16 de janeiro, 2015 - Belém

Bernardino Santos


Azul

No mês do aniversário de Belém, o edifício-sede do Tribunal de Justiça, na Almirante Barroso, cobriu-se de azul. Nem o claro, do Paysandu; nem o escuro, do Remo. Mas o azul Belém da bandeira do município.

Torre

Outro cartão postal da cidade, a torre da nossa TV Liberal Canal 7, está lindamente iluminada de azul.

Seminário 

 A Associação dos Diplomados da Escola superior de Guerra no Pará programou para novembro a realização do seu I Seminário, que terá como coordenador o coronel do Exército brasileiro Valmir Pacheco, do Comando Militar do Norte. O evento vai discutir o tema “ Adesg, planejando a Amazônia para o cidadão”.   

Falso arquiteto

A gente sempre se assusta, quando vê uma reportagem com um falso médico, mas é bom lembrar que o exercício ilegal de outras profissões também envolve altos riscos, como é o caso da arquitetura. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará

conseguiu, pela primeira vez, a condenação de um falso arquiteto. A pena é o pagamento de cestas básicas, mas pode ser revertida em prisão, caso seja descumprida. 

Aprendizes

Serão conhecidos, no próximo dia 19, os 25 novos Jovens Aprendizes da Hydro Alunorte. O processo seletivo contou com os 500 estudantes de Barcarena e Abaetetuba, que passaram pelas diversas etapas de provas. Os jovens terão aulas teóricas, realizadas no Senai, em Barcarena, e prática na refinaria para concluírem o Curso Básico de Operador de Processos Químicos, criado com base no processo produtivo da empresa.

Fotografia

Pelo quinto ano seguido, a Fondation Alliance Française de Paris promove o Concurso Internacional de Fotografia que, em 2015, com o tema “Clima, estado de urgência”, chama atenção para os problemas globais em relação ao meio ambiente. O concurso. que acontece com apoio das Alianças Francesas de todo mundo, é promovido no Pará pela Aliança Francesa de Belém. O período de envio das fotografias vai  até o próximo 14 de maio.

Conciliação

Veja que coisa interessante, que poderia ser adotada em todo o Brasil: todo documento oficial que for emitido pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, este ano,  deve conter a frase “Conciliar também é realizar Justiça”. A medida vai fortalecer a cultura da conciliação e da mediação entre todos os agentes da Justiça daquele Estado, assim como provocar a reflexão sobre a possível resolução dos conflitos de maneira não judicial, mas negociada. 

Observatório

Um grupo de entidades de classe está se reunindo para formatar o perfil da clientela do Pará em 2015. Integram o Observatório do Consumidor Paraense o Conjove, o Corecon-PA, a Fecomércio, o Sebrae-PA, a Fapespa e a ADVB-PA. Os resultados do estudo serão apresentados em novembro deste ano, entretanto, algumas parciais saem antes. 

Mídia

O professor e jornalista Rodolfo Marques está trabalhando em sua tese de doutorado, que tem tudo a ver com o momento presente: ele estuda a regulamentação da mídia, analisando as realidades do Brasil e da Argentina. Rodolfo é servidor do Poder Judiciário e faz doutorado em Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Posse

No próximo dia 29 de janeiro, o economista paraense Eduardo Costa será reconduzido ao cargo de conselheiro federal no Conselho Federal de Economia. Ele é o único representante do Estado na entidade. A cerimônia de posse será em Brasília.

Não vem

Convidado para participar do aniversário da Diocese de Castanhal, em fevereiro, o cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta, lamentou profundamente não poder vir ao Pará. A data coincide com o consistório convocado pelo papa Francisco, a ser realizado no Vaticano. Na condição de Cardeal, não pode faltar.

Terra legal

A Prefeitura, ainda no clima da festa dos 399 anos de Belém, promove, hoje, a entrega de aproximadamente 300  títulos de regularização fundiária da parceria entre o Governo do Estado do Pará. A solenidade, coma presença do prefeito Zenaldo, vai ser no templo da Assembleia de Deus, na Comunidade Canarinho.

Planos

O desembargador aposentado e Ouvidor Agrário  do Tribunal de Justiça Otávio Maciel dizia, no melhor humor do mundo, que pede a Deus uma única coisa: quer apenas mais 17 anos de vida. Aos 83, ele sonha em chegar ao centenário e pretende trabalhar até o dia da festa dos 100 anos.

Vitrine


  •  O ministro Walmir Oliveira da Costa, do Tribunal Superior do Trabalho, foi eleito membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. Paraense, o Ministro é natural da cidade de Irituia.
  •  Vanessa e Rafael Larêdo estão radiantes com a chegada de Saulo, o mais novo bebê da família Larêdo. O chá de Saulo está sendo organizado por Michelle Blois e será comemorado com familiares e amigos.
  •  Rosa Lúcia e Antônio Soares se preparam para celebrar, no próximo dia 17, 46 anos de feliz união.
  •  João Augusto Lobato Corrêa, filho de Judmeire e Raimundo Nonato Corrêa, recebe o grau em Odontologia pelo Centro Universitário do Estado do Pará. Os festejos serão no salão da Assembléia Paraense, no próximo sábado.
  •  Hoje é dia de abraçar o advogado Sérgio Couto, que aniversaria, a e comemora a data em família. Amanhã, quando a coluna está de folga, todos os abraços serão para Margarida Cruz Xerfan, esposa do empresário e ex-prefeito Sahid Xerfan.
  •  A designer Alessandra Forte abre 2015 com novas parcerias junto a arquitetos paraenses e promete lançamentos na grife na cidade.
  •  Arlindo Guimarães estuda o lançamento de um novo produto em sua premiada cervejaria da Estação das Docas, desta vez em parceria com o mestre cervejeiro norte americano Chris Kirk.
  •  Carla Adrião - que está linda! - aniversariou e ganhou carinho da família e dos amigos.
  •  Saber, você sabe, mas nunca é demais repetir: quem faz e acontece, seja com o titular, seja com o interino, no Bernardino aparece. E brilha.
  •  Tânias Gietas conseguiu o feito de deixar-se fotografar, como se estivesse sustentando a Torre Eiffel com a palma de uma das mãos. Em Paris, é claro.
  •  Klaus Rhossard continua recolhendo dados para a construção da biografia de seu tio-bisavô, o jornalista, poeta e fundador da Academia Paraense de Letras Frederico Rhossard .
  •  Bom dia para  o jornalista Hamilton Gualberto, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.
  •  Cantinho da poesia: “Se me queres amar ama-me nesta hora/enquanto fruto dando-te a semente./Se te apraz me louvar louva-me agora/quando do teu louvor vivo carente.” - Alonso Rocha.
  •  Por hoje, senhoras e senhores, o que há. Desejo que a sexta-feira, com ou sem chuva, seja plena de luz.
  •  Mensagens para este espaço pelo email jcparis@orm.com.br
  •  Amanhã é dia de folga, mas, no domingo, se Deus quiser, aqui estarei outra vez. Interinamente, é claro.
  •  João Carlos Pereira.