28 de dezembro, 2014 - Belém

Bernardino Santos


Representação

Há movimento para que os campus da UFPA, por todo o interior tenham uma representação no  Conselho Universitário. 

Os campis estão com área e alunos, cinco vezes maior que  o campus do Guamá, em Belém.

Caixa aberta

A presidenta Dilma Roussef programa para o ano de 2015, abrir o capital da Caixa Econômica, cumprindo um roteiro legal. Com isso, a instituição poderá receber até R$ 20 bilhões.

Caverna

Referência geográfica na Guerrilha do Araguaia, dos anos 70, entre São Geraldo e Xambioá, a Serra das Andorinhas excita, agora, arqueólogos com a descoberta de inscrições rupestres. 

Relíquia sumiu

Relíquia do sagrado lenho, teria sumido da catedral de São João Batista, em Cametá. Quem foi assistir a missa do galo deu por falta desse pedaço da cruz de Cristo.

Cadê a chuva?

Dezembro está terminando e as fortes chuvas do inverno paraense ainda não caíram. O que São Pedro espera para abrir a torneira do céu?

Mais cacau

A cooperativa agrícola de Tome-Açu não está conseguindo atender os pedidos das fábricas de chocolate do Japão, que pedem mais cacau para industrializá-lo.

Açai também

É cada vez maior o pedido por açaí que chega do Japão e a cooperativa se esforça para proceder a exportação, mas não dá vencimento. É muito grande a demanda e o preço é compensador.

São Sebastião

Em muitos municípios a preparação à festa de são Sebastião é grande, como em Cachoeira do Arari e São Sebastião de Boavista. No interior, São Benedito, São Sebastião, são os maiores do devocionário popular. 

Judas

Pessoal da Cremação que não deixa morrer a tradição da brincadeira de Judas, já começou a organizar a festa. É que o carnaval em 2015 é curto e a quaresma passa rapidamente eles dizem que há muitas providências a serem tomadas.

Filinho do papai

Além dos “nem nem” está existindo agora, na classe média, a chamada “geração cangurú”, formada por filhos de até 40 anos que não saem da casa dos pais.  

Virada do ano na AP 

Os casais Daniel (Marlise) Lopes e Afonso (Lourdes) Lobato, presidente e vice da Assembléia Paraense, esperam recebeu mais de 10 mil associados para a festa do réveillon, que vão se dividir pelo salão, boate Aquários, deck da piscina e restaurantes.

No salão a animação fica por conta do grupo Fundo do Quintal e da bateria da Mangueira, do Rio. No deck, o Cordão da Bola Preta e a bateria do Rancho. 

Livro do Alacid

Finalmente o ex-governador Alacid Nunes não resistiu à história nem ao incentivo dos amigos e vai escrever em 2015 o seu livro de memórias. A esposa Dona Marilda é uma das maiores incentivadoras.  

Em Dubai

Os brasileiros endinheirados mudaram o destino turístico para a festa da virada do ano. Agora é Dubai,  nos Emirados Árabes, onde estão alguns paraenses. Mas para chegar lá, o turista enfrenta uma viagem longa: de São Paulo até lá, são 14 horas e 30 minutos de voo.

Reveillon dos Martins

Wânia e Alipinho Martins vão pilotar no dia 31, animadíssimo baile no Boulevard das Artes, na Estação das Docas, para receber o ano novo. Uma das presenças destacadas desse evento será do governador Simão Jatene com a família.

Ziriguidum

Os carnavalescos não querem saber de festas e aproveitaram a folga de fim de ano, para trabalharem nos barracões das escolas, preparando alegorias para o carnaval de 2015, que será curtinho, terminando no dia 17 de fevereiro.

SAL & PIMENTA

Rodrigo Janot, o procurador-geral da República, está aparecendo como novo ídolo para ocupar o lugar do Joaquim Barbosa.

Nesse imbróglio do “petrolão”, dá pra fazer um filme com Venina Fonseca e Graça Foster: a bela e a fera.

Como brasileiro não perde a piada, a geóloga Venina Velosa está sendo chamada de “Menina Veneno”.

Mais uma vez os restaurantes de Belém não se prepararam para receber tanta gente nas festas de fim de ano.

Atenção macharada. A lindinha Paolla Oliveira fará um festival de nudez na próxima minissérie da Globo, 

“Felizes para Sempre”. Perdeu! Quem botou seu sapatinho na janela esperando o bom velinho, ficou sem ele. A gatunagem não perdoa.

Mais de 1.500 reclusos do Sistema Penal presos estão nas ruas de Belém, em razão do indulto de Natal.

A nova Ministra da Agricultura, Kátia Abreu, defensora dos latifundiários, já ganhou o apelido de “Musa do Trator”.

Piada saída do forno: o novo Ministro da Pesca poderá azucrinar a vida do governador Jatene, proibindo a pescaria esportiva em São Caetano de Odivelas, nos fins de semana.

O saudoso Cléo Bernardo já dizia: “Pobre do governo que não tem oposição...”

Faltando 3 dias, você já sabe qual a cor da roupa que vai usar na virada do ano?

A sede do Clube do Remo vive em clima de arraial junino: cheia de fogueiras (de vaidade).

As “chazeiras” e a turma do “arroz de festa” esperam muitos BLT no ano de 2015. 

Quem sabe, conta. Quem não sabe bate palma e pede autógrafos.

Vitrini

Ivo Pitanguy entra 2015 pendurando o bisturi. Maior refeência das Amécicas em cirurgia plástica, após formar um grande geração de cirurgiões plásticos, resolveu se aposentar aos 80 anos.

O advogado Manoel de Jesus Sena Maués e Yolanda Pinto Maués completam hoje 41 anos de casados. As Bodas de Seda serão festejadas em família.  

Grace Conduru e Eduardo Virgolino estão fazendo temporada nas Serras Gaúchas, mas retornan dia 30 para o réveillon da AP. 

Logo depois da virada do ano, Dora e Mecenas Gonçalves seguem para tempoerada de férias em Fortaleza.

Neste domingo vai haver show da virada na Avenida Beira-Rio Guamá promovido pela prefeitura de Belém.

Bom dia para o empresário Oswaldo Nasser Tuma, leitor da coluna logo no café da manhã. 

Até o dia 30 a Academia Paraense de Letras recebe inscrições para o concurso de poesia sobre Belém.

A sempre glamourosa Fátima Leite, faz aniversário amanhã. O marido, professor João Cunha, vai pilotar a festa em família. A coluna antecipa os parabéns.

“Nunca releio o que escrevo. Prefiro viver em função do futuro.” (Jorge Luis Borges)

Cláudia e Domingos Fernandez fizeram opção para festejar o ano novo em Salinas.

"Espero que  vivamos 2015 como os colibris: eles buscam, insaciavelmente, mel na delicadeza das pétalas das flores. Em conveniente distância dos espinhos.”  Mensagem do meu amigo poeta e jornalista José Maria Leal Paes.

A crônica do João Carlos Pereira, amanhã, aqui no Magazine, tem como tema as lembranças de um tempo em que as crianças saudavam o ano novo, batendo nos postes de ferro. 

Só lembrando: já pediu a bênção de sua mãe hoje? E da vovó?

Cantinho da poesia: “Por tanto amor, por tanta emoção a vida me fez assim doce ou atroz, manso ou feroz, eu caçador de mim...” (Milton Nascimento)

Por hoje é só. Um domingo luminoso e de muita paz para todos nós. Volto amanhã.