30 de janeiro, 2015 - Belém

Bernardino Santos


Questões polêmicas

  •  Nesta legislatura do congresso nacional, um dos pontos mais discutidos será a criminalização da homofobia e a regulamentação do casamento gay. 
  •  A polêmica questão deve pontuar os debates e embates entre os senadores e deputados, no decorrer do período legislativo.

Obras na AP

A diretoria da Assembléia Paraense, tendo à frente Daniel Lopes e Afonso Lobato, está realizando várias obras no clube. Além do novo prédio ao lado da sede, surgirá um espaço para os sócios da terceira idade e um resteurante chique ao lado do Central, com pista de dança e outras bossas.   

Paraense no TRT/RJ

A desembargadora paraense Maria  das Graças Cabral Viegas Paranhos assume hoje a presidência do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro. A nova presidente, que  atuou por muitos anos como juiza  do TRT/PA, ao se transferir para o Rio, submeteu-se a novo concurso para ingressar na corte trabalhista carioca.E foi aprovada entre os primeiros colocados. Marias das Graças é formada na turma da antiga Faculdade de Direito, que foi diplomada em 1971.

Aplausos

O Programa Universidade para Todos, o Prouni, completa 10 anos, facilitando o  acesso de muitos às universidades privadas. É a democratização do ensino.

Dor do parto

Nessa campanha contra as cesarianas desnecessárias há que se levar em conta a grana envolvida e a fuga à dor do parto normal, principalmente das mães estreantes.

PM quer apoio

O novo comandante da Polícia Militar, coronel Roberto Campos, pediu o apoio das comunidades. O mastruço é que as comunidades, antes do comandante, clamam por socorro à PM.

Estress

Não deixe que tristeza se transforme em depressão. Em todo o mundo, 350 milhões de pessoas sofrem do mal. 

O fórum de Jesus

Será, mesmo, que só agora descobriram o fórum no qual Jesus foi julgado? Em toda a História, lugar nenhum reuniu tamanho tribunal do júri. 

Liberdade

O massacre de Paris reavivou em corações e mentes a chama da liberdade de expressão, da liberdade da imprensa. Vive La France!

Tango em crise

Crise íntima na Argentina: o mercado está desabastecido de absorventes femininos. Cristina Kischner vai mal. 

Brasil: 7 X 1 ou 171?

Carioca não perde a piada. No carnaval de rua do Rio de Janeiro, o bloco do filho de Nelson Rodrigues – o Anjo Pornográfico – desfilará com enredo mais que sutil – “Brasil: 7 a 1 ou 171?” 

Belém-Mosqueiro

Em razão das “araras” da BR que determinam a velocidade de 40 km/h, uma viagem para Mosqueiro está sendo realizada em mais de uma hora. As tartarugas estão adorando.

Esconde-esconde

Agentes da Semob continuam se escondendo atrás das mangueiras de Belém, com talão de multa na mão.

Há jacu na Vigia

Em recente passado, na Vigia, o nome do bloco com motivação ecológica arrepiava. O vigiense tinha até samba-enredo do compositor Osvaldo Garcia, com refrão inocente: “há jacu pr’ali / há jacu pra cá / linda morena, há jacu a balançar”.

Pedalando 

Cresce o uso da bicicleta em Belém. Isso é salutar, pois não polui o ambiente, não gasta combustível e faz bem à saúde. Faltam apenas mais ciclovias. E viva a bicicleta! 

Folia de antigamente

Hoje, Yuri Guedelha e Sarau Brasil apresentam o show “Velhos Carnavais”, na Casa do Gilson . Será um reviver dos carnavais de antigamente, com marchinhas e famosos sambas das ecolas do Rio e Belém.

Cuidado!

Tido até então como forma segura de comunicação virtual, o popular “zap-zap” virou alvo de hackers. Não receba arquivos desconhecidos.

É ou não é?

Entra governo e sai governo e a cantiga é a mesma: apertar o cinto, reduzir os custos, diminuir orçamentos e outros mais.

Vale tudo 

A Praça da República aos domingos, com tantos ambulantes, já ultrapassou os limites do mercado persa...

Posse dos deputados 

 Luz, câmera e ação. Assim será a posse dos deputados estaduais neste domingo pela manhã dando início à 18° legislatura , com boa parte deles debutando no parlamento, a maioria ainda bem jovem como  Luth Rebelo, Tiago Araujo e Dirceu Ten Caten. O plenário já está demarcado com os nomes dos parlamentares por blocos, ficando nas fileiras da frente as bancadas do PSDB e PMDB, que têm maior número de membros. Após a cerimônia de posse, o presidente Márcio Miranda vai oferecer um almoço aos colegas.

Em Santarém

O deputado Airton Faleiro é o único deputado representante de Santarém e região na Alepa. A esposa dele, Raimuinda Monteiro, foi eleita pelo voto direto, reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Promessa

O secretário de Educação, Helenilson Pontes, prometeu aos prefeitos da Associação dos Municípios do Marajó (Amam) implantar o ensino médio regular em todas os municípios da Ilha. Vamos aguardar.

Caminhada

Para comemorar seus 33 anos, a PM Feminin realiza, no dia 7 de fevereiro, no Parque do Utinga, uma caminhada ecológica em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental.

Golpe em quadrinhos 

“ O Golpe de 64” é o tema do livro que Oscar Pilagalio  e Rafael Campos Rocha acabam de lançar, contando esse período da história do Brasil, em quadrinhos. 

Fertlização

Belém está recebendo muitas mulheres vindas do Suriname em busca da realização do sonho de ser mãe. A grande maioria tem procurado o Centro de Reprodução Nascer que apresenta taxas de 60% de sucesso na técnica de fertilização in vitro e se tornou referência internacional em reprodução assistida.

Vitrine


  •  A secretária de Administração do Pará, Alice Viana, foi eleita por unanimidade para a presidência do Conselho Nacional de Secretários de Administração, no biênio 2015/2016. 
  •  A simpaticíssima Norma Aguiar troca de idade amanhã e vai receber a manifestação de carinho de sua grande legião de amigos, da qual faço parte. À querida amiga, antecipo o meu abraço. Parabéns.
  •  Os ingressos para a festa da eleição da Rainha das Rainhas do Carnaval podem ser adquiridos nos quiosques da BIS, nos shoppings da cidade.
  •  O economista Wilton Brito, profissional dos mais competentes e mestre de várias gerações, faz aniversário hoje.
  •  Neste sábado, os maçons de Castanhal promovem um jantar dançante naquela cidade, com animação da Banda Orlando Pereira.  
  •  Bom dia para o advogado Afonso Lobato, leitor da coluna logo no café da manhã.
  •  Eu não quero ter razão. Eu só quero é ser feliz e nada mais.
  •  Dia 12 de fevereiro, acontece o tradicional Baile dos Artistas na Estação das Docas, quando será coroada a cantora e compositora Dona Onete como Rainha das Artistas.
  •  Ana Lú Seduvim programa para breve nova viagem de negócios a São Paulo.
  •  Antes de encerrar uma agradecimento ao companheiro João Carlos Pereira, que na minha ausência pilotou a coluna, sempre com muita bossa e talento. Obrigado, amigo.
  •  Só lembrando: já pediu a benção de sua mãe hoje? E da vovó?
  •  Cantinho da poesia: “Vieste de olhos fechados num dia marcado, sagrado pra mim. Vieste com a cara e a coragem com malas, viagens pra dentro de mim.” (Ivan Lins)
  •  Por hoje é só. Agora, me deem licença, a Musa me chama. Volto no domingo.