23 de novembro, 2014 - Belém

Bernardino Santos


A poesia de Ruy

  •     Não poderia haver maneira mais poética de nos despedirmos do mês de novembro do que um reencontro com a obra de uma dos maiores nomes da lírica amazônica de todos os tempos: Ruy Guilherme Parantinga Barata. No próximo dia 28, no Parque da Residência, será lançado o livro “A linha imaginária e outras linhas”, que revisita a obra poética de Ruy Barata. A organização da coletânea, que também reúne textos, fotografias e notícia biográfica, demandou quase dois anos de trabalho, com a revisão dos originais e a checagem de fatos, fotos, datas e nomes.
  •     A coordenação editorial foi do jornalista Tito Barata, filho de Ruy. A capa e o projeto gráfico têm assinatura do designer José Antônio Oliveira e a participação da equipe do departamento de editoração e memória da Secult, que reúne Lorena Souza, Lília Silvestre Chaves, Paulo Maurício Coutinho e Regina Fonseca.

Comida de Chef

Um novo projeto ligado à gastronomia promete ser a grande sensação deste final de ano, em Belém. Trata-se do “Comida de Chef”, que vai acontecer mensalmente, a partir deste mês, levando “chefs” de diversos restaurantes, para diferentes pontos da cidade. A ideia é de Lilian Almeida e Regiane Britto, depois da coordenação e produção do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense. O primeiro “Comida de Chef” será no Curro Velho, dia 30 de novembro, das 11h às 16 horas, e fará parte de um projeto da Fundação, de ações educativas, artísticas e socioculturais que acontecerá de novembro a dezembro, entre o CV e a Casa da Linguagem, já pelos 400 anos de Belém. O Patrocínio é do Banpará e Cerpa, com apoio estrutural da Fundação Curro Velho e midia partner das ORM.

Bombou

O mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura da Unama teve 59 inscritos para até 20 vagas. O resultado final sai dia 17 de dezembro.

Diretoria

A cidade vai saber no próximo dia 5 quais serão os diretores da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré. O coordenador da Diretoria, Jorge Xerfan Neto, é o único nome confirmado, já que tem mandato de dois anos. Os diretores da festa de Nazaré são anônimos e abnegados trabalhadores do Círio. Não têm salário, não aparecem na mídia e oferecem o melhor de seus esforços para que, a cada ano, as homenagens à Rainha da Amazônia, Nossa Senhora de Nazaré, sejam mais bonitas.

Anacã

Ana Unger e toda sua equipe prometem surpresas para a temporada de espetáculos Anacã, o Brasil Canta e Dança, no Theatro da Paz, de 29 de novembro a 3 de dezembro.

Vestibular

O Centro Universitário do Pará recebeu nada menos do que 9.170 inscrições para o seu vestibular, que acontece no próximo domingo. Em relação ao ano passado, houve um aumento de procura de mais de 15%. O caminho das pedras é esse aí.

Solidariedade

O Sindicato dos Condomínios realiza mais uma edição da Campanha Natal da Solidariedade para arrecadar alimentos não perecíveis, roupas, calçados, brinquedos e livros. As doações irão para o Lar Acolhedor da Tia Socorro, para comunidades ribeirinhas e para a ONG Natal Sem Fome dos Sonhos. Quem quiser contribuir, pode levar sua doação ao posto de arrecadação instalado na sede do sindicato, na travessa Rui Barbosa.

Conciliação

Começa amanhã, às 9 horas, no fórum Cível da capital - auditório desembargador “Agnano Monteiro Lopes” - a IX Semana Nacional de Conciliação. Durante o evento, haverá um “stand up” do extraordinário Epaminondas Gustavo, personagem criada pelo juiz Claudio Rendeiro que, onde se apresenta, faz um tremendo sucesso.

Congresso

Vai até o dia 26 deste mês o II Congresso Internacional de Perinatologia do Pará, promovido pela Sociedade Paraense de Pediatria. Como parte do Congresso, foi realizado o Encontro de Facilitadores Nacionais do Programa de Estratégia Aidpi Neonatal.

Motocicleta

O grupo “Estrela de Belém” vai promover, de 28 a 30 deste mês, um curso sobre técnicas básicas de pilotagem de motocicleta, no “campus” da Universidade Federal do Pará. Há apenas vinte vagas e toda renda obtida com as inscrições será revertida para a Associação dos Pai, Familiares, profissionais e Amigos de pessoas com Autismo. O facilitador das ações será o professor João Tavares Pinho.

Bastidores

Na coluna “Nos Bastidores”, de hoje, a segunda parte da entrevista com Pedro Siqueira, o professor e advogado que, tocado pelos dons do Espírito Santo, vê e conversa com Nossa Senhora, alguns santos e anjos. Ele vai descrever Nossa Senhora com todos os detalhes. 

Pedro Siqueira

E por falar nele, peço que anotem em suas agendas: no dia 25 de junho de 2015, Pedro voltará a Belém a Belém para rezar o terço e trazer mensagens celestiais. A Catedral foi pequena para tanta gente que quis vê-lo.

VITRINE


  •  Marília e Francisco Oliveira comemoraram, ao lado dos filhos e netos, 43 anos de um casamento muito feliz.
  •  Os amigos que Laurentino Gomes - o premiadíssimo autor da série 1808, 1822 e 1888 - fez em Belém estão vibrando com o prêmio “Jabuti” que ele recebeu. Laurentino morou aqui, nos anos 80, quando dirigiu a sucursal da “Veja”. Daqui, meu abraço ao querido Laurentino.
  •  Usando gorrinho do papai Noel, Rose Coutinho Jorge já distribui, na internet, votos de feliz Natal.
  •  O médico Fortunato Athias, uma das melhores figuras do cenário local, está preparando um livro, a ser lançado em 2015, com histórias e reflexões de uma vida inteira dedicada à medicina. As narrativas mostrarão, sobretudo, o caráter humano da profissão.
  •  O teatrólogo Nazareno Tourinho vai completar, no dia 5 de dezembro, 80 anos e será homenageado com uma sessão especial da Academia Paraense de Letras.
  •  Edy-Lamar e Miguel d’Oliveira vão enfrentar, corajosamente, o inverno europeu e passam as festas de final de ano na Suíça, ao lado da filha Michelle, que lá reside.
  •  Eliene e José Antônio  Scaff  completaram 15 anos de casados - bodas de cristal - e celebraram m a data em família.
  •  Como todo mundo sabe, não preciso explicar que quem salga e apimenta é o Bernardino. O interino fica quietinho.
  •  E por falar no Bernardino, ele deseja a todos um excelente domingo e avisa que, no próximo domingo, se Deus quiser, já estará de volta. Por enquanto, vale o “replay”: quem faz e acontece, seja com o titular, seja com  o interino, no Bernardino aparece. Aparece e brilha.
  •  Vânia e José Fragoso Rei realizam, neste domingo, a já tradicional homenagem à Nossa Senhora das Graças, durante o Círio de Icoaraci.
  •  Cantinho da poesia: “Quarenta anos, quarenta !/( E nem sequer percebi ! )/Quarenta anos correram/e neles também corri./E nesses quarenta anos,/Oitenta de amor por ti.” Ruy Barata
  •  Bom dia para o amigo Jarbas Vasconcelos, presidente da OAB-Pa e leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.
  •  Mensagens para este espaço para o email jcparis@orm.com.br
  •  Um domingo pleno de paz e de muita luz para todos. Amanhã, com a permissão de Nossa Senhora de Nazaré, estarei de volta. Interinamente, é claro.
  •  João Carlos Pereira