28 de janeiro, 2015 - Belém

Bernardino Santos


Posse no TRE

Hoje é dia de posse no Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Depois de dois anos de uma administração que em muito engrandeceu a Justiça Eleitoral do Estado, o desembargador Leonardo Tavares passa o comando da Corte para o desembargador Raimundo Holanda Reis, que terá como vice-presidente e corregedora a desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro. A cerimônia está marcada para as 19 horas, na sede do TRE. Juntos, terão como missão comandar as eleições municipais de 2016 e executar um vigoroso plano de trabalho, que pretende, entre outras ações, em dois anos dobrar o número de eleitores cadastrados no sistema biométrico. Hoje, 12,5% dos paraenses aptos a votar apresentam apenas a digital para identificação. Até o final de 2016 serão 25%.

Paraense

Uma paraense vai assumir a Presidência do Tribunal  Regional do Trabalho da 1ª. Região – o Rio de Janeiro. Trata-se da desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos, que nasceu na cidade de Porto de Moz. A posse será nesta sexta-feira, às 17 horas, no Theatro Municipal do Rio. Ela comandará a corte até 2017.

Folia

A sede campestre do Grêmio Literário e Recreativo Português, na rodovia Augusto Montenegro, vai recebera 15ª edição do Baile de Carnaval da Terceira Idade, que reúne os idosos atendidos nos diferentes polos do Programa Vida Ativa na Terceira Idade, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. O embalo vai ser no dia 11 de fevereiro.

Liberdade

Depois dos acontecimentos de 7 de janeiro, em Paris, o Salão de Outono da América Latina de São Paulo  resolveu lançar o concurso “Um cartoon pela liberdade”. Entre as vítimas do ataque, encontravam-se os cartunistas Charb, Tignous, Cabu e Wolinski, sendo os dois últimos padrinhos das duas últimas edições – 2013 e 2014 - do Salon d’Automne de Paris - salão de artistas que deu origem ao Salão de Outono, cujo princípio fundamental é a defesa da liberdade de expressão.

Projetos sociais

A ADVB-PA já deu início as suas ações planejadas para 2015. Na última semana, os diretores da associação estiveram presentes no lançamento da feira de negócios Paragominas Tem! e no bate papo com o ultramaratonista Márcio Villar, embaixador do projeto Juquinha. Uma das metas da ADVB para este ano é levar o nome da associação para os municípios do interior e ampliar sua participação em projetos sociais. 

Comida de Chef

Alguns dos mias importes chef´s de cozinha do Pará estarão reunidos, neste domingo, no Curro Velho, para o grande encontro do projeto Comida de Chef. Vejam quem vai estar lá, servindo iguarias de primeira, por preços muito em conta: Restaurantes Avenida, Brasileirinho, Belleville Espaço Gastronômico,  Maricotinha, Michele Murchyo Gastronomia Funcional, 2 + 1 Produções Gastronômicas e Famiglia Trattoria. Participam do evento a lanchonete Circus, Brownie do Inácio, Brigaderie e Sweet by Sisters. 

O evento, sob o comando de Lilian Almeida e Regi Britto, já virou roteiro obrigatório na cidade. Só tem coisa da melhor qualidade.

Arte & vida

Um grupo de voluntários, denominado “Arte Peça Vida” está trabalhando para conseguir a maior quantidade possível de material escolar para crianças que vivem ou convivem com HIV/AIDS. Todas as doações podem ser feitas na rua Senador  Manoel Barata, 1501, no reduto

Palco

O Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará, através da Escola de Teatro e Dança, abriu inscrições para os cursos de Teatro Infantil, Teatro Juvenil e Balé, que podem ser feitas no prédio da Escola de Teatro, na Rua Dom Romualdo de Seixas.

Vitrine

Como ontem não foi dia de coluna, deixei para hoje o registro do aniversário do nosso muito amado arcebispo emérito D. Vicente Joaquim Zico. Aos 88 anos, completados nesta terça-feira, ele é alvo permanente (e não apenas do dia de seu natalício) do carinho e de atenção de católicos e de pessoas de diferentes confissões religiosas. Foi um pastor admirável, porque amava incondicionalmente suas ovelhas. Hoje, é uma das raras unanimidades em Belém. Todo mundo ama D. Vicente. Daqui, meu abraço mais do que especial.

E por falar em grandes sacerdotes, quem aniversaria no sábado – dia em que também a coluna está fora do ar – é o querido padre Ronaldo Menezes, pároco de São Geraldo Magela, diretor do Museu de Arte Sacra e “imortal” da Academia Paraense de Letras.

Os bandidos não têm mais medo de nada e nem de ninguém: num gesto de puro vandalismo, roubaram o rabo de uma das sereias do belíssimo chafariz da Praça da República. 

Segue com sucesso a Quinta Cultural, na vinheria de Rodrigo Aguilera, com muito jazz a cargo dos músicos Kim Freitas e Elias Coutinho. 

Leva a assinatura da personal Aracy Santamaria toda a organização da nova casa de Carolina e Roland Massoud, no condomínio Água Cristal. 

Saber, você sabe, mas nunca é demais repetir: quem faz e acontece, seja com o titular, seja com o interino, no Bernardino aparece. E brilha.

Hoje é dia de abraçar um dos mais brilhantes profissionais do Estado, o médico Luís Claudio Chaves, que aniversaria. As comemorações serão comandadas pela esposa, Ana Cristina Chaves. 

O arquiteto Bichara Gaby está postando, na internet, fotos das fantasias para candidatas ao Rainha das Rainhas e dos  carnavais de escolas e blocos que levou para a avenida. Era no tempo em que se falava do carnaval de Belém como o terceiro do Brasil.

A coluna abraça o advogado e querido amigo Ophir Cavalcante Jr., que aniversariou e celebrou a data em Brasília, ao lado da esposa Maricy. 

O maior especialista em visagens e assombrações de Belém, o pesquisador Walcyr Monteiro aniversariou e ganhou abraços sem conta de sua legião de amigos e admiradores, entre os quais me incluo.

Bianca Franco, filha de Ana Celeste e Waldemar Franco, ganhou paparicos, beijinhos e parabéns de todo mundo. Ontem foi dia de soprar velinhas.

O presidente do Conselho de Administração do Centro Cultural Brasil Estados Unidos, Antônio Rodrigues da Silva Braga, comanda  reunião de Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária. Vai ser hoje, no Auditório do CCBEU, às 18h30.

Será em março que vem o II Workshop do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Universitário Bettina Ferro, dirigido pelo médico Francisco Palheta. Com o tema “Implante Coclear e Audiologia Clínica”, acontecerá no auditório do Laboratório Amaral Costa. 

Bom dia para o empresário Hélio Arruda, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.

Cantinho da poesia: “Começaria tudo outra vez/Se preciso fosse, meu amor/

A chama em meu peito/Ainda queima,/ saiba!/Nada foi em vão...” Gonzaguinha.

Desejo que esta quarta, dia de lua em quarto crescente, seja rica de bênçãos de paz, de saúde  e de amor para todos.

Amanhã, se Deus quiser, estarei aqui novamente. Interinamente, é claro.

João Carlos Pereira.