02 de março, 2014 - Belém

Estilo Munich Dunkel


Como o nome já sugere, trata-se de um estilo alemão - mais precisamente da cidade de Munique - de cor negra (a palavra dunkel, em alemão, significa ‘’escura’’). Reinava absoluta até a chegada da Pilsen, pois é uma lager fácil de tomar. O segredo da produção está no ponto de torrefação do malte, que deve remeter a pão crocante. Referência no estilo, a Hacker-Pschorr Münchner Dunkel tem todas as características de uma boa Dunkel: chocolate, toffee, nozes e notas de torrefação. Tem creme bege de ótima formação e cor “coca-cola”. Para entrar no clima alemão, experimente a cerveja com um mix de linguiças germânicas e salada de chucrute. Ah, não esqueça de tomá-la em um mug (aquele canecão bávaro).

A cervejaria:
Brasserie St-Feuillien, na Bélgica

A história dessa cervejaria começou no distante século VII, quando o monge irlandês Feuillien chegou à Bélgica para pregar o evangelho. Infelizmente, ele não durou muito tempo. Foi decapitado por pessoas contrárias à sua posição religiosa. No local onde foi martirizado, seus seguidores construíram uma capela, que mais tarde ficou conhecida como Abbaye de St-Feuillien Du Roeulx. Desde então, na abadia, os monges fabricam belas cervejas, reconhecidas mundialmente por sua qualidade. A St-Feuillien Saison já foi eleita no World Beer Awards, em 2009, a “Melhor Saison do Mundo”. Além dela, merece destaque a Grand Cru, que traz notas frutadas elegantes. Os outros rótulos da cervejaria são as tradicionais Blonde, Tripel e Brune.

Novidades
cervejeiras

  • Após o carnaval, mais uma cerveja sazonal da Bamberg, de São Paulo, será lançada. Dessa vez, a cervejaria apresenta uma Helles defumada com 5% de álcool, a Franconian Rhapsody. Vamos aguardar!

  • A cervejaria Invicta, de Ribeirão Preto, anunciou parceria com a americana Sixpoint para a produção de duas cervejas no Brasil. Uma Imperial IPA com 40kg de lúpulos e uma American IPA fácil de beber.

  • E por falar em brejas americanas, mais uma invasão de rótulos yankees em solo tupiniquim. São nove cervejarias chegando: Moylan’s, Lost Coast, High Water, Eel River, Black Diamond, Heretic, Rubicon, Mad River e Marin Brewing. Ufa... Haja fígado!!