26 de janeiro, 2015 - Belém

Bernardino Santos


Comida de Chef

Está programada para o dia 1º de fevereiro mais uma edição do “Comida de Chef”, que reúne cozinheiras e doceiras de melhor qualidade, servindo pratos especiais por preços bem em conta. O primeiro evento aconteceu no “Curro Velho”. O segundo será no Polo Joalheiro e o terceiro está agendado para 8 de março. A “expert” Lilian Almeida está no comando do evento.

Imortalidade

O professor José Monteiro de Brito Filho vai ser empossado na Academia Brasileira de Direito do Trabalho, no dia  27 de fevereiro de 2015, às 19 horas, na sede da Academia Paraense de Letras. O presidente Honorário da ABDT, acadêmico Georgenor de Sousa Franco Filho, comandará a cerimônia. A cadeira 26 que o novo “imortal” ocupará é patronímica de  Joaquim Pimenta, tendo sido o último ocupante o acadêmico Irany Ferrari. 

Prorrogação

Foram prorrogadas até hoje as inscrições ao Projeto de Acesso a Cursos de Línguas Estrangeiras, da Universidade Federal do Pará. A prorrogação vale somente para estudantes que  já realizam os cursos de idiomas ofertados pelo Projeto e que queiram continuar o processo de aprendizagem. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet,

Cinema nacional

  •  Para quem gosta do cinema nacional, a notícia não podia ser melhor: seis filmes brasileiros chegaram à marca de mais de um milhão de ingressos vendidos em 2014: “Até que a Sorte nos Separe 2” e “O Candidato Honesto”, de Roberto Santucci; “Os Homens são de Marte... e é para lá que eu vou”, de Marcus Baldini; “S.O.S. Mulheres ao Mar”, de Cris d’Amato; “Muita Calma nessa Hora 2”, de Felipe Joffily; e “Vestido para Casar”, de Gerson Sanginitto), e 21 lançamentos nacionais fizeram mais de 100 mil espectadores. 
  •  Em 2014, foram lançados 114 filmes brasileiros, número consideravelmente maior do que a média histórica, mas ainda inferior aos 129 títulos lançados em 2013. Já o número total de longas-metragens nacionais exibidos nos cinemas no último ano foi ainda maior do que no ano anterior - 179 em 2014, em comparação aos 167 em 2013.

Belém de Ontem

Espaço Cultural Ministro Orlando Teixeira da Costa, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região retomou suas atividades em 2015, com a mostra “Belém de Ontem”, do artista plástico João Porto. A abertura da exposição foi realizada pela curadora do espaço,  a desembargadora Rosita de Nazaré Sidrin Nassar,

Joia orgânica

Vai ser amanhã, às 19 horas, no Laboratório das Artes da Casa das Onze Janelas, o vernissage da exposição “Inhanga”, do escultor e joalheiro paraense Téo Negrão. Contemplado pela bolsa para Pesquisa, Experimentação e Criação Artística de 2014, o artista é um entusiasta do conceito de joia orgânica, ideia que diz respeito tanto ao material usado na confecção da peça quanto à estética.

Voluntários

O programa Voluntários Albras promoveu a doação de 150 livros do ensino médio para a Associação Projeto Revisão Solidária, em Barcarena-sede, e 47 livros técnicos para a biblioteca do Núcleo de Ensino Permanente da Amazônia, na Vila dos Cabanos. A ação foi a primeira do programa este ano.

Folia

O primeiro domingo de fevereiro vai ser de folia, no Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto, com a realização do “Libertos na Folia”. O 6º baile de carnaval infantil da instituição terá como atração a banda de fanfarra “Ezequiel e Banda”. O baile reúne crianças e adultos, que dançam ao som de marchinhas dos antigos carnavais. A entrada é franca, começa às 17 horas e é promovida pelo Governo do Pará

Ceasa

A direção da Ceasa reuniu com produtores rurais de Marapanim, Maracanã e Igarapé Açu esta semana, para cadastrar os produtores para melhor organizar e facilitar a comercialização dos produtos advindos destes municípios.

Solidariedade

Quase duzentos ex-alunos do Colégio Salesiano do Carmo estão formando um grupo de ação, que já programou, para este ano, Missa mensal solidária, com arrecadação de alimentos a doação a entidades filantrópicas, celebração de Páscoa, festa junina, participação no Círio, com um pelotão, eventos culturais e celebração natalina. 

Curso de Patrimônio

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional recebe até o próximo dia 30 inscrições para o curso a distância para Formação para a Gestão do Patrimônio Cultural Imaterial, realizado pelo Centro Lúcio Costa, em parceria com o Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco. São ofertadas 50 vagas para o curso que acontecerá entre os dias 19 de fevereiro e 4 de maio, com aulas ministradas pela internet. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://inspirebr.com.br/ead. A seleção dos participantes ocorrerá no dia 10 de fevereiro.

Vitrine


  •  Um dos mais refinados intelectuais desta terra, o desembargador do Trabalho, professor e “imortal” Georgenor de Sousa Franco Filho, aniversaria amanhã. Como terça-feira não é dia de coluna, antecipo meu abraço. As comemorações serão em família, ao lado da esposa, Elza, e dos filhos Carolina e Georgenor Filho. 
  •  O professor holandês Petrus Shoenmaker, uma dos grandes facilitadores de oficinas de danças circulares dos povos, estará em Belém nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março para uma oficina. Ele vive em Holambra, há muitos anos, e é a sensibilidade em pessoa.
  •  A professora Raquelita Athias, uma das profissionais mais competentes na área de planejamento, começa o ano cheia de planos: vai aprimorar seus conhecimentos de hebraico e programou mais viagens internacionais.
  •  Dona Dica Frazão - considerada, com muita justiça, a maior artesã do planeta - aparece na mostra “A Arte da Lembrança”, numa fotografia de Luiz Braga, intitulada “Retrato de dona Dica Frazão 1999”. É a foto de uma foto emoldurada e pendurada na parede, na casa da artista, em Santarém. Uma pena que a mostra seja em São Paulo.
  •  O jornalista Walbert Monteiro está passando para um DVD as melhores mensagens que recebe no seu zap zap e, quando tiver uma boa quantidade, presenteará os amigos com elas.
  •  Saber, você sabe, mas nunca é demais repetir: quem faz e acontece, seja com o titular, seja com o interino, no Bernardino aparece. E brilha.
  •  Acadêmico Paulo Henrique dos Santos Ferreira presidirá, na próxima sexta-
  • feira, a primeira reunião ordinária da Academia Curuçalense de Letras. Todos os membros do silogeu deverão usar a pelerine.
  •  Bom dia para o amigo padre Ronaldo Menezes, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.
  •  Cantinho da poesia: “Quero-te mesmo, amor, na ausência ou na presença,/com rumores de sombra, alarde ou desafios./?Dormir num chão de luar à sombra de roseiras/ou sob os pirisais na baixada dos rios...” Adalcinda
  •  Meus votos de um início de semana ricamente abençoado para todos. Amanhã é dia de folga, mas, na quarta-feira, a coluna estará de volta. Comigo ou com o Bernardino.
  •  João Carlos Pereira.