04 de dezembro, 2014 - Belém

Bernardino Santos


O lugar da Senhora

O belo presépio que, há alguns anos, é montado na frente do altar, na Praça Santuário de Nazaré, não apenas ocupa todo aquele espaço, como veda, por completo, a visão que se tem, o ano todo, da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Para resolver essa situação e permitir que os fieis continuem a venerar o mais bonito dos ícones do Círio, a direção da basílica manteve a imagem na mesma redoma, mas mudou a posição da Santinha. Agora, em vez de “olhar” para a Basílica, está de frente para a avenida Generalíssimo Deodoro. Quando o presépio for desmontado, no dia 7 de janeiro, a Senhora voltará para a posição original. 

Exame de Ordem

Brasília foi a sede, esta semana, de mais uma reunião nacional de avaliação do Exame de Ordem, promovido pela OAB nacional. Representantes de todas as seccionais estiveram presentes. No dia da reunião choveu de manhã, à tarde e à noite na capital do país.

Luzes de Brasília

E por falar em Brasília, preciso comparar. Se Paris - Paris... ah! Paris... - é a cidade luz, a capital deveria ser tombada como a cidade luz do Natal brasileiro. Desde novembro que ela ganhou novo visual noturno, com iluminação de época não apenas no plano piloto, mas em vários setores. Vale a pena, para quem for a Brasília, nesta época, passar pelo menos uma noite para ver como ela está bonita. Mais bonita, aliás, porque Brasília é linda. Se alguém acha que isso é uma declaração de amor, pode ter certeza de que é. Eu adoro Brasília.

Jornalismo

Acontece hoje, às 20 horas, no Hangar, a cerimônia de entrega do Prêmio Sistema Fiepa de Jornalismo. Junto com o convite veio uma pulseira para evitar penetras. A banda Fruta Quente vai animar a festa. 

Samba 

Dudu Nobre será a grande atração, amanhã à noite, no Salão de Festas da Assembleia Paraense. Na oportunidade serão apresentadas as fantasias da escola de samba Rancho Não Posso Me Amofiná, que leva o centenário do clube como tema de samba-enredo.

Marina Lemos

  •  A coluna abre um espaço para homenagear umas das mais competentes e queridas profissionais da área da ginecologia e obstetrícia desta terra, a médica Marina Lemos, que, aos 89 anos, decidiu encerrar suas atividades profissionais. Esta semana, ela desmontou o consultório e, finalmente, aposentou-se. Formada em 1950, desde 1945 já trabalhava na Santa Casa e na Beneficente Portuguesa. Por suas mãos, vieram ao mundo dezenas de milhares de crianças. 
  •  Pelas contas da Dra. Marina, que é viúva do nosso saudoso companheiro Guaracy de Brito e mãe do jornalista Guaracy de Brito Jr., mais da metade dos partos que realizou foram feitos sem que recebesse absolutamente nada. Hoje, todas as homenagens deste espaço são para Marina Lemos, exemplo de dedicação à causa que abraçou e de amor à vida e às pessoas.    

Nina na Elf

Nina Matos, faz vernissage da mostra “Aniversário de Dois”, no próximo sábado, a partir das 10 da manhã, na Elf Galeria de Arte, que fica na  passagem Bolonha, 60. 

Caranguejo society

A festa de confraternização dos antigos alunos do Colégio Estadual Magalhães Barata acontecerá amanhã no salão nobre da Assembleia Paraense. A comemoração reúne anualmente antigos alunos, diretores e professores do colégio, que poderão recordar momentos importantes e também reafirmar a amizade conquistada ao longo do tempo. A alcunha carinhosamente assumida pelos ex-alunos se deve ao fato de serem conhecidos na época como caranguejos, pois andavam pra frente no sentido do colégio e algumas ocasiões só mesmo tirando os sapatos e levantando as bainhas das calças societies porque faziam parte da elite dos desfiles escolares, das maratonas escolares. Este ano o homenageado será o advogado e conselheiro federal da OAB, Jorge Borba.

Trabalho precário

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, através do Programa Trabalho Seguro, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, o Unicef e o Instituo Peabiru realiza, hoje e amanhã, o evento “Amazônia Rural, Trabalho Precário - Segurança e Saúde do Trabalhador no Pará e Amapá”. 

VITRINE


  •  O presidente da Academia Paraense de Letras, Alcyr Meira, foi convidado para instalar a Academia de Letras de Parauapebas. A cerimônia foi ontem, com a posse dos 40 primeiros “imortais”.
  •  A sempre querida Christine Serrão vai comemorar, amanhã, seu primeiro aniversário, na condição de moradora recém-chegada aos EUA. Ela celebrará a data ao lado do marido, Adilson, e das filhas, genros e netos. De Belém, nosso abraço. O casal é assinante de O LIBERAL digital e lê o jornal pela internet, bem cedo.
  •  A desembargadora aposentada Martha Inês vai reunir textos que publicou na imprensa, seja em verso, seja em prosa, e lançá-los num livro cujo título será “Fragmentos”.
  •  Fafá de Belém, que acaba de fazer temporada na “terrinha”, vai passar as festas de final de ano entre nós. 
  •  Quem passa o final de semana em São Paulo é o médico Rosival Nassar. Ele participa nos dias 5 e 6 do Congresso Internacional de Reprodução Humana onde vai debater com as maiores autoridades internacionais as grandes novidades em fertilização in vitro.
  •  O empresário José Oliveira será reconduzido à presidência da Aspas no próximo sábado, durante a tradicional festa da entidade que acontecerá na sede campestre da AP. 
  •  No mesmo tema: o prefeito Zenaldo Coutinho receberá da Aspas o título de Supermercadista Honorário. A banda de Orlando Pereira vai animar a festa.
  •  Ovídio Gasparetto, presidente do Sindicombustíveis-PA, vai hoje a Santarém para reunião e jantar de confraternização com os revendedores de combustíveis da cidade. Em Belém, a confraternização está marcada para o dia 12 de dezembro.
  •  Saber, você sabe, mas nunca é demais repetir: quem faz e acontece, seja com o titular, seja com o interino, no Bernardino aparece. Aparece e brilha.
  •  Bom dia para o amigo e odontólogo Eduardo Souza, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.
  •  Cantinho da poesia: “Trazia o mar no corpo,/ As medusas do mar./ No peito trazia marcada em tatuagem/ a palavra amor./ Vinha do mar e trazia um pássaro no ombro.” Paulo Plínio Beker de Abreu.
  •  Desejo que esta quinta-feira seja plena de paz, de muitas luzes e de bênçãos. Amanhã, se Deus quiser, a coluna estará de volta.
  •  João Carlos Pereira