24 de abril, 2015 - Belém

Bernardino Santos


A bonita Roberta Pinto da Silva Bastos, aqui com o marido Felipe Bastos, faz aniversário amanhã, com os festejos restritos aos familiares. (Foto: Tasso Sarraf)    

Direitos Humanos 

Entre os dias 27 e 29, será realizada em Belém a VI Conferência Internacional de Direitos Humanos, considerado um dos principais eventos para a advocacia e a sociedade civil,  promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional e pela OAB-PA.

O evento será no Hangar e deve reunir milhares de participantes, que debaterão acerca do tema “Efetivação dos Direitos da Igualdade”. A programação terá a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, e do presidente nacional da OAB, Marcos Vinicius Furtado Coelho.

Oito painéis, doze fóruns e diversas audiências públicas, além de três conferências magnas, compõem a programação. Haverá painéis sobre igualdade racial, igualdade de gênero, povos indígenas e desenvolvimento da Amazônia, entre outros. Povos da floresta, direitos LGBT, acessibilidade e direitos humanos, acesso à água e saneamento, realidade latino-americana e outros projetos.

O advogado Jarbas Vasconcelos, presidente da OAB-PA, está na organização e coordenação desse importante evento.

Saúde na praça

É hoje, 24, a grande ação do Bem Estar Global e Liberal Saúde na praça Batista Campos, com apoio da TV Liberal e demais veículos das ORM. O mutirão terá a presença, ao vivo, dos apresentadores do programa, com diversas ações gratuitas. Entre elas, a tenda da Prevenção ao Câncer, do Hospital HSM.

Boa iniciativa 

Para os alunos que querem sair do sedentarismo, a Universidade Federal do Pará criou o Projeto Segundo Tempo Universitário. As modalidades esportivas oferecidas são futsal, handebol, voleibol e basquete.  

Balé

Clara Pinto apresenta hoje o balé “Alice Ballet na Versão de Clara Pinto”, uma adaptação ao clássico espetáculo baseado na história criada pelo poeta e romancista britânico Lewis Carrol. Será apresentado às 20h, no Teatro Gasômetro, com reapresentação no sábado.

Pilotos marajoaras

Em todo o Marajó, a Marinha vem formando pilotos aquáticos com direito ao certificado e carteira  equivalente à de motorista. A maioria pilota embarcação escolar e tem uma semana de preparação em primeiros socorros, sinalização, cuidados com os passageiros principalmente na prevenção do escalpelamento.

Direito Civil

Direito Civil e Processual Civil são o tema do MBA que a Fundação Getulio Vargas iniciou ontem em Belém. Nesse Curso de Pós-Graduação, haverá a explicação sobre o novo Código de Processo Civil, na 1ª disciplina Tutela Jurisdicional Individual que será lecionada pelo professor Raphael Correa da Escola de Direito da FGV-RIO.

Ouvidoria

O advogado e psicólogo José Maria Martha, ex-ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, está escrevendo um livro sobre a importância da Ouvidoria na administração pública. O lançamento da obra será em outubro.

Direito

O Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra) completa, neste sábado, oito anos de existência, e está com suas portas abertas à comunidade e para todos que necessitam de assistência jurídica gratuita.

Vitrine

A Assembleia Paraense promove neste sábado uma noite italiana em sua Boate Aquarius, com o o cantor Guido Oddenino e o DJ Fábio Yamada. 

As irmãs Thais e Tainah Santos Veiga trocam de idade neste sábado e comemoram com um almoço no apê da bisa Mimi Santos. Antecipo o beijo que darei pessoalmente nas queridas netas. 

Amanhã é o Dia do Profissional da Contabilidade. Atualmente, há mais de 500 mil profissionais neste segmento atuando em empresas de todos os portes. A categoria merece parabéns.

Faculdade Integrada Brasil Amazônia exibe neste sábado, às 19 horas, o filme “Quanto mais quente melhor”. Essa atividade é uma parceria da Fibra com a Associação de Críticos de Cinema do Pará. 

Seria bom que as vagas para deficientes e idosos, nos estacionamentos públicos e privados fossem ocupadas apenas por aqueles a quem elas se destinam. Mas, vai da consciência e da educação de cada um.

Bom dia para o prefeito Manoel Pioneiro, leitor da coluna, logo cedo, no café da manhã.

Normalmente, as festas de um santo são realizadas no âmbito da igreja católica. Mas, com São Jorge foi diferente. Ontem o santo guerreiro foi celebrado na igreja, nos terreiros de umbanda, nos bares e casas de samba. 

Cuidado! Tido até então como forma segura de comunicação virtual, o popular “zap-zap” virou alvo de hackers. Não receba arquivos desconhecidos.

Dê bons livros a seus filhos. Incentíve-os à boa leitura. Quem não lê, não escreve, nem fala.

Cantinho da poesia: 

“Este é um poema de amor / tão meigo, tão terno, tão teu... / É uma oferenda aos teus momentos / de luta e de brisa e de céu...” 

(Cora Coralina)

Por hoje é só. Um dia luminoso, alegre e doce para todos nós. Ame, cante, viva e seja feliz. 

Amanhã eu volto.