18 de janeiro, 2015 - Belém

Bernardino Santos


Congresso Eucarístico

O arcebispo d. Alberto Taveira Correa será o anfitrião do jantar que vai abrir a série de eventos destinados a angariar recursos para a realização do XVII Congresso Eucarístico Nacional, a acontecer ano que vem, em Belém. O jantar será no dia 26 de fevereiro, no Hangar, com bufê de Vânia e Alípio Martins. A organização espera receber mil pessoas. O convite individual custa cem reais.

Posse no TRE

O Tribunal Regional Eleitoral  realiza no dia 28, às 18 horas, no Plenário do TRE, cerimônia de posse dos desembargadores Raimundo Holanda Reis e Célia Regina de Lima Pinheiro na presidência, vice-presidência e corregedoria do Tribunal. A sessão será presidida pelo desembargador Leonardo Tavares, que encerra seu mandato.

Carnaval

A Assembleia Paraense realiza hoje uma prévia do carnaval. A bateria show do Rancho não Posso me Amofiná fará um cortejo no clube, acompanhado de suas passistas e do grupo de patinadores. O cortejo irá divulgar o novo samba enredo do Rancho, que conta a história dos cem anos da AP, tema da escola jurunense no carnaval 2015.

Bastidores

Fafá de Belém volta hoje à coluna Nos Bastidores para falar sobre a emoção de haver cantado para três Papas e aproveita para dizer o que pensa sobre João Paulo II, Bento XVI e Francisco. Muito interessante.

Preciosidades 

  •  A mostra “Tempo em Recortes”, a ser inaugurada no dia 19, às 19 horas, no Museu da UFPA, reúne trabalhos de grandes artistas como Antonieta Feio, Armando Balloni, Augusto Morbach, Benedicto Mello, Carmen Sousa, Denys Puech, João Pinto, Manoel Pastana, Ruy Meira, Theodoro Braga e Valdir Sarubbi, todos do acervo do Museu, conservados com notável cuidado técnico. Há também uma obra do italiano Joseph León Righini, que viveu no Brasil por quase três décadas, a maior parte em Belém, e é considerado o maior paisagista da Amazônia no século XIX.
  •  De todos os trabalhos escolhidos para ilustrar o calendário da Universidade e, depois, transformados em coletiva, um chama  especial atenção: trata-se da tela “Belém do Pará”, de Righini, pintada em 1868 e a mais antiga exposta em um museu, retratando a cidade. Ela pertencia a D. Pedro II, que a doou a uma sobrinha, casada com um duque francês. A obra ficou em Paris e foi comprada, nos anos 60, para integrar o acervo da Universidade. 

Conscientização

Janeiro é o mês da conscientização contra o câncer de colo de útero, o terceiro que mais mata mulheres no Brasil. O Norte, infelizmente, é a região com maior incidência da doença.

Nova chance

As inscrições para a 7ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo foram prorrogadas até o fim do mês. Repórteres, fotógrafos e cinegrafistas que desenvolveram pautas sobre pequenos negócios e empreendedorismo entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano passado podem disputar os prêmios, que somam R$ 90 mil. Há oportunidades para quem atua em jornais, revistas, emissoras de rádio, TV e sites de notícias de todo o Brasil. Cada profissional pode inscrever até 3 trabalhos. A grana é boa. 

Cena mosqueirense

O caseiro do ex-governador Aurélio do Carmo, no Mosqueiro, fez uma surpresa ao chefe, esta semana. Apareceu com um filho de onze quilos, recém-pescado, ainda pendurado no anzol. Dr. Aurélio e Mariete vão preparar um super almoço com o filhotão.

Como antes

Quando foi montado o presépio no altar da praça santuário, em Nazaré, a imagem peregrina de Nossa Senhora foi mudada de lugar e passou a olhar para a avenida Nazaré, no sentido da mão. Agora, quando a cena do nascimento de Jesus foi retirada, a santinha retornou à posição original e está de frente para a Basílica.

Sem gazeta

Os pais dos alunos do Colégio Moderno vão ter certeza de que seus filhos chegaram ao colégio e que lá permanecem até a hora da saída. A instituição criou um sistema de catraca eletrônica, que registra, no celular dos responsáveis, o movimento dos estudantes. Funciona como um cartão de ponto.

Vitrine


  •  O médico José Américo Souza e a desembargadora aposentada Maria de Nazaré Brabo de Souza completam, na próxima semana, 47 anos de feliz casamento. São as chamadas bodas de Jaspe, uma pedra dura e sólida, de cor vermelha (a da paixão), que representa a firmeza da relação. As comemorações serão na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.
  •  Célia Jacob e Francisco Cardoso retornaram do Rio de Janeiro, um tanto bronzeados, trazendo notícia do calor, da limpeza da praia de Copacabana (lixo zero) e do belo musical em homenagem ao Chacrinha. Bem-vindos ao tempo da chuva.
  •  O médico e professor José Miguel Alves Filho é o novo secretário adjunto de Saúde do Estado. Enriquece, e muito, a equipe de Heloísa Guimarães.
  •  A nova mania do artista plástico (e gráfico) José Vasconcelos Paiva é fotografar portões de ferro de seu amado bairro da Cidade Velha. Está descobrindo verdadeiros tesouros, para os quais pouca gente liga.
  •  A professora Jane Felipe Beltrão, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará, faz parte da nova diretoria executiva da Associação Brasileira de Antropologia.
  •  Gabriel Chaves  será um dos homenageados do tradicional Baile dos Artistas, pelo seu trabalho e pelo projetos culturais que vem realizando.
  •  O advogado Nelson Sousa deverá ser o vice na chapa de situação da OAB estadual, encabeçada por Alberto Antônio Campos. Jarbas Vasconcelos irá para o Conselho Federal, juntamente com Jorge Borba.
  •  O médico Nelson Silva completou idade nova e festejou a chegada dos seus 60 anos ao lado da esposa e amigos com um surpreendente bolo assinado por Franciani Thill.
  •  Como acontece, quando o titular está ausente o espaço “sal & pimenta” sai de cena. Só o Bernardino pode salgar e apimentar a coluna. Sorry.
  •  Joanna Marins, filha de Tânia e do saudoso “chef” Paulo Martins, está produzindo um tipo especial de tucupi, o chamado tucupi preto, que serve para ser usado como tempero e condimento de carnes. Invenção tipicamente paraense.
  •  Rosival Nassar, diretor clínico do Centro de Reprodução Nascer, tem como meta para 2015 ampliar o número de casais beneficiados com o Programa Acesso, em parceria com um importante laboratório farmacêutico. O Nascer é o único credenciado no Pará para subsidiar os tratamentos.
  •  Saber, você sabe, mas nunca é demais repetir: quem faz e acontece, seja com o titular, seja com o interino, no Bernardino aparece. E brilha.
  •  Bom dia para o “gentleman” Antônio Farah, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.
  •  Cantinho da poesia: “Do rio que tudo arrasta se diz que e violento/Mas ninguém diz violentas/As margens que o comprimem.” Bertold Brecht
  •  Desejo que este domingo seja luminoso e feliz para todos. Amanhã, se Deus quiser, eu volto. Interinamente, é claro.
  •  João Carlos Pereira.