07 de novembro, 2014 - Belém

Bernardino Santos


Novo presidente

O desembargador Raimundo Holanda foi eleito ontem, por unanimidade, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. A posse acontecerá no dia 28 de janeiro de 2015, quando receberá o cargo das mãos do desembargador Leonardo Tavares. Holanda vai exercer um mandato de dois anos e presidirá as eleições municipais de 2016. 

Eleição na AP

Caso Daniel Lopes desista da reeleição, na Assembleia Paraense, o grupo da situação vai se reunir para escolher um candidato. O mais cotado é o atual vice Afonso Lobato.

Pela oposição, é certa a candidatura do advogado Wilsinho Figueiredo que já está em campanha. Faltam sete meses para a eleição.

Nas alturas

Com a chegada das festas de fim de ano e temporada de férias, o preço das passagens aéreas está nas alturas.

Lembrando Marighella

Neste novembro completa 45 anos que Carlos Marighella foi assassinado. Ele deve ser lembrado pela luta contra a ditadura e pela liberdade.

E os índios?

Segundo números do IBGE, o Brasil já ultrapassou a barreira dos 200 milhões de habitantes, mas o que sobrou de povos indígenas não chega a 600 mil contra 5 milhões no tempo das descobertas.

Brancos ainda são a maioria, com 47%, seguido de pardos, com 42%, negros 8% e orientais com 2%. 

Música

Chega à Estação das Docas a segunda edição do projeto “Canta Pará”, com shows de artistas paraenses. As apresentações ocorrem no Anfiteatro São Pedro Nolasco, sempre gratuitas a população. 

Escola do TRT

Por decisão do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho, os novos dirigentes da Escola Judicial do TRT da 8ª Região são o desembargador Vicente Malheiros da Fonseca, no cargo de presidente, e o juiz Océlio de  Morais, vice-presidente.

Conciliação

O Conselho Nacional de Justiça vai realizar, em todo o Brasil, de 24 a 28 deste mês, a Semana Nacional de Conciliação. Quem tiver ações tramitando pelas justiças do Estado, Federal e do Trabalho e quiser conciliar, vai ter na Semana uma boa chance de evitar julgamento e, quem sabe, condenação.

Mérito para Nazaré

A professora e escritora Nazaré Mello Soares recebe hoje da Associação Comercial do Pará  a premiação do Mérito Educacional, por ocasião do XIII Encontro de Educadores/Gestores de Belém do Pará. A cerimônia será no Hangar, dentro da programação do Pará Negócios.

O amor e a flor

“O amor é uma flor que nasce e morre. Nada de querer guardar a flor dentro de um livro, não existe nada mais triste no mundo do que fingir que há vida onde a vida acabou.” (Lygia Fagundes Telles)

Academia

Mais uma vaga na Academia Brasileira de Direito do Trabalho, aberta com o falecimento do jurista carioca José Fiorentino Júnior. Agora são onze vagas e já são candidatos: o ministro Walmir Costa, do TST; Joselita Borba, de São Paulo, Vitor Salino, de Minas Gerais, Gilberto Sturmer, do Rio grande do Sul e Sônia Mascaro Nascimento, de São Paulo.

Chá beneficente

Fádia Farah Freire vai pilotar um chá beneficente dia 18 de novembro, na Usina, em favor da creche Cantinho da Misericórdia. Compre logo o seu convite.

Prêmio Fiepa

A outorga do Prêmio Sistema FIEPA de Jornalismo, em homenagem ao saudoso jornalista paraense, Raimundo Pinto, será realizada no próximo dia 4 de dezembro. Serão premiadas as reportagens que abordem temas relacionados diretamente com o setor industrial. 

O vencedor vai receber como prêmio a importância de R$ 12.500.

Vitrine

A médica Clívia Carneiro preside hoje e amanhã a XI Jornada Paraense de Dermatologia no Hotel Radisson Maiorana.

O Instituto Felipe Smaldonne, realiza amanhã, na quadra do colégio, na travessa 14 de Março,  a partir das 20h30, a tradicional “Noite Italiana” objetivando angariar fundos para as obras do Instituo, que trabalha com a educação de surdos e mudos.

Nos dias 13 e 14 de novembro, no Centro Cultural Tancredo Neves, a Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra) estará dando início na II Jornada de Saúde da Fibra. 

O evento, que acontece de 8h às 12h, traz na programação importantes palestras na área da saúde com profissionais da Sespa, Hospital Barros Barreto, UFPA e Uepa.

A médica dermatologista Elaine Rodrigues Vasques aniversaria neste sábado (8) e comemora ao lado do esposo Lúcio Mauro Leite.

Bom dia para o empresário José Conrado dos Santos, leitor da coluna logo no café da manhã.

Os advogados Diogo Ferreira e Pietro Gasparetto estão no Rio de Janeiro representando o Sindincombstíveis-PA na Reunião Nacional dos Advogados da Fecombustíveis.

O veterano jornalista Gilberto Danin reunirá amanhã, em sua residência, um grupo de amigos mais chegados para comemorar a chegada dos seus 80 anos. Um almoço de longo curso vai marcar a data. O colunista antecipa os parabéns.

Não! Eu não quero ter razão. Eu só quero é ser feliz e nada mais.

A médica Angélica Pezzin vai participar do 44º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia que acontecerá  em Porto Alegre.

Dê bons livros a seus filhos. Incentive-os à boa leitura. Quem não lê, não escreve nem fala.

Cantinho da poesia: “E é amar-te, assim, perdidamente.../ É seres alma, e sangue, e vida em mim/ E dizê-lo cantando a toda a gente!”. 

(Florbela Espanca)

Por hoje é só. Um dia de muita luz e paz para você. Amanhã não tem coluna, mas eu volto no domingo.