27 de novembro, 2014 - Belém

Bernardino Santos


Centenário Cécil Meira

Se estivesse entre nós, um dos homens mais brilhantes que esta terra conheceu,  o “imortal” Cécil Meira, completaria, este mês, cem anos de idade. Para marcar a data, a Academia Paraense de Letras, da qual foi membro efetivo perpétuo, realiza hoje, às 19 horas, sessão solene. A APL é presidida por um sobrinho do homenageado, o acadêmico Alcyr Meira. A sessão é aberta ao público e não há necessidade de convite.

Medalha milagrosa

Há exatos 184 anos, num dia como hoje, 27 de setembro de 1830, que Santa Catarina de Labouré descreveu com detalhes as feições de Nossa Senhora. A partir dessa descrição foi cunhada a Medalha Milagrosa. Foi assim que ela descreveu o que viu: “Formou-se um quadro em torno da Santíssima Virgem, um pouco oval, onde havia, no alto do quadro, estas palavras: ‘Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós’, escritas em letras de ouro. [...] Então uma voz se fez ouvir, que me disse: ‘Fazei cunhar uma medalha com este modelo. Todas as pessoas que a usarem receberão grandes graças, trazendo-a ao pescoço. As graças serão abundantes para as pessoas que a usarem com confiança’”.

Engenharia premiada

O Clube de Engenharia homenageia, hoje, vários profissionais da área, outorgando prêmios aos engenheiros e professores de Engenharia que mais se destacaram. Entre os títulos estão o de  36º Engenheiro do Ano, o 29º destaque Científico e o 23º Velho Mestre. Haverá entrega de outras premiações. Ao lado de grandes nomes da Engenharia do Pará, receberá um prêmio - o “Prof. Eng. João Maria de Lima Paes” - o aluno com melhor desempenho entre os que estão concluindo o curso dentre todas as instituições de ensino superior do Estado do Pará. A vencedora dessa premiação, em 2014, foi Paula Borges Leal Ribeiro.

Livro solidário

Comunidades ribeirinhas e quilombolas, além de pacientes dos hospitais Santa Casa e Ophyr Loyola, serão os próximos contemplados com livros que são recebidos pelo projeto Livro Solidário, coordenado pela Imprensa Oficial do Estado. A autarquia retomou a campanha de doação de livros infanto-juvenis que, neste final de ano, pretende reforçar o acervo dos locais citados. O posto de recebimento é na sede da Imprensa Oficial. Em quase quatro anos, mais de 15 mil pessoas foram beneficiadas, direta e indiretamente, com os espaços de leitura implantados pelo projeto. 

Posse

O TRT da 8ª Região terá nova administração a partir de hoje. Os desembargadores do Trabalho Sérgio Rocha, Herbert Tadeu Pereira de Matos e Gabriel Napoleão Veloso Filho serão empossados, respectivamente, nos cargos de presidente, vice-presidente e corregedor da Justiça do Trabalho no biênio 2014/2016.

Natal 

O projeto Natal D’água, que distribui brinquedos e cestas básicas para comunidades carentes, receberá apoio da ONG Rede Solidária Pará com a promoção de um concerto natalino. O evento será realizado hoje, às 20 horas, na sede da Associação Comercial do Pará. 

Saúde

A Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Pará realizará neste sábado a Campanha de Combate ao Câncer de Pele para atender, principalmente, à população de baixa renda, que tem pouco ou nenhum acesso a exames dermatológicos. O atendimento gratuito será realizado de 9h às 15h no ambulatório do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Além do exame preventivo e diagnóstico, também serão realizadas pequenas cirurgias. 

CD de Lucas Imbiriba 

O violonista paraense Lucas Imbiriba volta a Belém depois de 12 anos morando e estudando na Europa. Imbiriba lança no próximo dia 5 de dezembro, às 20 horas, no Teatro Waldemar Henrique, o CD “Mudança de Planos” com músicas autorais do artista. A gravação do CD foi feita em Montepellier e Munique e mixado em Belém. 

Imposto em euro

Aviso aos viajantes com destino a Lisboa. A partir de janeiro do ano que vem, quem desembarcar no aeroporto do Sacavem vai ter que pagar uma taxa de um euro.  Apenas nos cinco primeiros meses deste ano, um milhão de estrangeiros desceram na capital portuguesa. A partir do ano que vem, a pessoa que ficar uma semana em Lisboa vai pagar um euro por noite. A taxa de pernoite valerá por apenas uma semana. Crianças não pagarão nada. A estimativa é que 16 milhões de euros entrem nos cofres lisboetas, em 2016.

Várias cidades no mundo adotam essa prática como forma de reforçar o orçamento municipal. Chegar a Lisboa e ficar lá é tão bom, que valeria a pena pagar o dobro ou triplo da taxa apenas para sentir Portugal. Portugal nosso avozinho, como diria Manuel Bandeira.

Vitrine

O secretário de Cultura, Paulo Chaves, e a família do poeta Ruy Barata comandam, amanhã, a partir das 19h30, no Parque da Residência, o lançamento de “A linha imaginária e outras linhas”, com poemas de Ruy Barata.

A desembargadora aposentada  Albanira Bemerguy grava, hoje, depoimento para o projeto “Memória”, do Tribunal de Justiça do Estado. Amanhã será a vez do decano da Corte, desembargador Milton Nobre. 

O radialista Stonr Jr, da Web Rádio Jus, aniversariou ontem e celebrou a data em família. Ele se prepara para entrar no chamado rol dos homens sérios, no dia 17 de dezembro.

Saber, você sabe, mas não custa repetir: quem faz e acontece, seja com o titular, seja com o interino, no Bernardino aparece. E brilha.

A banda Orlando Pereira vai animar, hoje, a cerimônia do Clube de engenharia, na festa do Engenheiro do Ano.

Francy Pereira e atual mesa diretora da Câmara Municipal de Ananindeua foram reeleitos por unanimidade por mais dois anos.

Maria José Tourinho retornou de Belo Horizonte onde esteve em mais um tour fashion. Chegou cheia de novidades para as festas de Natal e Réveillon.

Flávia Anjos e Patrícia Lia vão reviver os bons tempos da banda Batom Carmim com show que será realizado nesta quinta-feira, dentro do Projeto Bafafá, da Casa d’Noca.

Bom dia para o amigo Gilberto Chaves, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.

Cantinho da poesia: “Este é um poema de amor /tão meigo, tão terno, tão teu... /É uma oferenda aos teus momentos /de luta e de brisa e de céu...” Cora Coralina

Desejo que esta quinta-feira seja luminosa e plena de paz Amanhã, se Deus quiser, estarei aqui. Interinamente, é claro.

Mensagens para esta coluna pelo email jcparis@orm.com.br. João Carlos Pereira