29 de janeiro, 2015 - Belém

Bernardino Santos


Memória & história

A presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Luiza Nadja Guimarães Nascimento,  que na próxima segunda-feira passa o comando da Corte para o desembargador Constantino Guerreiro, pretende lançar, amanhã, uma série de DVDs, contendo o depoimento de nove dos desembargadores que, nos últimos vinte anos, presidiram o TJ. Participam do Projeto os desembargadores Christo Alves,  José Alberto Maia, Climenie Pontes, Nazaré Brabo, Albanira Bemerguy, Milton Nobre, Romulo Nunes, Raimunda Noronha e Luzia Nadja. Todos contaram sua trajetória de vida até chegar à presidência do TJ.

Comida de Chef

  •  Quem participou da primeira versão do projeto “Comida de Chef” não vê a hora estar, no próximo domingo, no Curro Velho, degustando os pratos saborosíssimos preparados por grandes chef´s da cozinha paraense, a um preço muito convidativo.

  •  Participam do evento, organizado por Lilian Almeida e Regi Britto,  os chef´s dos Restaurantes Avenida, Brasileirinho, Belleville Espaço Gastronômico,  Maricotinha, 2 + 1 Produções Gastronômicas e Famiglia Trattoria. Estarão presentes também a lanchonete Circus, Brownie do Inácio, Brigaderie e Sweet by Sisters. 

Machida

O vice-campeão mundial de karatê Chinzo Machida, que recentemente acertou com o Bellator e irá voltar a lutar no segundo semestre deste ano, vai passar uma temporada nos Estados Unidos. O irmão e treinador de Lyoto Machida pretende se dedicar aos treinos. Ele se recupera de uma cirurgia no ombro e de contusões após vitórias consecutivas no RFA (Resurrection Fighting Alliance). Chinzo embarcará neste sábado, dia 31.

Ladrões

Quem precisar estacionar seu carro na avenida Presidente Vargas, perto da AP e do Theatro da Paz, deve ter cuidado redobrado. Os ladrões estão atuando ativamente naquela área, levando antenas e limpadores de pára-brisa, diante dos olhos dos “guardadores”, que têm a desfaçatez de cobrar dez reais, “antecipadamente”, por um serviço que não prestam. Ou alguém acredita que “flanelinha” vai impedir da os bandidos ajam? Diante dessa realidade, amigos desta coluna, que tiveram seus veículos saqueados, já decidiram que é melhor  pegar um táxi, porque o valor da corrida é bem menor que o prejuízo.

Melhorias

A Hydro Alunorte promove em Barcarena, até amanhã, a 10º edição do Seminário Integrado de Oportunidades de Melhorias, cujo objetivo é reconhecer as melhores inovações operacionais e técnicas implantadas pelos empregados da refinaria em 2014. Serão apresentados 28 projetos, nas categorias Meio Ambiente, Segurança & Ergonomia e Processo Produtivo.

Espiritualidade

No próximo final de semana vai acontecer o primeiro Encontro de Formação da  Diretoria da Festa de Nazaré . Na ocasião, haverá uma palestra ministrada pelo presidente Padre José Ramos, na qual será abordado o tema do Círio  2015 Maria, Mulher Eucarística.

Avertano conta tudo

O professor e “imortal” Avertano Rocha já concluiu a palestra que pronunciará hoje, às 19 horas, no salão nobre da Academia Paraense de Letras, sobre a nossa quase quatrocentenária Santa Maria de Belém do Grão Pará. A palestra revelará um episódio pelo menos curioso, envolvendo a presença aqui do escritor Mario de Andrade. Trata-se, como se diz atualmente, de um babado forte. Vale a pena comparecer a esse encontro da APL e a entrada é franca.

Tanto faz

Experimente ler a frase “subi no ônibus” de trás para frente e veja o que surge. Podem até chamar de cultura de internet, mas é muito interessante.  

Bloco Elka

Pelo nono consecutivo, o arrastão do Bloco Elka sairá pelas ruas do Bairro da Cidade Velha, levando  2.600 foliões que adquiriram as camisas e espera mais de cinco mil pessoas para o arrastão elétrico. A animação vai começar neste sábado, na Praça do Carmo. O cantor Eloy Iglesias é quem puxará o arrastão acompanhado da “Nervoselka”, bateria composta por integrantes do Rancho. A dispersão terá atrações nacionais, como a Orquestra Contemporânea de Olinda e “a banda do bloco “Empolga as 9”, do Rio de Janeiro. 

Vitrine


  •  Trabalhos assinados por Eliene Tenório, Geraldo Teixeira, Emanuel Franco e Jorge Eiró fazem a coletiva “Tudo que move é sagrado”, na Elf galeria de Arte.
  •  Padre Plutarco Almeida, muito querido na comunidade da Capela de Nossa Senhora de Lourdes, completa, no próximo domingo, 23 anos de vida religiosa, na Companhia de Jesus. A missa em ação de graças será às 7 da manhã. Em seguida, haverá o Café do CAC, cuja renda auxilia nas ações do centro Alternativo de Cultura “Padre Freddy”.
  •  Os médicos Lena e Clayton Alencar retornaram a Belém neste início de semana, depois de passar férias nos EUA. 
  •  Antônio César Neves e Jéssica Mara Lopes trocarão alianças no próximo dia 21 de fevereiro, em meio a uma cerimônia religiosa na Basílica, seguida de recepção no Hangar. O casal é filho de César e Sandra Neves e Gislaine Mara Lopes.
  •  O “Grupo Pensando o Bem” promove hoje, às 19 horas, no “Capital”, uma festa de carnaval apenas para mulheres. Carmen Peixoto e Celia Yamada comandam a programação, que terá animação da banda “Tropa de Choque”.
  •  Gisele e Marquinho Lourenço comandam, neste sábado, a confraternização dos familiares que, de anual, passa ser mensal. É isso aí: família que ri unida, permanece unida.
  •  Primeiro foi a pescada de onze quilos, que o funcionário levou para a casa do Mosqueiro do ex-governador Aurélio (e Mariete) do Carmo. Agora, apareceu, no mesmo espaço, uma preguicinha, já adotada, mas em liberdade, pelo casal.
  •  A arquiteta paisagista Márcia Lima afivelou as malas e seguiu para a Europa num tour que vai reunir lazer e trabalho. Ela aproveitará a estada no velho continente para buscar inspirações e novos conhecimentos.
  •  Saber, você sabe, mas nunca é demais repetir: quem faz e acontece, seja com o titular, seja com o interino, no Bernardino aparece. E brilha.
  •  A psicóloga Lorena Alves já reassumiu seu posto na Maternidade Saúde da Criança, onde atua na área de qualidade e segurança no atendimento a pacientes.
  •  Naíse e Ednaldo Correa se despedem de Belém, depois de uma temporada de dois anos aqui. O casal, que é extremamente simpático e deixa muito amigos aqui, vai passar um tempo na Europa, estudando. Ednaldo foi por o responsável pelas mudanças na área de informática do Tribunal de Justiça do Estado.
  •  Paulo Renato Bandeira escreve hoje, aqui no Magazine, sobre o número de crônicas que publicou em O LIBERAL: são trezentas.
  •  Bom dia para advogada Telma Leão, leitora desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.
  •  Cantinho da poesia: “Como se morre de velhice /ou de acidente ou de doença, /morro, Senhor, de indiferença. /Da indiferença deste mundo /onde o que se sente e se pensa  não tem eco, na ausência imensa. “ Cecília Meireles
  •  Por hoje, senhoras e senhores, o que há. Desejo uma quinta-feira feliz e luminosa para todos. Como diria a romancista Lindanor Celina, “sem sapato apertando, nem dente doendo”.
  •  Hoje termina minha interinidade e me despeço  com a ótima notícia do retorno, amanhã,  do titular absoluto deste espaço, o amigo Bernardino Santos. Até outra vez.
  •  João Carlos Pereira.