12 de janeiro, 2015 - Belém

Bernardino Santos


Belém em Lisboa

“A Presença de Pedro Teixeira na Fundação de Belém do Pará” é o tema da palestra que a investigadora da história luso-amazônica e escritora Anete Costa Ferreira profere hoje, em homenagem aos 399 anos de Belém, que transcorrem hoje. Haverá também a apresentação do documentário “Curiuá-Catu: A Grande Expedição de Pedro Teixeira. O evento - que pena que é longe... - acontece na Sala dos Espelhos do palácio da Foz, em Lisboa. A promoção é do Gabinete dos Meios de Comunicação Social, da Embaixada do Brasil em Portugal e do Forum Landi, da Universidade Federal do Pará. Anete é a embaixadora dos paraenses na “terrinha”. 

Livro “D. Orani”

Está sen-sa-ci-o-nal, para dizer o mínimo, o livro recém-lançado com fotos do cardeal D. Orani João Tempesta - o querido e inesquecível ex-arcebispo de Belém - preparado pelo fotógrafo Gustavo Oliveira, com textos do padre Wagner Portugal e de Carlos Moioli. Numa sequência de belíssimas fotos, D. Orani aparece, em página dupla, segurando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. A obra, primorosamente editada e impressa, registra o cotidiano do Cardeal à frente da arquidiocese do Rio de Janeiro. Uma preciosidade, sem dúvida.

Mais saúde

Dentro da programação de aniversário da cidade, o prefeito Zenaldo Coutinho inaugura amanhã a reforma geral do espaço “Estratégia Saúde da Família”, no bairro do Souza, e a Unidade de Recolhimento de Pequenos Volumes de Entulho, na Bernardo Sayão. Na quarta, corta a fita de revitalização das Unidades Municipais de Saúde da Sacramenta e 

da Providência, no Marex.               

Corrida Solidária 

Vai ser no próximo dia 17, no Parque do Utinga, a segunda corrida solidária Belém. A iniciativa é de um grupo de corredores de Belém, que se uniu para angariar material escolar a ser doado para cem crianças carentes da creche Recanto São Gaspar, no bairro da Marambaia. Serão oito quilômetros de corrida e quatro  de caminhada. Os interessados em participar da atividade podem ir direto para a corrida, levando a sua doação. A atividade conta com o apoio da Associação dos Procuradores do Estado do Pará.  

Inglês sem fronteiras

Uma ótima chance para quem quer aprender inglês e estudar fora. A Pró-Reitoria de Relações Internacionais abriu novas vagas no curso de inglês para turmas presenciais, pelo programa federal Idiomas Sem Fronteiras, cujo objetivo é proporcionar oportunidade de acesso às universidades de países onde a educação de nível superior é conduzida totalmente ou em parte em língua inglesa, por meio do programa Ciência sem Fronteiras. As aulas começarão no dia 26 de janeiro e irão até o dia 28 de fevereiro.

Perfil

O Tribunal de Justiça do Estado do Pará lança nesta quarta-feira, às 9h, o 24ª. volume da série “Perfil”. O magistrado biografado (“in memoriam”) é o desembargador  Edgar Lassance Cunha. O desembargador aposentado Manoel de Christo Alves Filho, falará sobre o homenageado.

Feriados

Os apaixonados por feriado e dias  “enforcados” (e quem não é, diga lá?) estão felizes da vida. Em 2015 haverá dez datas assim. Quase uma por mês.

Comprinhas

Mesmo com o dólar em alta, mas com promessa de queda, é mais quem já começou a comprar verdinhas e passar uns dias em Miami, no próximo mês de março, quando acontece a temporada de promoções. Se as coisas já são, naturalmente, mais em conta em março a loucura dos preços é inacreditável. Bora?

Safra da pupunha

Um especialista em pupunha, que trabalha no Ver-o-Peso, avisava, ontem, a quem procurava pelo fruto: a safra ainda nem começou e vai ser farta. Isso quer dizer que haverá pupunha até o meio do ano.

LGBT 

O México está se transformando numa espécie de paraíso para a comunidade LGBT. O litoral dos estados de Jalisco e Nayarit. Além do mar sempre azul, os casais do mesmo sexo podem fazer bodas simbólicas para união das almas. Respeito é isso aí.

Enfermagem

A coordenação da Especialização em Enfermagem - Modalidade Residência/ Hospital Ophir Loyola, da Universidade do Estado do Pará, abriu período de inscrições para residência médica em enfermagem. Quem quiser se habilitar tem que correr, porque o prazo termina quarta-feira que vem.

Vitrine


  •  A cantora lírica Gabriella Florenzano vai fazer um pocket recital durante a solenidade alusiva ao aniversário de 399 anos de Belém do Pará, hoje, às 19 horas, no Hangar. O evento, promovido pela Prefeitura, será gratuito. 
  •  Regina e José Neto Ventura, acompanhados dos filhos, fazem temporada de relax em Recife.
  •  Lúcia Falângola desembarcou, ontem, em Belém, depois de breve temporada no Rio de Janeiro. 
  •  O casal Nazaré e Edson Franco também aproveitou o final de ano para viver as delícias da cidade maravilhosa, que estava tão maravilhosa quanto quente. Quente, não: escaldante.
  •  Reg e Walter Pinto completaram 27 anos de feliz casamento. As comemorações foram na casa totalmente reformada.
  •  O professor  Elailson Santos começa, hoje, um trabalho de terapia no Projeto Resgate, como parte da parceria com o Grupo Sol da Manhã. A aula inaugural será às 7 da manhã, na sede do Projeto Resgate. 
  •  A notável Leonor Severa Miglio já está totalmente adaptada à nova vida em Floripa, onde vive o regime que “seu” colega Joaquim Antunes batizou de “netocracia’: o tempo em que os netos mandam. Lá, pela internet, ela lê O LIBERAL todos os dias.
  •  Saber, você sabe, mas nunca é demais repetir: quem faz e acontece, seja com o titular, seja com o interino, no Bernardino aparece. E brilha.
  •  Os exercícios funcionais estão em alta nos espaços de fitness dos Segtowich que, no sábado, promoverão o treino Circuito Cross. A proposta é aliar condicionamento físico a movimentos úteis no dia a dia. 
  •  Jussara Derenji assina a curadoria da mostra “Tempo em Recortes”, no museu da Universidade Federal do Pará”, dia 19, às 19 horas. Na mesma ocasião será lançado o artístico (e já tradicional) calendário da UFPA, preparado pela Editora da Universidade, dirigida pela professora Simone Neno.
  •  Na sexta passada, o coração de Belém bateu em ritmo de saudade: naquele data, 23 anos atrás, o inesquecível João Alberto Pinheiro voltava para a casa do Pai. A alegria do Beto faz muito falta à cidade.
  •  Bom dia para Fafá de Belém, a nossa Fafs, que está na cidade e lê esta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.
  •  Cantinho da poesia: “Bembelelém/Viva Belém!/Nortista gostosa/Eu te quero bem./ Terra da castanha/Terra da borracha/Terra de biribá bacuri sapoti/Terra de fala cheia de nome indígena/Que a gente não sabe se é de fruta pé de pau ou ave de plumagem bonita./Nortista gostosa/Eu te quero bem.” Manuel Bandeira.
  •  Desejo que o dia do aniversário da cidade seja lindamente iluminado para todos. Por hoje, o que temos. Amanhã é dia de folga e, na quarta, se Deus quiser, o comandante-em-chefe desta coluna, o jornalista Bernardino Santos, reassume o espaço.
  •  Um beijo, Belém.

Interinamente, João Carlos Pereira