02 de fevereiro, 2014 - Belém

Bernardino Santos


Nayara Fernanda Sá, filha de Ana Maria e Benedito Wilson Sá, colou grau em Odonto e ilumina a coluna, neste domingo

TV Liberal: 40 anos

A TV Liberal Canal 7 vai completar, em 2016, 40 anos de atividades e de liderança absoluta no mercado. As comemorações vão coincidir com os 400 anos de Belém e muitas novidades serão anunciadas daqui até a data do aniversário. O presidente-executivo das ORM, jornalista Romulo Maiorana Jr., já mobilizou seus executivos, pela TV Liberal, o diretor Fernando Nascimento, para dar corpo aos projetos, que incluem, entre outras ações, ampliação das instalações da emissora e construção de novos estúdios, entre eles, um totalmente de vidro, semelhante ao que é usado nas transmissões do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Hoje, a TV Liberal detém a maior audiência entre as afiliadas da TV Globo no Norte e, em âmbito nacional, está colocada sempre entre as três primeiras.

140 anos do TJ

Vai ser amanhã, às 17 horas, na sede do Tribunal de Justiça do Estado, a cerimônia comemorativa aos 140 anos de implantação do Tribunal. A presidente da corte, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, comandará a entrega de medalhas a personalidades ligadas ao Poder Judiciário, obliterará o selo comemorativo à data e inaugurará o novo espaço da Galeria de Presidentes do Tribunal.

Qualidade

Maria Helena e Adherbal Meira Mattos acabam de retornar de temporada no eixo Rio-São Paulo, impressionados com duas coisas: o calorão da Cidade Maravilhosa (que quase fez derreter a crônica da Vera Cascaes, esta semana) e as montagens de musicais em homenagem a Elis Regina, no Rio; e o protagonizado por Cláudia Raia, em São Paulo. O casal voltou encantado com o que viu e assegura que são produções de padrão inglês.

Trindade

O novo pároco da Santíssima Trindade, padre Antônio Beltrão, além de toda formação religiosa é, também, psicólogo graduado pela Universidade da Amazônia. Padre Beltrão - ou padre Antônio, como é chamado por alguns fiéis - é, assim como padre Ronaldo, muito querido de seu rebanho. Foi ele quem tocou, pessoalmente, a longa e difícil restauração da igreja de Sant’Anna. São grandes nomes do clero diocesano.

Machida no Rio

O atleta paraense Chinzô Machida viajou para Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, onde ministra um seminário do Machida Karatê, com técnicas de defesa pessoal para 80 alunos da Associação Kadena.Chinzô é irmão de Lyoto Machida e do nosso antigo colega da TV Liberal, hoje, na TV Globo de Brasília, o Kenzô Machida.

Grande Virgínia

Virgínia Lane, agora embaixatriz do Carnaval com Jambu, depois de sua passagem por Belém, acertou com a produtora Curupira Filmes a realização  de um documentário sobre a trajetória da artista. Ainda em 2014, serão colhidos depoimentos de amigos e pessoas que trabalhavam com Virgínia. Será o pontapé inicial para o documentário, que terá a frente André Dacier Lobato e Élida Braz. A vedete, de 90 anos, prometeu voltar a Belém em 2015, como madrinha do Carnaval com Jambu.

Festança

O Paysandu Sport Clube completa hoje 100 anos de vida. Na sexta, a festa foi do Rancho Não Posso me Amofiná, que comemorou 80 anos de existência. É a quarta escola de samba mais antiga do país.

Esporte

Os atletas Jenilson Ramos e Jaci Matos, do grupo de corrida da BioRitmo, conseguiram ótimos resultados na Corrida de Belém, que teve apoio das ORM. Eles ficaram na segunda e terceira colocação, respectivamente, na categoria 20 a 30 anos. Já Daniel Oliveira obteve o terceiro lugar na categoria 15 a 20 anos.

Comemoração Batista

A Primeira Igreja Batista celebra hoje 117 anos de atividades em Belém. O final de semana foi marcado pela celebração especial da Palavra de Deus, por um pregador que veio de São Paulo.

Terrinha

O empresário Antônio Pinho será o representante do Grêmio Literário Português na comunidade luso-brasileira no Pará. Os encontros acontecerão na sede campestre do clube, todas as primeiras quartas feiras de cada mês, reunindo todas as lideranças e  personalidades portuguesas que aqui residem.

Cultura

A Desembargadora do Trabalho Rosita de Nazaré Sidrim Nassar, curadora do Espaço Cultural Ministro Orlando Teixeira da Costa, do TRT da 8ª Região, comemora o sucesso das exposições realizadas nos dois anos em que esteve à frente do Espaço. Localizada no hall do auditório do TRT 8, o Espaço Cultural recebeu exposições de artistas diversos, muitos apresentando seu trabalho pela primeira vez, sempre primando pela qualidade das peças e instalações apresentadas.

Nossa língua portuguesa

O Curso de Letras da Universidade da Amazônia inicia esta semana uma série de atividades a serem desenvolvidas como celebração pelos 8 séculos da Língua Portuguesa. Este ano, nossa  língua portuguesa marca 800 anos de existência com mais de 210 milhões de falantes nativos. É a língua oficial de oito países, a quinta língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no mundo ocidental.

A celebração desse idioma de 8 séculos propicia, numa relação entre a língua, a palavra escrita e dita, cantada ou declamada a mobilização de saberes diversos e abordagens transversais como ciência, comunicação, arte, cultura, saúde, mundo, povos, globalização, entre muitas outras. O curso é coordenado pela professora Célia Jacob.

VITRINI


Norma Aguiar, que é relações públicas do Hilton e pessoa muito querida em seu vasto círculo de amigos, aniversariou e comemorou a data em família, cercada por muitas demonstrações de afeto.

A professora-doutora Ana Célia Bahia, reitora da Unama, foi eleita presidente do Protocolo de Instituições de Ensino Superior do Estado.

A psicóloga Mariana Pereira reúne a família e os amigos mais chegados para um “vin d’honneur”, na inauguração  de seu novo consultório.

As criações do chef Paulo Silva têm feito sucesso na sua nova cantina. Entre as novidades está a polenta com carpaccio de peixe.

Hoje é dia de dupla comemoração na casa de Margarida e Sahid Xerfan. Aniversariam dona Odete, mãe de Margarida, e Maura, filha do casal. Festa dupla. Felicidade em dobro.

Kátia Caputti Machado Fernandes, filha de Therezinha e Moacir Machado, e esposa de Hélio Fernandes, comemora aniversário hoje, reunindo familiares em torno de um churrasco.

Saber, todo mundo sabe, mas não custa lembrar que, quem faz e acontece, seja com o titular, seja com o interino, no Bernardino aparece. E brilha. Como brilha...

Bom dia para o amigo e médico Lauro Mendes Queiroz, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.

Cantinho da poesia: “Aquele pequenino anel que tu me deste,/- Ai de mim - era vidro e logo se quebrou/Assim também o eterno amor que prometeste,- Eterno! era bem pouco e cedo se acabou.” Manuel Bandeira.

Um lindo domingo de luz para você. Faça chuva, faça sol, desejo que a alegria brilhe em seu coração. Amanhã, se Deus quiser, estarei aqui, outra vez. 

O Bernardino, com muita saudade de seus leitores, manda dizer que está se preparando para reassumir a coluna e também deseja um dia lindo para todos.

Mensagens para esta coluna pelo email jcparis@orm.com.br, sob a responsabilidade de João Carlos Pereira.