03 de dezembro, 2014 - Belém

Bernardino Santos


Nazareno oitentão

Um dos maiores teatrólogos da história do Pará, Nazareno Bastos Tourinho completa, neste sábado, 80 anos de idade. “Imortal” da Academia Paraense de Letras, ele vai ser homenageado pelo silogeu, com sessão especial, nesta sexta-feira, às 19 horas. A entrada é franca e todo mundo pode ir.

Livro

Não adianta procurar em Belém, porque ainda não chegou às livrarias o livro de Rosane Malta, ex-Collor de Mello, no qual ela conta quase tudo de sua vida com o ex-Presidente. Deixou muita coisa para outro volume, tipo cenas do próximo capítulo.

Sangue

A campanha “Feliz de quem doa. Feliz de quem recebe. Doe sangue” conseguiu, em Marabá,  atingir a meta estabelecida: 349 coletas. As doações vão suprir o estoque estratégico da unidade para atendimento transfusional em dezembro, quando normalmente a hemorrede brasileira enfrenta a redução no comparecimento de doadores, devido às férias escolares e as festas de final de ano.

Jovem Aprendiz

Vai até dez de dezembro o prazo para inscrições ao Programa Jovem Aprendiz, desenvolvido pela Hydro Alunorte, em parceria com o Serviço de Aprendizagem Industrial - Senai. Serão 25 vagas aos jovens de Barcarena e Abaetetuba, com idade entre 18 e 22 anos, que já tenham concluído o Ensino Médio, para o Curso Básico de Operador de Processos Químicos. 

Marketing

A ADVB-PA prepara a cerimônia de entrega dos prêmios Top de Marketing e Top Socioambiental para o dia 16 deste mês, no Hangar. O objetivo da premiação é premiar os “cases” que foram destaque em cada área, além de dar reconhecimento a empresa e ao trabalho das agências que produzem o material. 

Desejo caro

Amigo desta coluna, de passagem pelo Velho Mundo, teve a curiosidade de ver, em uma farmácia de Lisboa, o preço de medicamento para disfunção erétil. Quando ouviu do atendente o valor do genérico azul, quase teve um troço: 50 euros. Em reais, algo em torno de R$ 170,00.

Sabedoria

Atentíssimo observador da vida política brasileira, “seu” colega Joaquim Antunes, o homem que tirava notícias do “bolso do repórter” e que não perde a chance de fazer um trocadilho, acaba de produzir uma frase antológica para o momento: “Seja honesto: a concorrência é menor”.

Azul

O edifício sede do Tribunal de Justiça,  na Almirante Barroso, foi, de todos da cidade, o que melhor conseguiu “ficar” azul, no mês de combate ao câncer de próstata

Black Friday

Fugindo da máxima de que, quando a esmola é muito grande, o santo desconfia, o consumidor paraense correu para as lojas e comprou o que pôde na promoção da semana passada. Muitas lojas ainda estão com estoque zerado. As que vendem computador apostam em nova onda de consumo, antes do Natal. No final de semana, muitas lojas estavam com prateleiras vazias.

Cultura

A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará - Fasepa -  realiza hoje, a partir das 8 horas, na Escola Salesiana do Trabalho, o “Círculo de Cultura: Viva a diversidade, a arte e a vida. Viva!”. O evento faz parte do conjunto de ações do Projeto Político Pedagógico da Fundação e visa a mostrar o trabalho na cultura, educação e educação profissional para e com adolescentes privados de liberdade no ano de 2014.

VITRINE


  •  O advogado e professor André Malcher Meira, membro da Academia Paraense de Letras Jurídicas, defendeu na última semana a sua dissertação de Mestrado em Ciências Jurídico-Empresariais na Universidade Clássica de Lisboa. Depois, foi convidado pela banca para fazer doutorado.
  •  Rejane Coelho de Souza participa, hoje, em São Paulo, de reunião comandada por Gabriel Campaner, conhecido como o guru das blogueiras e principal conselheiro de negócios.
  •  A Caixa de Assistência dos Advogados do Pará escolheu a jovem Lívian Lorenz de Miranda para representar do Clube dos Advogados ao Concurso Rainha das Rainhas do Carnaval 2015.
  •  Ricardo Gluck Paul e Almir Dopazo recebem, amanhã, pela primeira vez em Belém, Maurício Beltramelli, que vem a ser a maior autoridade em cervejas do Brasil. Estará aqui para lançar nacionalmente o seu mais novo livro, no restaurante Duo, da Casa Cor Pará.
  •  E por falar em cerveja, vem aí novidade na cervejaria da Estação. Arlindo Guimarães recebeu na última semana o mestre cervejeiro da Great Divide, o americano Chris Kirk para elaborar mais um produto.
  •  Como ninguém é de ferro, a notável Laïs Zumero faz temporada de férias, em Mosqueiro.
  •  Nathália Amaral Celso, completa 18 anos amanhã e celebra a data ao lado do pai Jorge Celso, irmão Everaldo Neto, parentes e amigos. Nathália faz o 2º semestre do curso de Direito.
  •  A lindinha Carolina Siqueira Zurita Malcher aniversariou e celebrou a data em família.
  •  Quem também mudou de idade foi outra lindinha: Marcela Coelho. Comemorações em casa.
  •  O advogado Raimundo Canto está entre vencedores da regata “Desafios de Laser”, promovida pelo Iate Club, nas águas da Baía do Guajará. Ao todo, houve vinte participantes premiados ao final do certame.
  •  Therezinha e Moacyr Machado vão passar o carnaval no Rio de Janeiro. Encerrado o tempo da folia, o casal permanece mais uma semana na Cidade Maravilhosa, curtindo o verão.
  •  Padre Plutarco Almeida é quem está pregando o retiro das Irmãs Preciosinas, em Ananindeua. 
  •  Saber, você sabe, mas nunca é demais repetir: quem faz e acontece, seja com o titular, seja com o interino, no Bernardino aparece. Aparece e brilha.
  •  A Galeria do Mabeu recebeu, ontem, um público enorme para a abertura da 23ª Mostra de Arte Primeiros Passos que, a cada ano, revela novos talentos no campos das artes visuais.
  •  Bom dia para o médico e amigo Claudio Acatauassu Nunes, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.
  •  Cantinho da poesia: “Eu sou triste como um prático de farmácia,/ sou quase tão triste como um homem que usa costeletas. / Passo o dia inteiro pensando nuns carinhos de mulher/ mas só ouço o tectec das máquinas de escrever.” Murilo Mendes
  •  Essas são as notícias de hoje, senhoras e senhores. Desejo que esta quarta-feira seja rica de bênçãos, de luz e de muita paz. Amanhã, se Deus quiser, estarei de volta. Interinamente, é claro.
  •  Mensagens para esta coluna pelo email jcparis@orm.com.br
  •  João Carlos Pereira