20 de outubro, 2014 - Belém

Bernardino Santos


O médico Edilberto Maia ao lado da esposa Felícia Maia e das filhas Mayara e Maysa, nas comemorações dos seus 60 anos.

A cantora lírica Gabriella Florenzano na foto com Fafá de Belém, já é madrinha das crianças do projeto Cururu, da paróquia de Santo Antonio de Lisboa, agora também está integrada à campanha “Dê um Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”. Merece aplausos.

Eis a ordem

Na eleição em segundo turno, no próximo domingo, você deve ficar atento. O primeiro voto é para o candidato a governador e só depois para presidente da República. Não vote em branco, nem anule. Seu voto é importante para a democracia. 

Nas alturas

Recém eleito para o terceiro mandato na presidência da Bolívia, o presidente Evo Morales, já acena a possibilidade de emenda na constituição boliviana para emplacar o quarto mandato. Oh! Não.  

Eleição na AP

No último final de semana um expressivo grupo de associados da Asssembleia Paraense se reuniu e lançou o nome do advogado Wilsinho Figueiredo como candidato a presidente do clube. A eleição será em junho do próximo ano. 

Bruno & Sandro

No último sábado, em São Paulo, aconteceu o casamento do jornalista Bruno Astuto, colunista da revista Época e da TV Globo, com o empresário Sandro Barros. Com direito a chuva de arroz, a cerimônia cheia de pompa foi seguida de festa black tie para 300 convidados. Os dois estavam noivos há um ano. A lua de mel será na Ilha de Bali.

Workshop de moda

Marluce Revorêdo, paraense que atua profissionalmente como master coach em Lisboa e Fortaleza, vai ministrar um workshop, no dias 7 e 8 de novembro, durante o Amazônia Fashion Week 2014. Ela vai falar sobre como planejar uma carreira na área de moda para buscar o sucesso profissional. Junto com ela, também ministrará a oficina o estilista português Luis Alves. Para quem lembra, Marluce iniciou sua carreira como modelo em Belém.

Frases e Desenhos

Será nesta segunda-feira, a partir do meio-dia, no Hilton Belém, a escolha das melhores frases e desenhos do concurso Calendário Sindcon. Seis jurados ficarão responsáveis pela seleção de 12 frases e 12 desenhos desenvolvidos por alunos de escolas públicas e privadas de Belém, sobre o tema “O Direito de Ser Criança”. Os vencedores serão premiados dia 5 de dezembro, durante cerimônia no Teatro Maria Sylvia Nunes.

Prêmio Fiepa

Confirmado para o dia 4 de dezembro a outorga do Prêmio Sistema FIEPA de Jornalismo, em homenagem ao saudoso jornalista paraense Raimundo Pinto. Serão premiadas as reportagens que abordem temas relacionados diretamente com o setor industrial. O vencedor vai receber como prêmio a importância de R$ 12.500.

Giovana: 15 anos

A lindinha Giovana Fonseca Pontes vai completar 15 anos no próximo dia 28 e a data será marcada com missa em ação de graças, às 20h30 na Igreja da Trindade. No dia 31 de outubro, ao lado de seus pais, Luciana Fonseca e Helenilson Pontes, vai receber os amigos para a comemoração festiva na Usina.

Arte e cultura

  •  Aconteceu ontem a terceira edição do projeto Circular Campina - Cidade Velha. Uma vez por mês, dezoito estabelecimentos de arte e cultura, lojas e restaurantes reunidos, estimulam a circulação de pessoas nos logradouros onde Belém foi fundada, despertando a atenção para o patrimônio histórico da cidade. 
  •  O projeto também pretende contribuir para a transformação dos dois bairros em redutos culturais da capital paraense. A Editora da UFPA participou com um estande sediado no Fórum Landi. 
  •  O empresário Paulo Mendonça, dono do restaurante Largo da Palmeira, é um dos maiores incentivadores do projeto. Merece aplausos.

Centenário

Amanhã, às 10 horas, na Academia Paraense de Letras, haverá sessão comemorativa ao centenário de Gaspar Vianna. O médico e escritor Habib Fraia Neto, vai falar na ocasião sobre a vida e obra do grande cientista. Na oportunidade, a APL vai homenagear professores que participam ativamente da vida da Academia.

Papim

A Universidade Federal do Pará está com inscrições abertas até o dia 10 de novembro para o Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica (Papim). A iniciativa dispõe de R$ 480 mil para projetos desenvolvidos por professores da instituição e que beneficiem a Educação Básica, Profissional e/ou Superior por meio do desenvolvimento de novos procedimentos metodológicos. 

Nosso artesanato

Inspirados no Círio de Nazaré, artesãos paraenses estão expondo na Casa do Artesão do São José Liberto. No local, que reúne tipologias de artesanato de 43 municípios do Pará, representando todas as regiões do Estado, é possível encontrar peças em barro, madeira, fibra, palha, tecido, cuia e outros materiais, incluindo o miriti, material típico do período nazareno.

Traumatologia

Atração fora à parte durante a realização do XVI Congresso Norte e Nordeste de Ortopedia e Traumatologia encerrado ontem, no Hangar, foi a simulação de um resgate aéreo de uma vítima de acidente de moto, feita pela equipe de socorristas do Samu, comandada pelo traumatologista Guataçara Gabriel. A ação foi acompanhada por centenas de congressistas, e teve como objetivo chamar a atenção da sociedade para a gravidade dos acidentes de moto, bem como os riscos e as dificuldades em que são acometidos os pacientes.

Homenagem a Truffaut

Amanhã, o  Cineclube Arte e Ensaio, projeto de Extensão da UFPA, fará uma homenagem ao crítico francês, François Truffaut, a partir das 14h30, no auditório da Reitoria, revisitando as histórias de Antoine Doinel, personagem considerado alter ego do cineasta.  Serão exibidos o primeiro longa-metragem de Truffaut, Os Incompreendidos (Les Quatre Cents Coups, 1958), e o curta, Antoine e Colette (1961), que mostra o protagonista dos Incompreendidos, no início da idade adulta, descobrindo o amor. Amanhã, completa 30 anos que Truffaut morreu. 

VITRINE


  •  O colunista Pierre Beltrand está recebendo muitas adesões para o Banquete da Hostess, dia 30, no Hilton, quando irá homenagear a notável Marilena Siqueira, escolhida por ele como Hostess do Ano.
  •  O procurador de justiça Pedro Lima, que tem grandes serviços prestados ao MP, fez aniversáriou ontem. Ao lado da esposa Tereza Cristina, os festejos foram em família.
  •  O casal Eduardo e Bethânia Souza já se programa para assistir a virada do ano no Rio de Janeiro.
  •  Tudo indica que o Zeca Pirão ganhará mais um mandato à frente do Clube do Remo. A eleição vai ser realizada em dezembro.
  •  No Paysandu, em chapa única, Alberto Maia, atual diretor jurídico, será eleito presidente do clube bicolor no dia 19 de novembro.
  •  Bom dia para o advogado Hélio Gueiros Júnior, leitor da coluna logo no café da manhã.
  •  Eu não quero ter razão. Eu só quero é ser feliz e nada mais.
  •  Silvia Braga Bentes vem recebendo muitos elogios pela arte de esculpir imagens sacras. Seus trabalhos já são conhecidos até fora de Belém.
  •  Ajurimar Doran Virgolino ganha idade nova hoje e passa a data em Manaus, onde a filha Karina Virgolino está radicada. Daqui vão os nossos parabéns.
  •  Ontem foi o aniversário do deputado Edilson Moura, destacado integrante da bancada do PT e um dos melhores nomes da Assembleia Paraense.
  •  Na era da comunicação digital, sacerdotes católicos entram na web e nas redes sociais para a evangelização. 
  •  Só lembrando: já pediu a benção de sua mãe, hoje? E da vovó? 
  •  Cantinho da poesia: “Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura.” (Friedrich Nietzsche)
  •  Por hoje é só. Um semana de muita luz e paz para nós. Amanhã não tem coluna, mas eu volto na quarta-feira.