14 de novembro, 2014 - Belém

Bernardino Santos


Dilma com G-20

  •  A presidenta Dilma Rousseff estará amanhã e depois, na reunião do G-20, em Brisbane, na Austrália. 
  •  Esta é a primeira vez que um governante brasileiro vai àquele país. A expectativa é que a nossa presidenta se destaque no encontro.

Esforço concentrado

A partir da próxima segunda-feira, o Judiciário do Pará inicia esforço concentrado para a redução de estoque de processos de crimes dolosos contra a vida. No período de 17 a 21 de novembro, 60 comarcas em todo o Estado estarão julgando 170 processos de crimes de homicídio e tentativa de homicídio. 

Um natal chinês

Papai Noel está chegando e com ele as guirlandas, árvores de todas as cores, velas, bolas, folhagens e tudo mais com o selo made in China. Também, os chineses vão encher o saco do Papai Noel com seus brinquedos, relógios, bolsas e tecidos. A indústria brasileira não consegue competir com os preços dos chineses.

Ignez aos 80

A estimada Ignez Lobato de Moraes, viúva do médico Laércio Proença de Moraes, completa hoje 80 anos de uma vida feliz e de realizações. Ao lado dos filhos Rubeni, Iracema, Laerte, Zilda e Renato Moraes, vai receber os demais familiares e amigos para as comemorações de estilo no restô Panoramique, da AP, com um alegre jantar.

  

Chefe do Parquet

Agora um promotor de Justiça pode ser eleito chefe do Ministério Público.Foi aprovado pela Alepa, o projeto de lei que altera a Lei Orgânica do MPE-PA e garante a elegibilidade dos promotores de Justiça ao cargo de chefe do Parquet, desde que maiores de 35 anos e com, no mínimo, dez anos de exercício no cargo. Uma bela conquista da categoria. 

Fiscalização

Os presidentes dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo de todos os estados brasileiros estão em Brasília, no 1° Seminário Nacional de Fiscalização. O Pará está representado por Adolfo Maia e Milene Coutinho, presidente e gerente do CAU/PA. 

Prêmio Fiepa

Segue até o dia 27 deste mês a votação popular pela internet para o II Prêmio Sistema Fiepa de Jornalismo. Para participar, o internauta deve se cadastrar no site da premiação - www.premiosistemafiepa.com.br – e votar nas 13 categorias do certame. Os vencedores serão conhecidos no dia 4 de dezembro durante a cerimônia de premiação.

Ortodontia

Acontece em Belém no período de 19 a 21 de novembro, o II Congresso Internacional de Ortodontia da Amazônia.Serão abordados temas como O papel do Ortodontista nas Desordens da Respiração em Crianças, Intervenção Precoce nas Más Oclusões e ainda, o tão questionado Papel dos Terceiros Molares no tratamento Ortodôntico. O evento é presidido pela  Dra. Ana Maria Brandão (UFPA).  

Duas mulhres

Wanda Monteiro e Maria Helena Latini marcaram para o próximo dia 25, no Sesc Boulevard, o lançamento do livro “Duas Mulheres Entardecendo”, que escreveram em conjunto. O livro tem apresentação de Paulo Nunes e posfácio de Olga Savary. A noite de autógrafos ofertará música e poesia, com curadoria de Cleo Oliveira.

Casa Cor Pará

Por conta do grande sucesso de público, a quarta edição da Casa Cor Pará em Belém tem nova data para encerrar. O evento, que acontece no Boulevard Shopping, vai até 7 de dezembro.

E o Leão, hein?

Além do fracasso no futebol, o Clube do Remo vive uma crise interna. A primeira eleição direta, que seria uma festa, foi anulada. As chamas da fogueira da vaidade estão chamuscando a juba do Leão. 

Simpósio no Oeste 

Santarém será sede do Simpósio de Oncologia do Oeste do Pará, no período de 26 à 29 de novembro, coordenado pelo oncologista José Luíz de Carvalho, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia. 

Prêmio Esso

  •  São conhecidos os vencedores do tradicional e cobiçado Prêmio Esso de Jornalismo 2014. A honraria foi para o jornal “O Estado de S.Paulo”, com a reportagem “Sangue Político”, de Leonencio Nossa, sobre assassinatos por motivos políticos no Brasil depois da promulgação da Lei da Anistia, em 1979.
  •  Na categoria “Fotografia”, o repórter fotográfico Domingos Peixoto, do jornal “O Globo”, pelo registro do momento em que Santiago Andrade, cinegrafista da TV Bandeirantes, foi atingido por um rojão durante manifestação no Rio de Janeiro, em fevereiro.

VITRINE


  •  Gute e Miro Gomes estão seguindo para longa temporada em Portugal. Retornam em março de 2015.
  •  Já estão abertas as inscrições para o 6º Fórum Nacional de Museus, que será realizado de 24 a 28 de novembro, no Hangar.
  •  Os empresários Ricardo Lobo e Leonardo Ramos vão comemorar os 20 anos da Síntese, com o lançamento de novo empreendimento, o Síntese Plaza, localizado no bairro do Umarizal.
  •  O companheiro João Carlos Pereira retornou de Brasília, onde esteve em missão profissional.
  •  Os jovens Yasmin Rebelo e Marco Antonio de Lima Caetano vão casar amanhã, às 20h30 na Basílica de Nazaré.
  •  Bom dia para a professora Laiz Zumero, leitora da coluna logo cedo, no café da manhã.
  •  Plante sementes de bondade e permita que elas cresçam e se frutifiquem.
  •  O presidente da Faciapa, Olavo das Neves, de Santarém, receberá o prêmio Mérito Empresarial da Associação Comercial do Pará,  nesta sexta-feira.
  •  Dê bons livros a seus filhos. Incentíve-os à boa leitura. Quem não lê, não escreve nem fala.
  •  A colunista Graça Gonçalves está com tudo pronto para realizar a grande Noite dos Destaques, em Santarém, no próximo dia 12 de dezembro.
  •  Estão abertas até o dia 7, as inscrições ao II Festival de Música Popular da UEPA, que terá a sua final no dia 27 de novembro.  
  •  Encerraram-se as inscrições ao II Festival de Música Popular da UEPA. A grande final está confirmada para o dia 27 de novembro.  
  •  Cantinho da poesia: “O amor quando acontece a gente logo esquece que sofreu um dia.” (João Bosco)
  •  Por hoje é só. Agora me deem licença, a musa me chama.