09 de novembro, 2014 - Belém

Estilo: Extra Special Bitter/Strong Bitter


As Strong Bitters são as versões mais encorpadas e alcoólicas das tradicionais pale ales inglesas. A carga de maltes e lúpulos usados na receita também é maior, porém com fenomenal equilíbrio - especialidade dos ingleses. A grande representante do estilo - bem fácil de encontrar no Brasil - é a Fuller’s ESB. Sua marca registrada é o complexo aroma proveniente do blend de maltes. Notas carameladas, florais e terrosas estão em perfeita harmonia. Seu fino amargor convida ao próximo gole. Harmonize com aves de caça.

Templo da Cerveja: 

Birreria NYC

Este incrível bar localizado no coração de Manhattan - 5ª Avenida com 23º Street, dentro do mega-empório Eataly - é fruto de uma parceria entre a cervejaria americana Dogfish Head e as italianas Baladin e Birra Del Borgo. Além das cask ales produzidas no próprio bar, a carta de cervejas apresenta uma viagem ítalo-americana, com ótimos rótulos on tap. Na seção de garrafas, mais raridades e preciosidades das cervejarias parceiras. Aproveite para testar novas harmonizações de cervejas com queijos e embutidos italianos, todos de altíssima qualidade. O ambiente é bem legal com teto retrátil. Se a noite estiver estrelada, não há lugar melhor para um bom cervejeiro em Nova York.

Novidades 

cervejeiras

Parece que a gigante AmBev começou a olhar com carinho para o aquecido mercado de cervejas artesanais no Brasil. Através da marca Bohemia, lançou uma Barley Wine, maturada por um ano na própria garrafa, com 10% de teor alcoólico.

Na onda das cervejas envelhecidas em madeiras, a paranaense Bodebrown lança a segunda cerveja da série Wood Aged. Depois do sucesso da Double Perigosa, a bola da vez é a Wee Heavy, envelhecida em barris de Amburana - usados anteriormente na produção da cachaça Weber Haus.

Quem estiver planejando ir à São Paulo, pode dar uma passadinha na Cervejaria Nacional e provar a nova sazonal: Weizenbock feita com rapadura. Vale lembrar que ela foi produzida em parceria com a Cervejaria Colorado.