06 de novembro, 2014 - Belém

Bernardino Santos


Rumo à China

Empresários ligados à Fiepa e ACP, começam a se articular para a Missão China 2015. Uma visita àquele País objetiva o intercâmbio comercial e a busca de novas tecnologias. 

Mês azul

Novembro começou e com ele a campanha para incentivar os homens a fazer a prevenção contra o câncer da próstata.

Idosos

È constante a invasão às vagas privativas para idosos e deficientes no estacionamento do aeroporto de Val-de-Cans. Os agentes de trânsito deviam dar uma voltinha por lá.

Cardiologia

Grandes nomes da cardiologia nacional estarão em Belém, entre os próximos dias 12 e 14, para participar, no Hangar, do XXIV Congresso Paraense de Cardiologia. Presidido pelo médico paraense Luiz Maneschy, o evento vai abordar temas como arritmias, cirurgias, hipertensão arterial e insuficiência coronariana. 

Boatos

Belém viveu ontem um dia de muita agitação e medo. As redes sociais, com falsas notícias, contribuíram para o clima de pavor, principalmente entre moradores dos bairros do Guamá e Terra Firme. 

Ninguém pediu minha opinião, mas não aceito a máxima do “olho por olho...”. É sempre bom lembrar aquele velho ditado popular: “violência gera violência”.  

Transporte

A empresária Cilene Sabino e sua diretoria do Sindicarpa tomam posse nesta quinta-feira, para a nova gestão da entidade. A cerimônia de posse será no restaurante Le Panoramique, da Assembleia Paraense, onde também ocorre a confraternização dos associados.

Chikaoka

Em Montevidéo, a bonita capital do Uruguay, acontecerá no próximo dia 30, a instalação de “Águas Emendadas”, de Miguel Chikaoka, com imagens produzidas por meio da técnica pinhole, feitas por habitantes de Belém. Quem quiser se integrar ao projeto, pode procurar a Associação Fotoativa, no bairro Campina. 

Bilionários

A revista Forbes publicou a lista dos 150 bilionários brasileiros que fazem parte do seleto grupo mundial. O número 68 na lista divulgada tradicionalmente pela revista é o Bispo Edyr Macedo, da Igreja Universal. Mais abaixo, está a senhoraLylly Safra, que é uma das proprietárias do Banco Safra.

Direito do Trabalho

Será em março que vem a posse do professor José Claudio Monteiro de Brito Filho na Academia Brasileira de Direito do Trabalho, sucedendo ao jurista paulista Irany Ferrary. Ocorrerá durante o XII Colóquio de Direito do Trabalho que será realizado em Belém.

Sucesso

Jorge Luiz Santos, que é doutor em Antropologia e professor da Unama, acaba de retornar do Rio onde apresentou, na Universidade Federal Fluminense, trabalho sobre inter e transdisciplinaridade do ensino jurídico, durante a I Jornada de Pós-Graduação em Antropologia.

Este mês, falará no IV Encontro Internacional de Ciências Sociais, em Pelotas, no Rio Grande do Sul, sobre redução da idade penal. 

Em dezembro, vai falar em Fortaleza, no IV Seminário Internacional Violência e Conflitos Sociais, sobre identidades sexuais e de gênero.

Gigi no Parque

A excelente cantora paraense Gigi Furtado estará no próximo dia 22, no Teatro Gasômetro, realizando mais um show, dentro da programação do Parque Musical, da Secretaria de Cultura.

Lojistas em Sampa

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belém, Álvaro Cordoval está em São Paulo, participando da reunião da diretoria da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do 82º Seminário Nacional de SPCs. Junto com Àlvaro, estão os lojistas Rafael Lauria, Deusdeth Vilhena, Edson Nogueira, Fabiano Pontes, Anamélia Ramos, todos da CDL Belém.

“BorboLetras”

Amanhã, o amigo Paulo Renato Bandeira lança o livro “BorboLetras”, de sua autoria. A sessão de autógrafos será a partir das 18h, na pérgula da piscina do Hilton. O livro reúne crônicas do autor e, na capa, homenagem aos membros da Academia Paraense de Letras, Academia Paraense de Jornalismo, além de Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Jorge Amado, Ziraldo, Drummond, Arthur da Távola e Érico Veríssimo.

Vitrine

Nesta sexta e sábado será realizada em Belém a XI Jornada Paraense de Dermatologia que se desenvolverá no auditório do Hotel Radisson Maiorana. 

Rosangela Peres está em dia de soprar velinhas e ganhar o coro de parabéns pra você, puxado pelo marido Cláudio Valente.

Os jovens Yasmin Rebeto e Marco Antonio de Lima Caetano estão na contagem regressiva para o casamento que acontecerá dia 15 de novembro, às 20h30 na Basílica de Nazaré.

Sempre estudioso e atualizado na especialidade cardiológica , o médico Luiz Alberto Maneschy recebe, hoje, inúmeras felicitações pelo seu natalício.

Domingo, o Rancho Não Posso Me Amofiná estará desfilando pela Avenida Presidente Vargas e Praça da República, em preparação para o carnaval de 2015. O ponto de partida será em frente aos Correios, ás 10 da manhã.

Bom dia para o médico Aldemar Barra, leitor da coluna logo no café da manhã. 

A médica Izabel Morhy, profissional das mais compatentes ganhou idade nova ontem. O marido Murilo Morhy pilotou a festa em família.

Neste domingo o colunista Adenirson Lage estará promovendo mais uma feijoada na boate da sede social da AP. Na ocasião Priscila Winny, eleita Miss Amapá e 4ª colocada no Miss Brasil, vai desfilar para os presentes.

Até amanhã está sendo realizado no Auditório da Faculdade Estácio FAP, o HackingCode Startup, desenvolvido pelo Projeto Estácio Criativa.

O jovem advogado Mário Cláudio Filho trocou de idade ontem e festejou em família, na casa de seus pais, Olinda e Mário Cláudio Tavares.

n    Cantinho da poesia: “E, olhos postos em ti, vivo de rastros. Ah! Podem voar mundos, morrer astros, que tu és como Deus: princípio e fim!...” (Florbela Espanca)

n    Por hoje é só. Agora me deem licença, a musa me chama. 

Volto amanhã.