07 de janeiro, 2015 - Belém

Bernardino Santos


Iguais: Dilma e Alckmin

Cientistas políticos consideram os discursos de posse  da presidenta Dilma e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin muito semelhantes. 

Dilma resvalou no tema do escândalo da Petrobras, enquanto  Alckmin sequer citou os milhões desviados por políticos do PSDB dos trens e metrôs de São Paulo. 

Alckmin quer ser o nome indicado pela oposição para o cargo de presidente  da República, mandando o Aécio de volta para Minas.

Super Papa

O super papa Francisco encerrou 2014 e iniciou 2015 dando lições de humildade e caráter a muitos membros da Igreja.

Pós-Graduação na EJE

Logo mais o Desembargador Leonardo Tavares preside a ceromônia de diplomação da primeira turma do curso de pós-graduação em Administração Judiciária Eleitoral, realizada pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE. O evento será no plenário da corte eleitoral, às 12 horas.  

Aguenta povão!

O ano de 2015 começou com o trabalhador metendo a mão no bolso para o IPI, IPTU, IPVA e material escolar. Além dessas despesas, surge o novo extintor obrigatório para o carro. Em abril, vem o Leão do Imposto de Renda. 

Ficou bonito

A Secretaria Municipal de Finanças recuperou - bem e bonito - casarão da praça fronteira à igreja das Mercês. No andar superior, há, no entanto, dois salões vazios. Sabendo-se que a PMB gasta uma nota com aluguel de prédios, seria o caso de pensar em utilização racional do espaço ocioso.

Eleição de economistas

Hoje, o Conselho Regional de Economia do Pará realiza eleição para escolher o novo presidente e vice da entidade.

As horas

Os relógios da Basílica de Nazaré e da Catedral de Belém faz tempo, não funcionam. Entrou Círio, saiu e vai chegar mais um, e não há esperança de que funcionem. O problema é mais sério do que se imagina? Qual será?

Caixa cultural

A Caixa Econômica com uma possante infraestrutura em São Brás bem que poderia construir um centro cultural no espaço da antiga Belauto ou  bem apadrinhar o mercado de São Brás e transformar tudo aquilo num bonito centro de cultura com um teatro e anfiteatro popular.

Novo baby

O advogado Paulo Sérgio Moraes e sua esposa, a biomédica Simone Moraes, vivem em clima de felicidade e muita alegria com a chegada da herdeira Maria Luíza Moraes que já ganhou o carinhoso apelido de Malú. O barizado será em fevereiro.

Teatro e dança

Cursos de teatro, dança, educação física e doutorado em Educação, é o que pretende o coordenador do campus da UFPA, em Cametá, prof. Doriedson Rodrigues, que trabalha diuturnamente e torce para que a reitoria libere a  licitação à construção da casa do estudante, ampliação do núcleo de Mocajuba e o início do Campus II de Cametá.

Gente boa

A nova presidente da Cohab, a arquiteta  Lene Farinha, cuja nomeação foi mais por critério técnico que político, já realizou bom trabalho na Seduc e na macrodrenagem da Bacia do Una e tantas outras.

Pedindo proteção

Senhoras que cuidam do Centro Social da Igreja do Rosário, do bairro do Comércio, irão ao prefeito Zenaldo Coutinho pedir que isole a pracinha em frente ao templo, a exemplo do CAN, em Nazaré. Causa do pedido: o comportamento noturno de moradores de rua e de grupos  de dependentes de drogas. Elas pedirão, também, ao comandante da Polícia Militar que crie vigilância móvel no local

Para refletir

“A vida de verdade não segue uma reta, ela é feita de vitórias e fracassos, erros e acertos...” (Fernando Pessoa)

Vitrine

A Associação dos Lojistas da Braz de Aguiar gostou da iluminação natalina feita pela prefeitura na avenida mais charmosa da cidade.

Vitória Ferro e Silva, uma das figuras notáveis da nova geração, chega hoje à maioridade dos 18 anos. Mas as comemorações serão em maio, numa festa que está sendo organizada pela mãe Michele Ferro e pela vovó Gilka.

Quem viajou de carro de São Luís do Maranhão para Belém, volta com a informação de que a rodovia está em ótimo estado de conservação. Aplausos para o Dnit.

Magali Daibes Marques soprou velinhas e ganhou o coro de parabéns pra você, regido pelo marido, o advogado Pedro Marques.

Ruy Klautau de Mendonça, Antonino Amorim Neto e Sergio Camargo agora são sócios. O trio de engenheiros criou a Serkan Construções e vai atuar na área de saneamento e infraestrutura. 

Bom dia para o empresário Makran Said, leitor da coluna logo no café da manhã.   

A cearense Melissa Gurgel, eleita Miss Brasil, já está nos Estados Unidos, onde disputará o título de Miss Universo-2015. 

Depois de curtir final de ano na estação de esqui Whistler, no Canadá, em companhia da esposa Sandra, Jorge Daher se prepara para reassumir o restaurante que comanda com Osório Jr. 

Geraldo Barros prepara-se para lançar antes do carnaval a barraca de praia com serviços inspirados no hotel que pilota, em Salinas.

Depois de um breve recesso, a médica Angélica Pezzin já retomou suas atividades à frente do centro de otorrinolaringologia que comanda.

Você sabe e repete: quem faz e acontece no Bernardino aparece.

Gustavo Quintela finaliza os detalhes para o vernissage da primeira exposição fotográfica de seu estúdio, este ano, com foco nas noivas da cidade.

Na volta da lua de mel, Roberta Aguilera e João Gabriel Carvalho já encontraram o novo ninho todo em ordem, depois do trabalho assinado pela personal organizer Aracy Santamaria.

O repórter fotográfico Ray Nonato está no Facebook com sua página “imagens 2.8”, mostrando mais de trinta anos de profissão e amor pela fotografia.

Só lembrando: já pediu a bênção de sua mãe hoje? E da vovó?

Cantinho da poesia: “Vieste de olhos fechados num dia marcado, sagrado pra mim. Vieste com a cara e a coragem com malas, viagens pra dentro de mim.” (Ivan Lins)

Por hoje é só. Agora, me deem licença, a Musa me chama. Volto amanhã.