15 de dezembro, 2014 - Belém

Bernardino Santos


O desembargador e professor Georgenor de Souza Franco Filho e a esposa, advogada Elza Santos de Souza Franco, estão completando hoje mais um aniversário de feliz casamento. Parabéns.

A notável Yolanda Pinto Maués, esposa do advogado Manoel de Sena Maués, trocou de idade e reuniu os mais chegados em sua residência para as comemorações de estilo. No início do ano, ela viaja para a Suécia, onde visitará a filha Ingrid Zimmerman, casada com o alemão Rolf Zimmermman, que reside em Estolcomo, a capital sueca.

Rainha do Carnaval

  • manhã acontece o lançamento do concurso de Rainha do Carnaval, tradicional evento das ORM para o carnaval paraense. A cerimônia será no hotel Radisson Maiorana, às 18h. 

  •  A partir do dia 5 de janeiro, as candidatas serão apresentadas pelos clubes. A eleição da Rainha das Rainhas já está marcada para o dia 6 de fevereiro, no Hangar. 

  • O carnaval do próximo ano será curto, terminando no dia 17 de fevereiro.

Guerra das Pitombas

A lúdica brincadeira entre os fiéis de São Benedito, em Bragança, será retomada dia 26, com a famosa guerra das pitombas, um jogando no outro, mas sem violência. 

Banho de cerveja

Em Gurupá, a brincadeira é a “guerra da cerveja”, dia 27, em homenagem ao padroeiro São Benedito. Nesse dia, um joga cerveja no outro. 

Abrindo o carnaval

O bloco Império Romano vai sair no dia de Natal pelas ruas, abrindo o carnaval de Belém que já foi muito animado, com blocos como Bandalheira, Xavante, Mocidade de Nazaré e outros. Saudades.

É do Peru

  •  Importada do Peru, as “pupunhas peruanas” estão bamburrando em Belém, mas são de paladar duvidoso. 

Para nós, só servem pra fazer farinha. Não se enganem.

  •  As nossas gostosas pupunhas para o café da tarde só chegam em janeiro, junto com o cupuaçu, biribá, camapu, uxi, umari, taperebá, buriti, jambo rosa, araçá, bacuri e abiu. 

Concurso literário

No próximo sábado, dia 20, encerram-se as inscrições ao Prêmio Fox de Literatura, ação da Feira Literária do Pará – FliPA e promoção da Livraria da Fox e da Editora Empíreo. Quem tem livro na gaveta, aproveite. Maiores detalhes, consulte o site: flipara.com.br

Não saiu

Acabou o ano e mais uma vez não foi concretizada a badalada Casa da Memória da UFPA, com acervo das bibliotecas de alguns intelectuais do Pará, como Anunciada Chaves e Clóvis Moraes Rego. O espaço funcionaria no casario do arcebispado, em frente à baía de Guajará.

Ildefonso

Enquanto isso, sem alarde, a família do escritor Ildefonso Guimarães cedeu toda a biblioteca, quase 3 mil livros, desse grande intelectual paraense à biblioteca Arthur Vianna, do Centur. A Fundação Cultural Tancredo Neves recebeu com euforia esse grande presente de Natal.

São Cristóvão

Do antigo teatro São Cristóvão, em São Brás, só resta a casca. Mas a Secult já tem projeto para restaurar o teatro no novo governo Jatene. 

Jantar 

Somando alegrias no coração, Maria da Conceição Avelar Barbosa troca de idade hoje e paraninfa no início do ano-novo a filha Luise, que receberá o grau de Administração pela Unama. O evento será comemorado com um jantar, reunindo os mais chegados. 

Sexo é remédio

Pesquisadores americanos concluíram que sexo é um bom remédio para enxaqueca e outras dores de cabeça. Durante o ato, os corpos liberam endorfina que se espalha na corrente sanguínea, impedindo as indesejáveis pontadas na cabeça.

Para meditar

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.” (Chico Xavier)

Bois e pássaros

Faltam seis meses para as festas juninas. E quem gosta desse folclore já começa a trabalhar e ensaiar as peças do boi-bumbá e cordão de pássaros. Trata-se de uma verdadeira ópera popular, que merece nosso apoio.

Nova CNH 

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá um novo modelo a partir 

de julho de 2015, com 28 dispositivos de segurança para impedir falsificação e adulteração. O motorista que tem o modelo atual não precisa trocar o documento. A nova carteira será obrigatória para a primeira permissão para dirigir emitida a partir desta data, para renovação e substituição do documento em casos como perda e roubo.

Beto no Ceará

O cantor paraense Beto Barbosa, há muitos anos radicado no Ceará, acaba de receber o título de Cidadão de Fortaleza. No momento, Beto se prepara para gravar um DVD dos seus 30 anos de carreira, iniciada em Belém.

Vitrine


  •  O governador Jatene ainda não decidiu, mas poderá aproveitar os feriados do carnaval para curtir uns dias de férias fora de Belém, com a primeira-dama Anna Jatene.
  •  O amigo e companheiro Ribamar Gomes, diretor de Novos Negócios das ORM, fez aniversário ontem, com os festejos restrito aos familiares. Embora com certo atraso, registro os meus parabéns com votos de felicidades.
  •  Afrânio Barreira, empresário cearense, dono do Coco Bambu, que faz sucesso em Fortaleza e Brasília, está instalando filial do seu restaurante em Miami, nos Estados Unidos.
  •  Mas há projeto para o Coco Bambu chegar a Belém, em 2016, através do shopping Bosque Grão-Pará.
  •  Tânia Giestas arruma as malas para passar o Natal e e virada do ano em São Paulo com o filho, Sérgio Giestas, que lá reside. 
  •  Bom dia para Gerson Peres, leitor da coluna logo no café da manhã.
  •  Ontem, a cardiologista Elizabeth Caetano trocou de idade ontem e festejou com um almoço em família. 
  •  O jovem advogado Georgenor de Souza Franco Neto chegou de São Paulo para passar as festas natalinas ao lado de seus pais, Elza e Georgenor Franco Filho.
  •  Belém sabe e repete: quem faz e acontece, no Bernardino aparece.
  •  Raimundo Valentim Sampaio Lobato, uma das melhores figuras do cenário, faz aniversário hoje. Aos muitos abraços que irá receber, junto os meus, com os melhores votos de felicidades, extensivos a Maria Ruth. 
  •  A elegante Marly Dourado está em dia de soprar velinhas e ganhar o coro de parabéns pra você regido pelo marido, Pedro Paulo Dourado.
  •  Além de advogado, jornalista e poeta, o meu amigo José Maria Leal Paes é também um grande fotógrafo. Está sendo incentivado por amigos a fazer uma exposição, embora seja avesso a essas coisas.
  •  O produtor cultural Jorge Pina está finalizando o documentário sobre o colunista Pierre Beltrand, para ser apresentado no primeiro trimestre de 2015.
  •  O amigo Luiz Augusto Proença, paraense há muito radicado no Rio de Janeiro, lê diariamente, através da internet, esta coluna. Daqui vai o nosso abraço. 
  •  Só lembrando: já pediu a bênção de sua mãe, hoje? E da vovó?
  •  Cantinho da poesia: “Esse teu olhar, quando encontra o meu, fala de umas coisas que eu não posso acreditar... Doce é sonhar, é pensar que você, gosta de mim, como eu de você...” (Tom Jobim)
  •  Por hoje é só. Agora, me deem licença, a musa me chama. Amanhã não tem coluna, mas eu volto na quarta-feira.