos, ao Museu da Imagem e do Som, disponibilizada recentemente nas redes sociais, faz sucesso agora no YouTube. Nessa entrevista, ele revela os bastidores da criação da UFPA, da qual foi um dos idealizadores, ainda com o nome de Universidade Federal da Amazônia , pois defendia um Centro Universitário único, reunindo os Estados do Pará, do Amazônia e do Acre, para defender a unidade da Amazônia como única no Brasil. A entrevista de Avertano, 20 anos depois, ainda está atualizadíssima.

Moda & estilo 

"Processos criativos e metodologia e desenvolvimento de estilo próprio” é o nome do workshop que vai ser ministrado por Sandra Machado no São José Liberto, fazendo parte do Encontro Paraense de Moda e Artesanato, que acontece em maio. 

No dia 14, a estilista participa de um talkshow no Teatro Gasômetro, quando também mostrará alguns looks de sua nova coleção. Também acontecerão exposições e um desfiles de jóias da Rommanel. O evento é promovido pela Associação de Costureiras e Artesãs da Amazônia, em parceria FAP.

Doe sangue 

Em razão das fortes chuvas em Belém, o Hemopa enfrenta queda no comparecimento de doadores. Por isso, a média do banco de sangue é considerada baixa. O Hemopa faz um apelo a toda a sociedade, no sentido de colaborar com a doação voluntária de sangue. 

Coisa rara

Corre pelo zap-zap: o próximo mês de agosto vai ter cinco sextas, cinco sábados e cinco domingos, o que só acontece uma vez a cada 823 anos. 

O grito dos prefeitos

Sentindo nos seus cofres a queda do FPM neste primeiro trimestre do ano em 8%, os prefeitos dos municípios começam a gritar. 

Adeus as armas

O título é de um filme famoso dos anos 60, mas vale para perguntar: Cadê a outrola poderosa CUT (Central Única dos Trabalhadores)? Deu adeus às armas?

Estudos Eleitorais

A doutora Juliana Freitas abre amanhã o ciclo de Estudos Eleitorais, promovido pelo TRE, que vai até o dia 30 deste mês. Inscrições pela internet.

Te contei?

É muito engraçado, mas é verdade. Na Câmara dos Deputados existe projeto de lei surreal, que visa criar a figura do juiz de paz da política. Pode?

Futebol em Bagre

O prefeito de Bagre, Kledson Rodrigues, promoverá torneio de futebol no dia do trabalhador reunindo 150 equipes do município. O time vencedor leva R$ 5 mil.

Vitrine

Foi muito bom o programa da Rede Globo passando em revista os seus 50 anos de jornalismo. Jornalistas que viveram essa década da emissora relembravam as grandes coberturas. 

O advogado Sérgio Mattos e Rosana Mattos completam hoje 20 anos de casamento, com muito amor e cumplicidade. Os festejos serão em família. Parabéns, amigos.

Em Belém, os atacadistas esperam incremento de 6% nas vendas do Dia das Mães. Tomara que seja.

A Fundação Cultural do Pará promove de hoje até o dia 30 de abril, a “I Semana de Dança”, em comemoração ao Dia Internacional da Dança. 

Será em Fortaleza, de 1º a 3 de outubro, o XX Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa.  

A pedagoga Adelayde Soares aniversariou sábado último e comemorou a data com um jantar em família. Parabéns.

Agora, aos sábados, o Hotel Princesa Louçã promove uma feijoada objetivando conquistar o público local, como nos velhos tempos.

Bom dia para o advogado Alfredo Casanova Ribeiro, leitor da coluna, logo cedo, no café da manhã.

Você sabe e repete: quem faz e acontece, no Bernardino aparece.

O músico e cantor Mário Cantuária faz aniversário amanhã. A esposa Rosana Cantuária vai comandar os festejos em família. A coluna antecipa os parabéns.

Muito bom o conjunto musical Ferrovia Tex Blues, que se apresenta no Manjar, com o melhor do blues. 

Nota dez.

Nação azulina em festa neste domingo, com a vitória do Clube do Remo, impondo a 2ª derrota consecutiva ao rival Paysandu e conquistando o título de campeão do segundo turno do Parazão.

Logo após o apito final, torcedores azulinos lotaram os bares do entorno do Mangueirão e da região da “Doca” de Souza Franco, numa alegria efervescente.

No próximo domingo o Remo volta ao Mangueirão para a decisão com o Independente, de Tucuruí. Será um duelo entre dois técnicos regionais: Cacaio e Lecheva. 

Só lembrando: já pediu a bênção de sua mãe, hoje? E da vovó?

Cantinho da poesia: “As estrelas me ensinaram que as noites fazem parte do futuro, destinadas a continuar no sentido do amanhecer...” (Cléo Bernardo)

Por hoje é só. Agora me deem licença, porque a musa me chama. Amanhã não tem coluna, mas eu volto na quarta-feira. Até lá, amigos.