03 de abril, 2014 - Belém

Bernardino Santos


Feira Pan e o Qatar

O Qatar, país da comunidade árabe, vai ser homenageado na feira Pan-Amazônica do Livro, que acontecerá de 30 de maio a 8 de junho, no Hangar. A escolha do Qatar se deve ao fato de ser um país de formação recente e, também, porque em 2014 se comemora por lá o ano do Brasil. É, portanto, uma forma gentil de reciprocidade. O escritor amazonense Milton Hatoun e Dorival Caymmi, cujo centenário se celebra este ano, serão homenageados. O muito conceituado escritor francês Roger Chartier estará na Feira no dia 5 de junho.

Uma das ações mais importantes da Feira é o CredLivro, que já virou lei, e destinará este ano cerca de R$ 4,4 milhões para docentes da rede estadual. Os professores receberão crédito no valor de R$ 200,00 para adquirir obras.

Apresentação

O novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, o muito querido D. Irineu Roman, será apresentado oficialmente ao rebanho católico no próximo domingo, durante a missa das 9 da manhã, na Catedral. Ele foi sagrado Bispo em sua cidade natal, Vista Alegre do Prata, no Rio Grande do Sul, no dia 19 de março.

Boate

Dentro da nova programação da Boate Aquarius, da Assembleia Paraense, a Banda Beatles Forever será a grande atração na “Boate de Sábado”. A tradicional festa do clube que ocorre todos os sábados inova neste ano, trazendo atrações de fora com música ao vivo. 

Bike & biblioteca

O prefeito Zenaldo Coutinho entrega hoje, a partir das 9 horas, 2.003 bicicletas a alunos de várias escolas da ilha do Mosqueiro. Amanhã, em Icoaraci, Zenaldo inagura revitalização da Biblioteca Municipal Avertano Rocha.

Jornalismo

Nos dias 7 a 9 de abril, as Faculdades Integradas Ipiranga promovem o II Encontro de Jornalismo e a IV Mostraki, no Teatro da Fundação Ipiranga. Na programação especial em alusão ao “Dia do Jornalista” - celebrado no dia 7 deste mês - exposição de trabalhos acadêmicos, palestras e mesa redonda com diversos profissionais de jornalismo.

Reitores

A reitora Ana Célia Bahia recebe hoje, às 9 horas, na sala de reuniões da reitoria da Unama, 19 reitores de universidades americanas, que estão em Belém para a viabilização de parcerias acadêmicas.

Pedagogia

O Centro Universitário do Pará encerra hoje o período de  inscrições para seleção de Pedagogo. Todo processo é feito pelo sistema eletrônico e vale o currículo Lattes. O candidato precisa, no mínimo, ter o título de especialista.

Francês escrito

A fundação Aliança Francesa recebe até amanhã inscrições para a quarta edição do concurso internacional de ortografia “Les Timbres de l’Orthographe”. No Pará, a Aliança Francesa é responsável pelas inscrições da etapa regional do concurso. O exame é uma ótima oportunidade para quem deseja avaliar seus conhecimentos na parte escrita e ainda concorrer a uma viagem a Paris.

Para participar do concurso, basta ter mais de 18 anos e não ter o francês como língua materna.

Boa música

Para colocar na agenda e marcar como prioridade do tipo imperdível: no dia 30 deste mês, no Arte Doce Hall, o grupo francês “Les Alizés” vai apresentar um concerto de harpa, flauta e violino. O concerto promete ser um grande espetáculo visual, com projeções de tirar o fôlego levando o público a uma viagem às profundezas do mar da Martinica e Guadalupe. Peixes de diversos tamanhos e cores parecem dançar ao som do trio.

Mais um

A pedido da diretoria de entidade, o desembargador Vicente Malheiros da Fonseca compôs o Hino da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho da 8ª Região. O hinista mais atuante do planeta, com um pezinho no Guiness Boock, vai completar, no próximo dia 6, 41 anos de magistratura trabalhista.

Chocolate

Começa hoje e vai até domingo, no Hangar, a segunda edição do Festival Internacional de Chocolate e Cacau da Amazônia, realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura e pelo Instituto Biofábrica de Cacau, da Bahia. A programação inclui palestras, cursos e mini-cursos, além da apresentação das principais novidades do setor. Entre os destaques, está a participação de especialistas internacionais, como o casal de indianos Andal Balu e Mannarsamy Balasubramanian, que falarão sobre uma máquina caseira criada por eles para a fabricação de chocolate. Paralelamente ao Chocolate, acontece, também no Hangar, a Flor Pará 2014, com oficinas de técnicas florais e a participação de expositores de todo o Estado.

vitrine

n    O pesquisador Emílio Vale Brito está debruçado sobre uma causa no mínimo curiosa: quer encontrar descendentes do caboclo Plácido, aquele que teve a graça de achar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. E-mails para esta coluna.

n    No próximo dia 12, Henriette Segtowich comanda um brunch em sua franquia de fitness para apresentar o programa de corrida “Bio Running Team”.

n    Os 50 anos de golpe militar foram lembrados por Chico Cavalcante, que em 1982, foi preso e enquadrado na lei de segurança nacional por organização de partido clandestino. Na época, ele era dirigente da Convergência Socialista, que combatia a ditadura. 

n    Paulo Morelli  e Lúcia Carvalho vão assinar a decoração da cerimônia religiosa e da festa do casamento de Paula Mendes Acatauassu Nunes com Marcelo Carneiro, dia 12 de abril, na Basílica e na Estação. A música ficará por conta de Samarone Lacerda.

n    Viva São José de Anchieta, o mais novo santo brasileiro! A canonização acontece hoje. É mais um Jesuíta com o nome no livro dos santos.

n    O médico Ricardo Antunes, diretor do Instituto Paulista de Cancerologia, vai ministrar a palestra no “Onco 2014”, evento de oncologia, que acontecerá durante o Congresso Médico Amazônico, em agosto,  no Hangar sob a coordenação do oncologista José Luiz de Carvalho.

n    Paulo Renato Bandeira escreve hoje, aqui no Magazine, a respeito de “Mulheres de Poeta”.

n    A distinta Gracy Marli Rego da Rocha aniversaria hoje e comemora a data cercada pelo carinho da família, à frente o filho Genilson Rocha.

n    João Lúcio Mazzini da Costa e José Seráfico de Carvalho autografam hoje, no Cine Olympia, a partir das 17 horas, o livro “Dando Nome aos Bois”. No mesmo local, Cid Benjamin lança “Graças a La Vida”; e Paulo Markun, “Que as armas não falem”. Os eventos fazem parte da programação “Lembrar para não esquecer”, do IAP, sobre os 50 anos do golpe militar.

n    Saber, você sabe; todo mundo sabe: quem faz e acontece, seja com o titular, seja com o interino, no Bernardino aparece. E brilha.

n    Hoje e amanhã, a partir das 

19h30, no  Hilton, as noites ganham sabor árabe, com participação especial do grupo de dançarinas da Escola de Dança de Ludmilla Raissuli. Norma Aguiar vai recepcionar os visitantes.

n    Bom dia para o amigo Álvaro Borges, diretor de jornalismo da TV Liberal e leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.

n    Cantinho da poesia: “Escrevo diante da janela aberta./Minha caneta é cor das venezianas:/Verde!... E que leves, lindas filigranas/Desenha o sol na página deserta!” Mario Quintana.

n    Por hoje, o que há. Desejo a todos uma quinta-feira plena de luz e de paz, com muita notícia boa. Até amanhã, se Deus quiser. Mensagens para esta coluna pelo email  jcparis@orm.com.br, sob a responsabilidade de João Carlos Pereira.