17 de novembro, 2014 - Belém

Bernardino Santos


A simpaticíssima Ângela Maiorana Martins, pessoa muito querida por uma legião de amigos, trocou de idade ontem. Ao lado do marido Caíto Martins e da filha Julinha, os festejos foram restritos aos familiares. (Foto: Jel Brelaz)

Portugal no Pará

n    Chega hoje a Belém uma missão empresarial de Portugal que aqui permanecerá durante toda a semana. Na quarta-feira, dia 20, junta-se a essa missão o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, assim como o embaixador de Portugal no Brasil.

n    Os objetivos são a apresentação das oportunidades de negócios, tanto no Pará, como em Portugal; apresentação de mercado, incluindo as oportunidades e desafios ao comércio internacional; rodadas de negócios B2B e visitas a empresas paraenses.

Bodas de Prata

O reitor da Unama, Janguiê Diniz, e sua esposa, Sandra Lourette Janguiê, comemoram dia 28, no Recife, suas bodas de prata. A recepção, comandada pelos filhos do casal, Thales, Elora e Mel, será na luxuosa Arcádia Recepções. Nada menos que mil convidados de todo o país, incluindo alguns de Belém, estarão participando.

Emendas

A oposição da Alepa promete apresentar centenas de emendas ao orçamento do Estado pra 2015, a fim de corrigir supostas distorções e averiguar  polpudos recursos de milhões de reais que estão contingenciados e não podem ser alterados por emendas. 

Megale com Jatene

O deputado José Megale, que não concorreu à reeleição, está com seu nome cotadíssimo para a Casa Civil do novo governo Jatene. Ao mesmo tempo, assumiria as funções de articulador político.

Faturando no ar

Acaba de ser divulgado o balanço da GOL Linhas Aéreas. A companhia teve um lucro operacional de R$ 152 milhões, só no terceiro trimestre deste ano.

Tacacá

Já dediquei muitas linhas, nesta coluna, sobre as tacacazeiras de Belém, mas volto ao assunto. O segmento do turismo deveria incentivar nossas tacacazeiras e usarem trajes característicos, a exemplo das baianas, quando estivessem em suas bancas vendendo o delicioso tacacá. 

Workshop 

O Workshop de Bauxita & Alumina da Amazônia fará parte da programação da Exposibram Amazônia, maior feira de mineração do Norte, que começa hoje, no Hangar. 

Grande Zumbi 

Na próxima quinta-feira celebra-se o Dia da Consciência Negra, cuja data marca a morte de Zumbi, o grande herói na luta em defesa de uma raça. Mas ainda falta muito para a conquista dos direitos iguais. Precisamos de novos Zumbis. 

Iluminados

O espírito do Natal começa a descer em Belém. Muitos prédios começam a ficar decorados e iluminados. Até agora, um dos arranjos mais bonito é do Edifício Fernando Guilhon, que tem como síndica a amiga Elisa Baena. 

É verdade?

Há quem afirme que os homens se enfeitam  para impressionar as mulheres. E as mulheres se produzem para enfrentar as outras mulheres.

Câncer de pele

Dia 29, durante a Campanha de Combate ao Câncer de Pele, dermatologistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia- Pará atenderão gratuitamente no Hospital de Clínicas.

“Ajudinha”

O povo quer saber: será que sobram uns trocados da “ajuda moradia” para distribuir aos milhares de sem-teto deste Brasil varonil?

Educadores

Foi um sucesso o XIII Encontro de Educadores e Gestores do Pará, que ocorreu no Hangar, nos dias 7 e 8 deste mês. O evento foi promovido pelo coordenador da Câmara Setorial de Educação da Associação Comercial do Pará, professor Cláudio Noronha.  

Liga do Bem

A noite beneficente que o grupo Liga do Bem promove amanhã, na Usina-265, em favor da creche Cantinho da Misericórdia, será animado com muita música e um show da cantora Liah Soares. Ainda há tempo de você comprar seu convite.

Ação social

Para marcar 40 anos de atividades nas áreas de vacinação e prevenção de doenças, o médico Newton Bellesi preferiu substituir um evento festivo por uma ação em benefício da comunidade. Será no dia 30 deste mês, na Praça Batista Campos, com orientações e serviços de atuação da clínica.

Círio em Paragominas

Paragominas celebrou ontem o seu 220 Círio. Vários padres acompanharam a procissão. Entre eles, o muito conhecido padre Acy Conceição, que por muitos anos trabalhou em Belém.

Gaby na Parada Gay

Em Fortaleza, aconteceu ontem a já tradicional Parada da Diversidade Sexual do Ceará, que percorreu toda a orla da capital cearense. A cantora paraense Gaby Amarantos participou do evento e fez o grande show do encerramento.

Dilma lê jornais

n    Para quem não sabe, a presidente Dilma tem o hábito de ler jornais, logo cedo, antes de ir para o Palácio do Planalto. Ao chegar a seu gabinete, ainda lê a clippagem feita pela sua assessoria de imprensa. 

n    Vale lembrar que era a Dilma que fazia os clipps para Leonel Brizola, quando foi assesora dele, no governo do Rio Grande do Sul.

Censo

Na segunda semana de janeiro próximo, o IBGE inicia o novo censo, desta vez usando tecnologia de ponta.

Fantasia

“Custei a compreender que a fantasia é um troço que o cara tira no carnaval e usa nos outros dias por toda a vida.” (Aldir Blanc)

Que maldade

Por que mais de 5 milhões de jovens só vão saber o resultado do Enem depois do Natal ou só no início do Ano Novo? Que maldade, hein?

Vitrine

O presidente da Academia Paraense de Letras, Alcyr Meira, fez rápida temporada em São Paulo e hoje já reassume suas atividades.

O produtor cultural Jorge Pina trabalha para concluir até o final do ano o documentário que vem realizando sobre o colunista Pierre Beltrand.

Encerram-se hoje as inscrições para a o “Salão Primeiros Passos”,  do CCBEU. Corra! 

Promovida pela ABO, começa no próximo dia 27 deste mês, em Belem, a XI Jornada de Saúde Bucal da Amazônia, com muitos especialistas de vários Estados brasileiros.

A Rodovia Augusto Meira Filho (Belém-Mosqueiro) está precisando de reparo, antes que o inverno paraense chegue com muita chuva.

Nelson Chaves, conselheiro do TCE e professor da UFPA, troca de idade hoje. Daqui vão os parabéns

Casais do “Nosso Grupo” já marcaram para dezembro a confraternização natalina na casa de Rui e Graça Garcia. 

Bom dia para o jornalista Linomar Bahia, leitor da coluna logo cedo, no café da manhã.    

Nosso cronista João Carlos Pereira escreve hoje, aqui no Magazine, sobre o hábito de escutar conversa dos outros. E lembra do poeta Mario Quintana.

Ronaldo e Rodrigo Huhn vão realizar neste sábado, 22, o julgamento das fotos do Círio de Nazaré, resultado do concurso realizado pela Editora Círios.

Você sabe e repete: quem faz e acontece, no Bernardino aparece.

Nova pesquisa do canal Sex Hot revela que os casais preferem fazer sexo no escuro. E você? 

Só lembrando: já pediu a bênção de sua mãe, hoje? E da vovó?  

Cantinho da poesia: “A areia brincava sem rumo e o vento corria sem parar. As espumas e as ondas construíram barragens fictícias e um porto de miragens para que as manhãs persistissem.” (José Maria de Villar Ferreira).

Por hoje é só. Agora, me deem licença, a musa me chama. Amanhã é dia de folga, mas a coluna volta na quarta-feira.